“Deixai, se quiserdes, que a Santa Hóstia permaneça um momento sobre a vossa língua a fim de que Jesus, verdade e santidade, a purifique e santifique. Introduza-a depois em vosso peito, no trono do vosso coração, e, adorando em silêncio, começai a Ação de Graças” (pg. 131).
Após a Comunhão é preciso “estar com o Senhor”, sem pressa, no silêncio. Mas parece que o demônio arranca com muita pressa as pessoas da Igreja, para não fazerem a ação de graças.
“O Corpo de Cristo!” E quem comunga responde: “Amém!” Quanto ao modo de receber a comunhão, na boca ou na mão, é de competência do Bispo. Quem comunga, recebendo a Hóstia na mão, deve elevar a mão esquerda aberta, para o padre colocar a comunhão na palma da mão.
COMO REZAR DEPOIS DE RECEBE A COMUNHÃO? l PADRE JUAREZ DE CASTRO
Quando recebemos a hóstia, o que devemos fazer?
“Deixai, se quiserdes, que a Santa Hóstia permaneça um momento sobre a vossa língua a fim de que Jesus, verdade e santidade, a purifique e santifique. Introduza-a depois em vosso peito, no trono do vosso coração, e, adorando em silêncio, começai a Ação de Graças” (pg. 131).
Quais são os momentos depois da Comunhão? Diz a IGMR, n. 88: «Terminada a distribuição da Comunhão, o sacerdote e os fiéis, conforme a oportunidade, oram alguns momentos, em silêncio. Se se quiser, também pode ser cantado por toda a assembleia um salmo ou outro cântico de louvor ou um hino» (cf.
Não cruze as pernas. O ato de cruzar as pernas é considerado pouco respeitoso. O seu corpo deve expressar a sua devoção; A mesma pessoa não deve fazer a Leitura e o Salmo.
Porém, o Santíssimo Sacramento, o maior Tesouro da Igreja, pois é a Presença Real de Jesus Cristo, sempre foi digno do máximo respeito, honra e veneração. A tradição da Santa Igreja sempre considerou como ilícito mastigar ou morder a Hóstia ao comungar. Veja os motivos nesse vídeo.
Vinte e seis anos depois, ou seja em 1973, o Ritual da sagrada Comunhão e culto do mistério eucarístico fora da Missa estabeleceu: “Os que vão comungar abstenham-se de alimentos e bebidas, excepto água ou remédios, pelo espaço de ao menos uma hora antes de receberem o Sacramento.
Deve levar em consideração que, se estiver de pé, precisa fazer um sinal de reverência antes de receber a Hóstia. Naquele momento, o sacerdote levanta a hóstia e diz "O corpo de Cristo", e o comungante deve responder "Amém".
— a) Estado de graça: Para a lícita recepção da Eucaristia, requer-se, sob pena de pecado mortal, o estado de graça, ao menos prudentemente estimado; na falta dele, deve o fiel confessar-se sacramentalmente.
Na prática, deve aconselhar-se o contrário aos fiéis: a mão esquerda sobre a direita, para que depois peguem facilmente na hóstia com a mão direita e a levem à boca» (Congregação do Culto Divino, Notificação acerca da Comunhão na mão, de 03/04/1985, n.
Após a Comunhão é preciso “estar com o Senhor”, sem pressa, no silêncio. Mas parece que o demônio arranca com muita pressa as pessoas da Igreja, para não fazerem a ação de graças. Neste momento, o Céu se faz presente em nossa alma; e é preciso vivê-lo. Santa Teresa dizia que “onde está a Majestade, está toda a Corte”.
Ao comungar também do Cálice, fazer o mesmo gesto de reverência ao se aproximar do ministro. Fazer o sinal da Cruz após ter recebido a Comunhão. Ajoelhar-se em oração ao retornar para o banco depois da Comunhão, até o sacerdote se sentar, ou até que ele diga “Oremos”. Ficar de pé para os ritos finais.
O direito canônico estabelece: “Quem vai receber a santíssima Eucaristia, abstenha-se, pelo espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão, de qualquer comida ou bebida, exceto água ou remédios”. No entanto, os idosos, os doentes e seus cuidadores estão isentos do jejum eucarístico.
“Deixai, se quiserdes, que a Santa Hóstia permaneça um momento sobre a vossa língua a fim de que Jesus, verdade e santidade, a purifique e santifique. Introduza-a depois em vosso peito, no trono do vosso coração, e, adorando em silêncio, começai a Ação de Graças” (pg. 131).
Então pode sim, tá bom, não é errado, não é pecado. Você quando for comungar, mastigar. é a hóstia, mastigar o corpo de Cristo é alimento, tá certo? Então muita gente acha que é errado, que é pecado, não é cê pode deixar dissolver, é simplesmente, OU pode ingerir, OU pode mastigar tranquilamente, tá certo?
Meu Senhor e meu Deus, eu vos adoro cálice consagrado, onde está o verdadeiro Sangue, Corpo, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo vivo e realmente como está no Céu.
Receber duas hóstias grudadas juntas não significa nada em termos de moralidade ou lei da Igreja. Não é algo que você queira que aconteça durante a missa porque aumenta a chance de partículas do Corpo de Cristo caírem no chão. No entanto, você só recebeu a Eucaristia uma vez.
Porque os católicos não tomam o vinho na comunhão?
pela consagração do pão e do vinho opera-se a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo Nosso Senhor, e de toda a substância do vinho na substância do Seu Sangue; a esta mudança, a Igreja Católica chama, de modo conveniente e apropriado, Transubstanciação.
– “Adorai Jesus sobre o trono de vosso coração, apoiando-vos sobre o Dele, ardente de amor. Exaltai-Lhe o poder… proclamai-o Senhor vosso, confessai–vos ser feliz servo, disposto a tudo para Lhe dar prazer.” – “Agradecei-Lhe a honra que vos fez, o amor que vos testemunhou, e o muito que vos deu nesta Comunhão!
Como você se recusou a adorá-lo, mandei os dois acólitos para fazer isso”. O homem ficou atordoado com a resposta e resolveu, das próximas vezes, ficar mais consciente sobre presença de Deus dentro dele. Considera-se que a espécie eucarística do pão permanece por cerca de 15 minutos em nós, após recebermos a Comunhão.