“Na dúvida, é importante procurar ajuda de um endocrinologista infantil para avaliar o desenvolvimento da criança e detectar possíveis alterações que podem demandar tratamento. Quanto antes inicia-se o tratamento, maiores as chances de a criança ter uma boa evolução.
A menarca costuma acontecer cerca de dois anos e meio depois do início dos sinais da puberdade, como aparecimento do broto mamário e primeiros pelos pubianos. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a menarca pode acontecer entre os 9 e 16 anos, sendo 12,5 anos a média brasileira.
O que dar para filha quando menstrua pela primeira vez?
Além de estar ali pra dar todo o suporte, você também pode celebrar a menarca dando um presentinho que marcará esse momento tão importante. Vale tudo o que for simbólico para esse momento: lingerie menstrual, kit de cházinhos calmantes, livros, dentre outros.
O que fazer quando sua filha fica menstruada pela primeira vez?
Faça-o com uma abordagem descontraída: optar por várias conversas pequenas sobre o tema pode ser mais simples do que uma grande conversa (que colocará pressão desnecessária a pais e filhas). Aproveite pequenos momentos do quotidiano para dar mais um pouco de informação à sua filha.
O que acontece quando a menina menstrua muito cedo?
O estudo destaca algumas implicações para a saúde associadas à menarca precoce. Entre os principais, menciona-se um risco ligeiramente maior de doenças cardiovasculares na vida adulta e aumento na incidência de certos tipos de câncer, como o de mama e o endométrio.
Ciclo menstrual em mulheres de 40-50 anos, mudanças no metabolismo e na vida nessa idade na mulher
Qual é a idade mais comum de menstruar?
É nesse processo de amadurecimento que ocorre o aumento gradual na secreção de determinados hormônios, que começa em torno dos 8 anos de idade. A menarca, nome dado à primeira menstruação, ocorre geralmente entre 11 e 16 anos. A partir dela, todo mês o corpo feminino se prepara para a fecundação do óvulo.
É verdade que quando a menina menstrua ela para de crescer?
Após a menarca ocorre uma desaceleração progressiva do crescimento , mas ela ainda cresce em torno 7-8cm . A velocidade de crescimento antes acelerada (estirão) vai gradativamente diminuindo, mas esse crescimento se estende por cerca de mais 3-4 anos.
Qual o melhor absorvente para a primeira menstruação?
Qual o melhor absorvente para a primeira menstruação? Há uma variedade de absorventes no mercado para diferentes tipos de fluxo menstrual. Nas primeiras menstruações, o fluxo não costuma ser intenso; logo, um absorvente descartável mais fino – além de confortável – pode ser uma boa opção.
Após a primeira menstruação, é importante que a menina consulte o ginecologista para que possam ser dadas todas as orientações necessárias relacionadas com a menstruação, sintomas que normalmente acompanham o ciclo menstrual, as mudanças no corpo e o que fazer durante o ciclo.
Como aliviar as cólicas menstruais? Você pode aliviar a dor colocando uma bolsinha de água quente na parte inferior do abdômen ou nas costas, ou tomar analgésicos de venda livre, como ibuprofeno, naproxeno ou acetaminofeno. Se esses medicamentos não ajudarem com o tempo, você deve marcar uma consulta com seu médico.
O que fazer se menstruar na escola pela primeira vez?
Se você notar sangue na roupa de alguém da sua classe ou em áreas comuns da escola, avise discretamente a pessoa. Se é a primeira vez que alguém menstrua, é uma boa ideia ir até a enfermaria para conversar sobre a situação e pegar alguns absorventes, se disponíveis.
Depois da primeira menstruação a menina apresenta uma desaceleração do crescimento, mas ele continua a ocorrer por mais 3 ou 4 anos em média. O ganho de estatura varia para cada menina mas costuma ser próximo de 8 cm.
Como falar sobre menstruação com sua filha de 9 anos?
Seja prática. Nada vai incomodá-la mais que ficar dando voltas ao redor do assunto. Ao começar a explicar a puberdade, evite eufemismos. Usar expressões como “pipi” ou “perereca”, ou substituir palavras como “menstruação” por “aqueles dias”, pode enviar mensagens sutis de que a menstruação causa vergonha.
É importante explicar como os cuidados de higiene pessoal e o uso do absorvente, orientar a sua filha a perceber a quantidade e o volume de sangramento, e se tem o aparecimento de cólicas ou não. Esse é o momento ideal para a primeira consulta com a ginecologista!
Como saber que minha filha vai menstruar pela primeira vez?
Sintomas. Dias antes da descida da primeira menstruação, a mulher pode começar a ter, pela primeira vez, os sintomas da famosa tensão pré-menstrual (TPM). Alterações de humor, retenção de líquidos, aumento da sensibilidade das mamas, cólicas abdominais e câimbras são sinais e sintomas comuns.
A primeira menstruação dura entre três e oito dias. Os ciclos menstruais seguintes costumam ser irregulares e podem demorar até três anos para seguirem um padrão. Ou seja, é normal a menstruação atrasar depois da primeira vez!
“Menstruar aos 10 anos não tem nada de anormal, está dentro da variação, só está antes da média no país. Porém, quando temos menstruações por volta dos 8 ou 9 anos, significa que o peito começou a surgir com 6 ou 7 anos, aí estamos em um campo de investigação.
qual é o melhor absorvente para usar na escola? A melhor opção de absorvente sempre vai ser aquela que quem menstrua se sinta muito confortável e protegido durante o uso, sem medos de vazamento para a roupa ou onde estiver sentado.
Em 1933 surgiram os primeiros absorventes internos com aplicador, o Tampax nos Estados Unidos e o OB na Alemanha. A sigla OB vem de “ohne binde” que em alemão significa “sem toalha”.
Rebeca o corpo muda, mas é mais por causa das mudanças que já estão acontecendo na puberdade como um todo do que pela menstruação em si: mais curvas no corpo, pelos pubianos, seios. Uma mudança específica que está associada à primeira menstruação é que, depois que ela vem, o crescimento (evolução da altura) desacelera.
A primeira menstruação, chamada de menarca, é esperada entre os 9 e 15 anos de idade. Quando acontece antes disso, aos 8 anos ou menos, é considerada precoce.
Há formas naturais de retardar a menarca, como praticar exercícios intensos, ter uma alimentação pouco calórica e dormir direito. Outras maneiras envolvem o uso de medicamentos, como progesterona, para impedir a ovulação, ou bloqueadores de gonadotrofina, responsável por disparar a fabricação de hormônios sexuais.