A rotação é responsável pela sucessão dos dias e das noites do mundo, através da distribuição progressiva da luz solar no globo, e sua duração é de 23 horas, 56 minutos, quatro segundos e 0,9 décimos, em uma velocidade de 1.666 km/h ou 465 m/s.
Considerando um ponto no equador (R = 6.400 km) e o período aproximado de rotação (T = 24 h), obtemos: Resolvendo, obtemos para a velocidade da Terra aproximadamente 1675 km/h que equivale a aproximadamente 465 m/s. Para um ponto situado no equador terrestre, a distância ao eixo de rotação coincide com o raio da Terra.
Tendo o planeta, um perímetro aproximado de 40 075 km na linha do equador, a sua velocidade de rotação medida nesta linha, ou seja, em seu diâmetro máximo, é de aproximadamente 465 metros por segundo (1 674 km/h).
Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.
A HUMANIDADE CONSEGUIU ALTERAR O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA
Por que não sentimos a rotação da Terra?
Se a Terra está girando em alta velocidade, tanto ao redor do Sol quanto em torno de seu próprio eixo, por que não sentimos esse movimento? São dois os fatores que tornam a rotação da Terra imperceptível: a constância da velocidade e a gravidade terrestre.
A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.
Outra forma de ver esse efeito é observando a Lua e as estrelas à noite — desde que o horizonte seja um ponto de referência (porque não se move). Os objetos parecerão estar em movimento porque a Terra está girando.
Movimento de rotação. A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, provocando alternância nos períodos de insolação direta nas regiões do planeta. Esse movimento é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
Além disso, no instante em que a Terra parasse de girar, ela sairia de uma velocidade de aproximadamente 1.675 km/h (em uma latitude de 45°) para zero. Sentindo o efeito da inércia, todas as construções e edificações no planeta cairiam, sem falar nos fortíssimos terremotos que assolariam o planeta.
A Terra roda em torno de um eixo imaginário que liga o Pólo Norte ao Pólo Sul, e ao fim de 24 horas dá uma volta completa sobre si mesma. Assim, de 24 em 24 horas há um dia e uma noite.
Conforme relatado pelo timeanddate, os últimos números fornecidos pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS) mostram que a Terra está desacelerando, com um dia em 2024 durando uma fração a mais do que qualquer dia desde 2019.
A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites. A velocidade desse movimento é de cerca de 1666 km/h, ou 465 m/s, que é bastante elevada, porém muito inferior à de outros astros do universo.
As pessoas que viveram há muitos, muitos anos, pensavam que o Sol se movia em torno da Terra. Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.
O que acontece se a Terra parar de girar por 5 segundos?
E se a Terra parasse de realizar o movimento de rotação? No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.
Então... A Terra é mantida em sua órbita elíptica pelo equilíbrio entre a gravidade do Sol e sua inércia. A órbita da Terra ao redor do Sol é um resultado natural da gravidade e das leis do movimento no espaço.
Lentamente. A Terra gira muito devagar para que sua rotação seja visível. Mas, com capturas de vídeo de agências espaciais, ou mesmo técnicas de fotografia, podemos ver isso.
A Terra é azul graças à grande quantidade de água! A luz emitida pelo Sol é formada pela combinação de diversas cores, que podemos ver no arco-íris ou ao passar a luz solar por um prisma.
Para o biólogo Wellinton Delitti, do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociência da USP, se um dia a Terra parar de girar, o mais provável é a extinção total da vida no planeta.
Por que a gente não se sente de ponta-cabeça? Porque estar de ponta-cabeça é uma questão de referencial. Tente visualizar a Terra do espaço: ela é esférica. De lá, não dá para dizer que lado está para cima e que lado está para baixo.
Nós já falamos aqui no Mega Curioso sobre o que aconteceria se, de repente, o nosso planeta parasse de girar e, conforme explicamos na matéria, as consequências seriam catastróficas, já que a Terra gira a quase 1,7 mil quilômetros por hora — ou 1.675 mil km/h, para sermos mais precisos.