O que ganhamos com o perdão?
“Os benefícios do perdão são muitos para a saúde emocional e física. Algumas pesquisas mostram que o perdão nos ajuda a viver mais. Auxilia na redução do estresse e nervosismo, regula a pressão arterial, cardíaca e melhora a qualidade do sono”, explica Gustavo Arns.Qual o benefício de perdoar?
Sentimentos positivos, como a gratidão e o perdão, funcionam como uma proteção em momentos ruins, pois desencadeiam no nosso cérebro toda a gama de outras sensações positivas que somos capazes de sentir, assim, não ficamos focados somente na negatividade” conclui.O que o perdão gera em nós?
Perdoar alivia o stress, reduz a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico: todo mundo ganha ao fazer as pazes. Perdoar é o ato consciente de abrir mão do ressentimento ou do desejo de vingança contra alguém que, de alguma forma, causou algum mal – mesmo que a pessoa não mereça.O que acontece quando a gente perdoa?
O perdão permite que você libere sentimentos negativos, como raiva, ressentimento e mágoa, que podem estar enraizados em seu coração. Ao deixar de lado essas emoções tóxicas, você experimenta um senso de alívio e leveza emocional, proporcionando espaço para emoções mais positivas, como alegria e paz.O QUE É PERDOAR? - ROSSANDRO KLINJEY
Qual é o poder do perdão?
“Quem perdoa tem como benefício o fortalecimento da saúde física e mental porque consegue dar atenção às outras coisas que não se referem a sua dor e não revive as cenas que o fizeram sofrer”, diz a psicóloga Adriana Santiago, autora do livro O Poder Terapêutico do Perdão.Quem perdoa ganha?
Quem perdoa não perde, mas ganha o amor, uma nova relação na finitude do ser humano que sonha ser perfeito, semelhante a Deus. Devemos perdoar o outro e a nós mesmos para viver na liberdade como filhos e filhas de Deus.O que a Bíblia diz sobre o perdoar?
“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25).Por que o perdão liberta?
O perdão é uma oportunidade para se libertar de amarras negativas do passado e seguir adiante. Sendo assim, perdoar é uma ação libertadora que simboliza a inteligência e permite o amadurecimento de uma pessoa. Não perdoar impede a chance de viver novas possibilidades e ter mais satisfação na vida pessoal.Qual o objetivo do perdão?
Perdoar é muito importante porque nos livra da raiva, rancor, tristeza e outros sentimentos desagradáveis. Ao realizar o ato de perdoar, tem-se uma oportunidade de se libertar das amarras que trazem peso negativo para nossas vidas. É um símbolo de inteligência emocional e, em muitos momentos, de amadurecimento pessoal.O que sentimos quando perdoamos?
A atitude de perdoar pode melhorar seu bem-estar psicológico e físico. E, fisicamente falando, o perdão muitas vezes está relacionado à diminuição da frequência cardíaca, redução da pressão arterial e maior alívio do estresse. Também pode reduzir a fadiga e melhorar a qualidade do sono.Qual a sensação de perdoar?
Quem perdoa normalmente sente uma sensação de paz interior, como se tudo estivesse em ordem na sua vida. Isso porque a situação ruim deixa de ser uma preocupação. Mesmo que ela não seja uma preocupação constante, está sempre lá, no fundo da mente ou do coração, lembrando você do que aconteceu.Qual benefício do perdão?
O perdão ajuda você a gerenciar o estresseNão ser capaz de perdoar fomenta sentimentos de raiva, hostilidade e estresse, que estão bem documentados para impactar a saúde mental e física, mostram pesquisas anteriores.