O que causa a violência nos estádios de futebol?
Segundo pesquisadores da área, como Carlos Alberto Máximo Pimenta — autor do livro “Torcidas Organizadas do Brasil” — , o comportamento violento crescente nos estádios e nos arredores se deu pelo caráter social em que os jovens estão inseridos, os quais compõem significativa parcela das torcidas organizadas.Quais as principais causas de violência no esporte?
essas violências geralmente são por falta de educação, falta de respeito, por ego, por falta de confiança, arrogância, por uso de bebidas alcoólicas, uso de drogas e ação violenta dos policiais. No Brasil è o que mais tem mortes de torcedores por conflitos de torcidas organizadas.Quais são os fatores que estimulam a violência das torcidas organizadas?
Foi possível constatar que entre as principais causas da violência entre torcidas organizadas no futebol, encontra-se o uso exagerado de bebidas alcoólicas, fanatismo, influência dos árbitros e atitudes antidesportistas, e que tais fatores podem ocasionar acidentes graves, como agressões física e até mesmo a fatalidade ...Quais são os tipos de violência no futebol?
Portanto, ao se falar da violência no futebol amador sempre imaginamos lutas corporais, vândalos e agressões físicas, mas a violência também está presente como palavrões, xingamentos, o próprio bullying, o preconceito, acontecimentos frequentes que para muitos são normais, mas que representam uma forma de agressão.Tema de Redação: Violência nos estádios de futebol
O que fazer para diminuir a violência no futebol?
Proibir torcidas adversárias em clássicos, aumentar a segurança fora e dentro dos estádios, criar novas leis e punir com perda de pontos e aumentar o valor da multa para os clubes dos torcedores envolvidos – nenhuma dessas ações trouxe resultado positivo até agora.Quando começou a violência no futebol?
Segundo Heloisa Helena Baldy dos Reis a violência no futebol ocorreu a partir da década de 80. Mas o fenômeno não ocorreu somente no Brasil e na América Latina, mas no continente europeu também. O desenvolvimento das torcidas organizadas é sempre relacionado ao crescimento da violência no futebol brasileiro.Que fatores podem gerar a violência?
Para a pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa que revelou que o aumento da violência e da criminalidade está ligado a uma multiplicidade de fatores que perpassam o social, político, ético, cultural e econômico além da crise de valores que vive, atualmente, a sociedade.Como surgiu a violência nos esportes?
''As raízes da violência relacionada ao futebol estão na sociedade brasileira, sendo impossível separá-las. A formação de indivíduos apáticos ou agressivos e violentos ocorre a partir de sua sociabilidade primária, quando já podem ser percebidas tendências a manifestações agressivas ou apáticas (...)Quais fatores que levam os jovens a praticarem atos violentos?
Dentre as causas mais comuns, podemos destacar a falta de investimento na educação, a desigualdade social, a falta de estrutura física das escolas, a falta de segurança pública, o bullying e o cyberbullying, o uso de drogas, a influência da mídia e a ausência de valores éticos e morais.O que é agressão no futebol?
Já a agressão, de acordo com ele, seria “o comportamento visível da violência, ou seja, o que não é permitido dentro do contexto esportivo, aquele comportamento do atleta que visa o prejuízo físico do adversário”.Por que o esporte pode ser violento?
O comportamento agressivo é complexo e multifatorial. Segundo Samulski (2009), fatores estruturais (como as regras), situacionais (como a quantidade de torcedores) e as disposições individuais (por exemplo, nível de agressividade) exercem influência decisiva no surgimento de comportamentos agressivos no esporte.Por que as torcidas organizadas brigam?
De entre as principais causas de brigas, estão, principalmente, a exacerbação das rivalidades entre as camadas menos favorecidas (formação de gangues nos bairros e aglomerados) com roupagem futebolística, e a cultura do medo entre essas mesmas camadas, que leva a uma postura intimidatória.O que é a violência no esporte?
Entende-se o conceito de violência no esporte, como o uso da força física e/ou do constrangimento psíquico para obrigar alguém, a agir de modo contrário à sua natureza e ao seu ser, dentro do ambiente esportivo, perpetrado, quer seja pelos praticantes ou pelos espectadores (CHAUÍ, 2001, p. 38).Porque razões a violência no esporte se manifesta?
Dentre as causas que podem gerar a violência nos esportes, destacam-se a rivalidade entre equipes, o comportamento violento de alguns atletas, a pressão exercida pelos torcedores e a falta de punição adequada para as situações violentas.Quais as características do futebol que favorecem a ocorrência de violência?
Violência no futebolRivalidades: Rivalidades entre times e torcidas podem inflamar a violência, especialmente em jogos considerados clássicos ou de grande rivalidade.