Um conceito corresponde geralmente a uma representação numa linguagem ou simbologia. O termo é usado em muitas áreas, como na sociologia, na matemática, na astronomia, na estatística, na filosofia, nas ciências cognitivas, na física, na biologia, na química, na economia e na informática.
a formação de conceitos é o resultado de uma atividade complexa, em que todas as funções intelectuais básicas (atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar) tomam parte; - os conceitos novos e mais elevados transformam o significado dos conceitos inferiores (Vygotsky, 1991).
Ao estabelecer um determinado conceito, parte-se do pressuposto que ele não é dotado de uma essência, ou seja, não é determinado por atributos substanciais e universais, mas por sua relação com inúmeras variáveis de um dado ambiente (contexto) no qual ele está inserido (usos, costumes, possibilidades técnicas, etc.).
Um conceito pode ser traduzido como a concepção ou a caracterização de algo. De maneira mais profunda, podemos dizer que o conceito corresponde à formulação de ideias por meio de palavras ou, então, de recursos visuais.
Um conceito é um conhecimento mais geral aplicado a um objeto ou a uma situação particular: representa uma categoria de objetos, de eventos ou de situações e pode ser expresso por uma ou mais de uma palavra. Para alguns, essa representação é mental; para outros, ela é linguística e pública.
Para que haja uma definição, faz-se extremamente necessário que o termo atenda a dois princípios básicos: ser universal na sua extensão e particular na sua compreensão; ou seja, deve se estender a todos os objetos e dizer somente deste objeto em si.
Em filosofia, o conceito é “a representação mental de um objeto abstrato ou concreto”. Para André Comte-Sponville, “o conceito é uma ideia abstrata, definida e construída com precisão: é o resultado de uma prática e o elemento de uma teoria”. O conceito, portanto, é uma construção ou uma elaboração.
Conceito (do latim conceptus, do verbo concipere, que significa "conter completamente", "formar dentro de si"), substantivo masculino, é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstracta de uma realidade.
Elaborar conceitos é ter a possibilidade de apreendê-los na consciência, interpretá-los, compreendê-los nas relações sociais concretas, ou seja, atribuir-lhes sentido.
Conceito – O conceito é uma representação mental de um objeto ideal ou real no nosso pensamento por meio de abstrações, a partir de características, atributos, propriedades, comuns a uma classe de objetos. Ao aprender um conceito, desenvolvemos a capacidade de distinguir atributos, delimitar a compreensão de algo.
Para a identificação de conceitos, é necessário que o processo de coleta de termos seja realizado de forma minuciosa. A análise de contextos é parte fundamental para que ocorra a síntese. Finaliza enfatizando que os cientistas se apropriam das palavras dando a elas um sentido específico.
O significado do trabalho pode ser expresso por meio de várias dimensões. Via de regra, elementos como o prazer obtido com a atividade realizada, a relação afetiva para com o ambiente de trabalho, interação social, entre outros, são discutidos para se referir ao que o trabalhador busca ao exercer determinada atividade.
O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa assinala que conceito é a “representação mental de um objeto abstrato ou concreto, que se mostra como instrumento fundamental do pensamento em sua tarefa de identificar, descrever e classificar os diferentes elementos e aspectos da realidade”.
Em sua Teoria do Conceito, Dahlberg apresenta o conceito como a soma dos enunciados verdadeiros e essenciais sobre um referente, e o termo como a forma comunicável e representável do conceito.
A função dos conceitos é a representação do real e quando houver necessidade de inferências, onde a abstração se faz presente, há que se ter ainda mais atenção, para que ser perceba o importante, já que a totalidade da realidade é impossível de apreender.
No sentido linguístico, o conceito de fala está em relação dicotômica com o de língua e pode ser definido como a materialização de um conjunto de conhecimentos abstratos que os falantes possuem sobre a estrutura e o funcionamento de um dado sistema linguístico.
O significado é lingüístico; o conceito é terminológico. A definição terminológica busca definir o conceito, e não um significado, estabelecendo um jogo de conceito a conceito que determina as relações que os unem.
Por outro lado, o conceito de exemplo também se pode referir ao facto, à cláusula ou ao texto que se cita para sustentar uma determinada afirmação ou opinião.
E conceito é a definição de um determinado termo. Um exemplo: se o objetivo é o aluno identificar o que é um inseto no contexto dos demais invertebrados, o professor deve eleger como conteúdo animais invertebrados, apresentar o conceito de inseto e explicar o aspecto que o diferencia dos animais que não possuem ossos.