O indivíduo forma-se, apropriando-se dos resultados da história social e objetivando-se no interior dessa história, ou seja, sua formação realiza-se por meio da relação entre objetivação e apropriação.
Assim, analisar criticamente a formação do indivíduo na contemporaneidade significa considerar as tendências e as contradições desenvolvidas ao longo do processo histórico, que produziram certos elementos presentes no contexto social e cultural da atualidade, os quais se interligam e incidem diretamente sobre os ...
Cada indivíduo possui características físicas, mentais e emocionais que o tornam único e diferente de qualquer outro ser humano. Essas características podem incluir traços de personalidade, habilidades, talentos, crenças e valores.
O indivíduo tem, para si, claras as características que o diferencia dos demais, como seus fatores biológicos, seu corpo físico, seus traços, sua psiquê que envolve emoções, sentimentos, volições, temperamento.
“Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.
As características individuais são definidas pela personalidade, pelas crenças e pelo senso moral de cada um. São essas características que determinam a forma como as pessoas agem e reagem em cada situação. Alguns desses traços de personalidade, como coragem, lealdade e humildade, são muito valorizados socialmente.
Indivíduo (do latim individuus, a, um) significa indivisível, uno, referindo-se a um ser biológico cuja existência depende de sua integridade. Aplica-se, portanto, não somente ao homem, como a outros animais e até a plantas (2). Sujeitoprovém do latim clássico subjectus, a, um,“colocado debaixo, em posição inferior”.
A formação humana resulta de um ato intencional, que transforma a criatura biológica em um novo ser, um ser de cultura. Esse ato denomina-se Educação. Em resumo: a Educação é um ato intencional imposto de fora sobre uma criatura que deve ser formada como ser humano.
Como ocorre a formação da identidade do indivíduo?
A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais (as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade), de fatores interpessoais (identificações com outras pessoas) e de fatores culturais (valores sociais a que uma pessoa está exposta, tanto globais quanto ...
Portanto, o conceito de indivíduo se desenvolveu durante a Renascença. Este esclarecimento do sentido de um conceito é fundamental para uma época pós- tradicional e não ocorre simultaneamente em todos os âmbitos do conhecimento.
Todas as pessoas têm um corpo (dimensão física), têm pensamentos (dimensão mental ou cognitiva) e sentem emoções (dimensão emocional), mas há algo mais que faz parte delas que está fora destas três dimensões.
Um indivíduo é um organismo e é também um tipo de organismo (por exemplo, humano, gato, alce, coqueiro, baleia-cinzenta, tênia ou vaca, em nosso exemplo). O tipo de organismo é denominado espécie.
Características pessoais são aquelas relacionadas à personalidade e ao modo de agir de cada indivíduo nos mais diversos ambientes, o que inclui a interação social e profissional.
Qual é a característica mais marcante do ser humano?
O ser humano moderno apresenta como característica mais marcante o cérebro bem desenvolvido, o que permitiu, por exemplo, o desenvolvimento da fala e da cultura. Os seres humanos apresentam uma história evolutiva complexa, com várias espécies fazendo parte dessa grande árvore.
Personalidade é um conjunto de características que definem a forma como uma pessoa vai agir, sentir e pensar a vida. Ou seja, é o que define o comportamento de um indivíduo.
A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece! Toda personalidade é única e individual, isso não é nenhum segredo.
Podemos dizer que o caráter é a maneira de ser, própria do indi- víduo, mais constantes nuns que noutros, tendo em conta mais par- ticularmente as qualidades mo- rais. Dito de outra maneira, é um cunho mais ou menos constante das qualidades, determinando o comportamento social ou moral do indivíduo.
No cotidiano, um indivíduo é uma coleção de pensamentos e feitos que é considerada uma entidade. Como um conjunto de pensamentos e feitos é considerado um indivíduo depende da perspectiva. Por exemplo: os pensamentos e feitos de um corpo podem ser considerados um indivíduo.
Os indivíduos não apenas assumem papéis sociais previamente concebidos e designados de acordo com posições sociais; ao contrário, os sujeitos são agentes que possuem liberdades individuais e são capazes de modificar, criar e negociar as funções que desempenham de acordo com suas particularidades.