Provérbios 28.13 - "Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia." Aplicação: É difícil prosperar escondendo uma vida de pecados. Quando confessamos e abandonamos nossos pecados, encontramos misericórdia e experimentamos a vida abundante prometida por Jesus.
Jesus disse: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também Eu o confessarei diante do meu Pai que está nos céus”. Eu tive a experiência de um dia confessar a Jesus como meu Senhor e Salvador.
De fato, é incômodo confessar os pecados, mas é saudável que nos humilhemos, porque, ao dizer nossos pecados diante do padre, estamos nos damos conta do que realmente fizemos. O pecado é uma realidade espiritual da qual não temos muita noção, visto que nos deixamos levar por uma visão imediatista e carnal da vida.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus o nosso Senhor” (Rm 6:23). A queda é o marco da origem do pecado no mundo e de todas as deficiências que existem nele.
"Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender- se." Lucas 15:7 Compartilha Jesus com todos!
A diferença entre confessar a Deus e a uma pessoa e o Princípio da CONFISSÃO de pecados!
O que diz em João 8/12?
12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 13 Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro.
Onde diz na Bíblia que devemos confessar ao padre?
Em Tiago 5, 15-16 vemos que os pecados são perdoados pelos sacerdotes no sacramento dos enfermos. Em seguida, no versículo 16, São Tiago diz: “Portanto, devemos confessar nossos pecados uns aos outros”.
Se algum pecado for esquecido, mesmo após um bom exame de consciência, o pecado foi perdoado na absolvição, mas deve ser declarado na Confissão seguinte; Se algum pecado grave for escondido de propósito, a Confissão foi inválida.
De quanto em quanto tempo devemos nos confessar? Quando temos pecado grave, a confissão é obrigatória e urgente. Pessoas com pecado grave (aborto, adultério, estupro, assassinato, ódio mortal) não vão para o céu mesmo. Mas não podemos julgar os outros (Só Deus sabe se o fulano foi pro céu ou não).
Os homens são pecadores e necessitam de confissão. Diz a Sagrada Escritura: “O justo cai sete vezes por dia” (Prov 24,16). “Não há homem que não peque” (Ecl 7,21). “Aquele que diz que não tem pecado faz Deus mentiroso” (1 Jo 1,10).
Na confissão, devemos dizer ao sacerdote todos os pecados graves que lembramos, sem omitir ou esconder. Os pecados leves, ou veniais, também podem e devem ser confessados, pois nos ajudam a formar a consciência, a lutar contra as más inclinações e a crescer na santidade.
15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros para que sareis; a oração eficaz do justo pode muito.
Quando confessamos e abandonamos nossos pecados, encontramos misericórdia e experimentamos a vida abundante prometida por Jesus. Tiago 5.16 - "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados.
1446. Cristo instituiu o sacramento da Penitência para todos os membros pecadores da sua Igreja, antes de mais para aqueles que, depois do Baptismo, caíram em pecado grave e assim perderam a graça baptismal e feriram a comunhão eclesial.
É obrigado a confessar todos os pecados? Como explicado acima, para que a confissão seja válida é obrigatório a confissão de todos os pecados mortais cometidos após o batismo e ainda não confessados. Os pecados veniais são matéria livre, ou seja, apenas recomendável.
A confissão é passível de anulação, como trata o art. 393, do Código de Processo Civil, entrelaçado com o Código Civil Brasileiro, Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que também escorre no diapasão do tema que: “Art. 214: A confissão é irrevogável, mas, pode ser anulada se decorreu de fato ou coação”.
A confissão é importante porque nos ajuda a reconhecer nossos pecados e a nos arrependermos deles. Ao confessar nossos pecados a um padre, somos lembrados de que somos todos pecadores e de que precisamos da misericórdia e do perdão de Deus.
Em outros casos a confissão era feita diretamente ao sacerdote, como em Lv 5,23-25: “Se alguém pecar recusando devolver ao próximo algo extorquido ou roubado, deverá restituir o valor ao proprietário respectivo. Depois levará ao Senhor, como sacrifício de reparação, um carneiro, sem defeito, do seu rebanho.
Basicamente, é necessário que você se confesse uma vez por ano, se você pretende receber a Comunhão uma vez por ano. Por outro lado, se você deseja receber a Comunhão semanal ou diariamente, precisará confessar toda vez que estiver “consciente de um pecado grave”.
7 O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, porém o teu último estado crescerá em extremo. 8 Pois, eu te peço, pergunta às gerações passadas, e prepara-te para a inquirição de seus pais. 9 Porque nós somos de ontem, e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra.
8 A ninguém devais coisa alguma, senão o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Pois isto: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não darás falso testemunho; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. 17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruir, mas para cumprir.