Em meio a essas ameaças militares, Juscelino Kubitschek lançou um ousado plano desenvolvimentista que, segundo ele mesmo, iria fazer o Brasil crescer “50 anos em 5”. O chamado Plano de Metas privilegiava pesados investimentos nas áreas de alimentação, indústria de base, educação, energia e transporte.
Esse plano consistia em um projeto de desenvolvimento nacional com trinta e uma metas, a trigésima primeira meta era a construção de Brasília e a transferência da capital federal para lá. Esse plano baseou-se em estudos realizados pela Comissão Mista Brasil-Estados Unidos entre os anos de 1951 e 1953.
Com o lema “50 anos em 5”, o presidente do Brasil à época pretendia impulsionar o desenvolvimento econômico e industrial do país, tendo por um de seus pilares a indústria automobilística.
Seus objetivos foram organizados em 30 metas e divulgados logo após tomar posse. Durante o seu governo, Juscelino utilizou o slogan “50 anos em 5”, mostrando seu viés nacional-desenvolvimentista. No governo JK a produção industrial cresceu cerca de 80%.
Qual era o objetivo de Juscelino Kubitschek com o lema 50 anos em 5?
Tal plano ficou conhecido pelo lema “50 anos em 5” e tinha por objetivo acelerar o crescimento econômico do país. Ele foi pensado a partir de estudos realizados pela Comissão Mista Brasil-Estados Unidos para entender quais seriam os principais pontos de estagnação da economia do nosso país.
Quando JK apresentou seu plano de metas prevendo crescimento de 50 anos em 5, a baixíssima auto-estima do povo brasileiro se manifestava até na dúvida quanto à capacidade de seus operários desenvolverem produtos mais elabora- dos, como o automóvel.
Em meio a essas ameaças militares, Juscelino Kubitschek lançou um ousado plano desenvolvimentista que, segundo ele mesmo, iria fazer o Brasil crescer “50 anos em 5”. O chamado Plano de Metas privilegiava pesados investimentos nas áreas de alimentação, indústria de base, educação, energia e transporte.
O governo JK (1956 – 1960) – com o slogan “50 anos em 5” – adotou estratégias e políticas que tinham como objetivo central expandir a economia brasileira.
RESULTADOS: O ímpeto modernizador de JK, resumido no lema “50 anos em 5”, embora tenha gerado empregos e desenvolvido ao país, trouxe um custo social. Houve aumento da inflação, e a massa trabalhadora não conseguiu ampliar o poder de compra para adquirir os novos bens produzidos no país.
O que JK quis dizer com a frase 50 anos de progresso em 5 anos de realizações?
O objetivo do lema "50 anos em 5" era promover a estrutura e o avanço da cidade de Brasília. ... A construção da cidade de Brasília (Distrito Federal) foi um projeto que já estava idealizado desde o século XIX e que finalmente saiu dos papéis entre os anos de 1957 e 1960, graças ao governo de Juscelino Kubitschek.
O lema do governo de JK era 50 anos em 5, ou seja, ele objetivava um desenvolvimento enorme em 5 anos de governo. Saiba quais medidas foram implementadas!
Como Juscelino Kubitschek conseguiu realizar seu slogan de campanha 50 anos em 5?
Em outubro de 1954, lançou sua candidatura à Presidência da República para a eleição de 1955, que foi oficializada em fevereiro de 1955. JK apresentou um discurso desenvolvimentista e utilizou como slogan de campanha "50 anos em 5".
Qual governo tinha como slogan 50 anos em 5 explique o que esse slogan queria dizer?
Uma das primeiras e mais importantes medidas do Governo JK foi a instituição do chamado Plano de Metas, que possuía o slogan “50 anos em 5”. Esse plano tinha a pretensão de ampliar economicamente o país a ponto de parecer que 50 anos de desenvolvimento se passaram em apenas 5 anos.
Qual o presidente brasileiro tinha como lema 50 anos em 5?
Foi o poeta Augusto Frederico Schmidt – conselheiro de JK na Presidência da República – quem criou o slogan "Cinquenta anos em cinco", que caracterizou o governo de JK e seu Plano de Metas.
Desta forma, desenvolveu o Plano de Metas, o qual baseava-se num programa de investimentos dividido em trinta metas, distribuídas entre cinco setores da economia: energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação.
O que ele queria dizer com isso é que haveriam 50 anos de progresso nos seus 5 anos de governo Segundo os planos do presidente, a chave para alcançar esse progresso seria o desenvolvimentismo, que pregava que a industrialização e a urbanização deveriam resolver a defasagem social na qual se encontrava o país Confira ...
JK, enquanto um político desenvolvimentista, defendeu na campanha uma política em defesa do desenvolvimento e da industrialização do Brasil e seu lema foi “50 anos em 5”.
Juscelino idealizou a construção de Brasília para que fosse a síntese perfeita do seu plano de modernização do Brasil. Durante as obras, o presidente não poupou recursos para que a cidade projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa fosse erguida. Os trabalhadores que a fizeram ficaram conhecidos como candangos.
Ao assumir o Governo de Minas Gerais, em 1951, Juscelino Kubitscheck de Oliveira e sua equipe puseram em prática um audacioso projeto de industrialização como estratégia de desenvolvimento, tomando como base as orientações do “Plano de Recuperação e Fomento de Produção”, elaborado ainda no governo de Milton Campos.
O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização elaborado pelo presidente Juscelino Kubitschek, na forma de um ambicioso conjunto de objetivos setoriais que daria continuidade ao processo de substituição de importações que vinha se desenrolando nos dois decênios anteriores.
Para lançar essa ideia, a candidatura de JK cunhou o slogan que marcou sua campanha: 50 anos em 5. A ideia do slogan era afirmar que, durante os cinco anos do governo de JK, o Brasil avançaria seus índices econômicos de maneira considerável.
O objetivo do lema "50 anos em 5" era promover a estrutura e o avanço da cidade de Brasília. Neste lema criado por Juscelino Kubitschek, a cidade avançaria em todos os aspectos. O Presidente da República, Juscelino Kubitschek inaugurou a cidade de Brasília, atual capital do Brasil, em 1960.
As duas grandes marcas de seu governo foram o Plano de Metas, um programa de desenvolvimento econômico, e a construção da nova capital, Brasília. O Plano de Metas foi o programa econômico que o governo JK desenvolveu, e nele foram estabelecidas 31 metas, que deveriam ser cumpridas nos cinco anos de mandato.