Porque Tomé duvidou de Jesus?
O termo tem sua origem no relato sobre o apóstolo Tomé, um dos doze, que duvidou da ressurreição de Jesus e exigiu tocar as chagas de Jesus para que se convencesse. Após ver Jesus revivido e receber a oferta de tocar nas chagas, Tomé professou sua fé em Jesus.O que disse Tomé Quando Jesus apareceu para ele?
Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.Qual foi a resposta de Jesus para a pergunta de Tomé?
Apesar de estarem fechadas as portas, Jesus entrou, pôs‑se no meio deles e disse: ― Paz seja com vocês! Jesus disse a Tomé: ― Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e coloque‑a no meu lado. Pare de duvidar e creia.O que disseram a Tomé?
Tomé faz um grande ato de fé, uma confissão da Ressurreição de Cristo. E o Senhor disse a Tomé: “Porque me viste, acreditaste. Felizes os que não me viram e creram”. Realmente, não era fácil acreditar que pudesse estar novamente vivo Aquele cujo cadáver três dias antes fora depositado no sepulcro.Bem Aventurados os Que Não Viram e Creram
O que Jesus disse a São Tomé?
Durante a Última Ceia também, quando Cristo disse que ia preparar um lugar para todos na Casa do Pai, Tomé ficou desorientado. Por isso, perguntou ao Senhor para aonde ia e qual seria o caminho para se chegar lá. Então, Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a vida!"O que podemos aprender com o discípulo Tomé?
Animo outros a não desistirem? Outra lição que aprendemos de Tomé é que ele era um homem que não tinha medo de perguntar, de buscar a verdade. Ele não podia viver com uma pergunta sem resposta. Essa característica está presente no episódio da Última Ceia.Como foi a morte de Tomé discípulo de Jesus?
O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”. Segundo a Tradição, Tomé teria ido, depois de Pentecostes, evangelizar pelo Oriente e Índia onde morreu martirizado, ou seja, morreu por amor, testemunhando a sua fé.Qual era a dúvida de Tomé?
Vemos Tomé questionar Jesus: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” (cf. Jo 14, 5).Qual o fim de Tomé na Bíblia?
Os outros apóstolos foram miraculosamente transportados a Jerusalém para observar sua morte. Tomé, que já estava na Índia, após o funeral fora transportado à tumba dela, onde testemunhou o corpo de Maria subir aos céus, jogando-lhe seu cinto.Qual foi o discípulo mais amado por Jesus?
João era pescador, filho de Zebedeu e irmão de Tiago. Ele, entre os Doze, foi o discípulo mais próximo de Jesus. João ficou conhecido como “discípulo a quem Jesus amava” (Jo 21:20), e posteriormente como o apóstolo do amor.Como era a fé de Tomé?
O desejo de Tomé era ver, tocar, colocar os dedos nas chagas de Jesus. Seu desejo foi realizado por Jesus, de modo que, assim, ele deixou de ser incrédulo. Desse gesto decorre a sua profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus” (Jo 20, 28).O que Tomé era antes de ser discípulo de Jesus?
Um pouco sobre ToméEra judeu da Galileia e como os outros discípulos acredita-se que também era pescador. O nome Tomé vem do aramaico que em grego significa gêmeo. No grego também encontramos uma palavra equivalente a gêmeo que é Didvmus (Dídimo).