Freud afirma que ao nascer, a criança é só pulsão (energia, libido) e que tal pulsão é de origem sexual. O mesmo ressalta que a pulsão sexual (impulso sexual humano) pode decompor-se em pulsões parciais, que são os aspectos perversos presentes na sexualidade infantil.
A localização dessa criança enquanto objeto que faz falta (e por isso tem valor fálico) a um outro, é precisamente o lugar de onde pode advir um sujeito. O sujeito, para Flesler (2021), é o objeto da psicanálise. Assim, a criança é um objeto que ocupa um espaço circunscrito no Outro.
Para Freud, os pais amam os filhos porque seus sistemas comportamentais primitivos são reativados. A mente dos pais retorna à própria infância, é como se eles, fazendo algo pelos filhos, estivessem fazendo por si mesmos.
– Criança Interior: É um conceito psicológico que se refere à parte de nós mesmos que carrega as experiências, emoções e memórias da nossa infância. Ela representa a nossa autenticidade, espontaneidade e criatividade. – Psicanálise: É uma teoria e método de tratamento psicológico desenvolvido por Sigmund Freud.
Quais são as fases do desenvolvimento infantil segundo Freud?
15 e 16). Isso já era bem estruturado para Freud, que dissertar sobre a sexualidade infantil, organizando-a em cinco fases, a primeira a fase oral, seguida pelas fases anal, fálica, o período de latência e por última a genital.
A Criança, o Sujeito e o Infantil na Perspectiva Psicanalítica
Quais são as 4 ideias de Freud?
é sobre os quatro conceitos considerados por Lacan como fundamentais que este trabalho trata, a saber: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.
Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs sua teoria do desenvolvimento psicossexual na infância através de 5 estágios: oral, anal, fálico, latência e genital.
O que a psicanálise fala sobre o inconsciente na infância?
A Psicanálise demonstra o funcionamento do inconsciente como atividade central das produções humanas. O legado freudiano nos conduz à descoberta dos modos de funcionamento do inconsciente, dos modos de expressão e inscrição da vida e da morte no corpo e no fazer humanos.
Segundo a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a carta magna internacional assinada pelo Brasil em 1990, entende-se por infância o período de vida de todo indivíduo com menos de dezoito anos de idade, “salvo se, em virtude da lei que lhe seja aplicável, tenha atingido antes a maioridade”.
Qual a concepção de primeira infância na psicanálise?
Uma das principais noções da psicanálise dos bebês é a de que, na primeira infância, a criança é um sujeito ativo em seu próprio desenvolvimento, sendo que as experiências do bebê são processadas emocionalmente e armazenadas em sua mente.
Para Freud (1931/1969), a mãe será definida como Outro onipotente ao qual a menina está inexoravelmente ligada em sua pré-história; para Lacan (1972-1973/1975), ela pode ser uma devastação para a filha. A mãe e seu amor (ou sua impossibilidade) são elementos essenciais para abordar o feminino.
Freud embasa o Complexo de Édipo a partir das moções que envolve um triangulo, pai, mãe e filho. A criança terá seu desejo dirigido, (no caso do menino), para a figura materna, onde, a entrada do outro, representado pela figura paterna trará inquietação, angústia e rivalidade da criança com este terceiro.
Na maioria dos casos, é preferível que pai e mãe fiquem do mesmo lado; no mínimo, o pai deve procurar não discordar da mãe diante de sua filha. Em vez disso, aborde a situação como mediador. O pai pode tentar fazer mãe e filha enxergarem a posição uma da outra, ao mesmo tempo em que ele próprio se mantém neutro.
Ser criança é viver um universo constante de possibilidades; afinal, a infância é a fase do descobrimento, na qual tudo é colorido, interessante e alegre. Mas quando a tristeza, o silêncio e o isolamento tomam conta é sinal de que algo está diferente.
Atender crianças em psicanálise exige muita paciência, criatividade e sensibilidade. É importante ter em mente que crianças ainda estão em período de desenvolvimento psíquico, com fases específicas e que cada uma tem suas próprias particularidades e necessidades.
A infância é o período em que as pessoas começam a ter contato com outras pessoas, fora do ambiente familiar, e têm a oportunidade de desenvolver a própria personalidade, conhecer o que sente e compreender a sua identidade como um indivíduo.
acordo com o dicionário Aurélio, criança é ''ser humano na fase da infância, que vai do nascimento à puberdade'', e infância ''período do desenvolvimento do ser humano, que vai do nascimento ao início da adolescência; meninice, puerícia'' (FERREIRA, 2004).
A infância é considerada uma fase crucial de desenvolvimento do indivíduo, tanto na estruturação da área física quanto da psíquica e cognitiva. Por isso, tudo o que for vivenciado, experimentado e estimulado nesse momento proporcionará efeitos na vida adulta da pessoa.
Ao todo, três etapas formam a vida infantil, são elas: a fase da primeira infância, que compreende desde o nascimento do bebê até os dois anos de idade; a fase da segunda infância — também conhecida como etapa pré-escola — que engloba dos três aos cinco anos e a fase da terceira infância, ou idade escolar, que tem ...
Qual a importância da psicanálise para o desenvolvimento infantil?
A psicanálise infantil ajuda os terapeutas a entenderem melhor os processos mentais e emocionais das crianças, permitindo que identifiquem a origem de comportamentos problemáticos e desenvolvam estratégias de tratamento eficazes.
De fato, ao afirmar que o inconsciente pensa, Freud desaloja a consciência de seu lugar de centro, alterando assim o privilégio conferido aos pensamentos conscientes. O cerne de sua descoberta vem demonstrar que os processos de pensamentos inconscientes se produzem à margem da consciência e dela independem.
Segundo a perspectiva freudiana, o inconsciente atua como um repressor de conteúdos que são impedidos de ter acesso ao plano do consciente. Ao longo da análise, o psicanalista precisa dispor de ferramentas e técnicas para ter acesso ao inconsciente do paciente.
O período de até 5 anos é de fundamental importância no formação do caráter de uma pessoa, quando um dos fatores principais é a presença e o cuidado dos pais.
Por volta dos três anos de idade inicia-se um novo momento no desenvolvimento da personalidade infantil, que vai se estender até os seis anos aproximadamente: o momento dos jogos e atividades lúdicas (Bissoli, 2005).
Qual o órgão libidinal dominante na primeira infância?
A zona erógena de eleição é, portanto, a zona anal. A fase fálica começa aos 3 anos e estende-se até à idade escolar, há uma descoberta dos órgãos genitais e a procura de prazer através destes.