Los Alamos e Livermore foram os primeiros laboratórios secretos na rede de laboratórios nacionais dos Estados Unidos, criando e desenvolvendo todo o arsenal nuclear do país.
Hoje o Laboratório Nacional de Los Alamos ainda serve como centro de estudos da Administração Nacional de Segurança Nuclear, entretanto, os mais curiosos podem visitar algumas das dependências da cidade que uma vez foi secreta, explica o House Beautiful.
Perguntas difíceis. Em 16 de julho de 1945, ocorreu a primeira detonação de uma arma nuclear no deserto do Novo México, a cerca de 160 quilômetros de Los Alamos.
Los Alamos é uma Região censo-designada localizada no Estado americano de Novo México, no Condado de Los Alamos. Segundo os censo americano de 2000, a cidade tinha uma população total de 11 909 habitantes. Na região está localizado o Laboratório Nacional de Los Alamos, fundado para levar a cabo o Projecto Manhattan.
Em 16 de julho de 1945, Oppenheimer e outros se reuniram no local de testes Trinity, ao sul de Los Alamos, para a primeira tentativa de explosão nuclear do mundo. Foi um momento de tensão: os cientistas sabiam que a bomba que eles apelidaram de "Gadget" moldaria o futuro do mundo.
Julius Robert Oppenheimer (Nova Iorque, 22 de abril de 1904 – Princeton, 18 de fevereiro de 1967) foi um físico teórico americano e diretor do Laboratório Nacional Los Alamos durante a Segunda Guerra Mundial.
A Batalha do Álamo foi travada entre o exército mexicano comandado pelo presidente general Antonio López de Santa Anna e o exército texiano após um cerco de treze dias a Missão do Álamo. Todos os defensores foram mortos.
Além desses personagens, Oppenheimer também destaca algumas figuras históricas que retrataram de maneira diferente da realidade. Por exemplo, o filme sugere que o comunista Jean Tatlock traiu J. Robert Oppenheimer para passar informações secretas para os soviéticos.
O consenso parece ser o de que Oppenheimer tinha capacidade intelectual de sobra para levar um Nobel para casa, mas suas realizações como cientista não ficaram à altura dessa possibilidade –por pouco.
Apesar de suas divergências, ambos tinham admiração e respeito mútuos, ainda que à sua maneira. Einstein é lembrado por dizer que Oppenheimer era "um homem extraordinariamente capaz, com uma educação multidisciplinar" que ele admirava "por sua pessoa, não por sua física".
Um dos acusados de Oppenheimer é o seu colega Teller, o descobridor da bomba de hidrogênio, que alega não entender com clareza as atitudes do pai da bomba atômica, julgando a sua conduta “confusa e complicada”. E Oppenheimer foi condenado porque um outro cientista não conseguia entende-lo.
Como os soviéticos roubaram segredos nucleares dos americanos?
No final da Segunda Guerra Mundial, os espiões de Stalin entregaram os segredos da bomba atômica ao Kremlin. Isso acelerou o projeto nuclear de Moscou. Quando os soviéticos detonaram sua primeira arma atômica em agosto de 1949, ela era uma réplica daquela construída em Los Alamos e lançada pelos americanos em Nagasaki.
Em 1966, ele foi submetido a uma série de sessões de quimioterapia, entretanto, entrou em coma logo no ano seguinte, em 15 de fevereiro de 1967. Apenas três dias depois, ele morreu em sua residência, em Princeton, Nova Jersey, aos 62 anos.
O motivo seria a acirrada concorrência de empresas menores, o que estaria causando uma crise de operações interna. Com isso, a Álamo encerrou suas atividades em agosto de 2011, após cumprir todos os trabalhos e gravações que já haviam sido agendados.
Fuchs recebeu a Ordem Patriótica do Mérito, a Ordem de Karl Marx e o Prêmio Nacional da Alemanha Oriental. Klaus Fuchs morreu em 1988, 43 anos depois que a bomba atômica de Oppenheimer ajudou a encerrar a Segunda Guerra Mundial . Com 76 anos na época, seu óbito foi mencionado como 'causas desconhecidas'.
O que Einstein falou para Oppenheimer no final do filme?
"Se eu soubesse que os alemães falhariam na construção da bomba atômica, não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora” é uma das frases mais impactantes ditas pelo físico alemão Albert Einstein após seu apoio ao Projeto Manhattan, liderado por J. Robert Oppenheimer.
Segundo várias fontes, Einstein, de 64 anos, não foi incluído no projeto por causa de sua origem alemã e de suas ideias de esquerda. Além disso, as diferentes concepções das teorias da física que existiam entre ele e Oppenheimer também tiveram peso na decisão.
Como retrata o filme, essa discussão ocorreu ao mesmo tempo em que Strauss suspeitava das verdadeiras intenções de Oppenheimer. A desconfiança foi alimentada pelo fato de várias pessoas próximas a Oppenheimer terem sido filiadas ao Partido Comunista americano, incluindo o seu irmão e a sua esposa.
Fumante inveterado, o físico apresentou diversos problemas de tuberculose ao longo da vida. Morreu em 18 de fevereiro 1967, vítima de um câncer de garganta.
O mais famoso e importante deles foi, de fato, Klaus Emil Julius Fuchs, um físico alemão que trabalhou em Los Alamos, sob a supervisão de Robert Oppenheimer. Atuou infiltrado e forneceu segredos importantes para os comunistas.
Los Alamos recebeu uma pontuação perfeita em vários índices, incluindo qualidade da água potável, disponibilidade de moradias populares, acesso a parques e população com nível de educação avançado, de acordo com o relatório anual de classificação U.S. News Healthiest Communities (Comunidades mais saudáveis dos EUA), ...
Os colonos americanos não aceitavam obedecer a algumas determinações do governo mexicano, tais como libertação dos escravos, conversão ao catolicismo e pagamento de determinados impostos. Esses atritos levaram os colonos a organizarem-se contra o governo mexicano e pela independência do Texas.
As regiões conquistadas compreendem inteiramente os atuais estados de Califórnia, Nevada, Texas e Utah, inteiramente o Estado de Novo México (antes da Compra de Gadsden), e áreas dos Estados de Arizona, Colorado e Wyoming. O presidente Antonio López de Santa Anna perdeu o poder no México após a guerra.