A Palavra do Senhor em 1 Samuel 2.30 ensina que Deus honra aqueles que o honram e despreza aqueles que o desprezam. Isso não se trata de uma troca mas sim de um princípio bíblico de reciprocidade.
A Bíblia afirma: “honre a todos“, respeite a todos, quando a igreja aprende isso entende que em qualquer área da sua vida o princípio de honra deve estar presente.
Sendo assim, é muito importante entender o conceito bíblico sobre esse importante tema. A palavra hebraica para "honra" é kabed, que significa, reconhecer o peso de uma pessoa, e sua autoridade, e também pode ser traduzida por "sustentar", "pagar a conta".
5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. 8 Isso será saúde para o teu umbigo, e medula para os teus ossos.
É na frente daqueles que não te AJUDARAM, que Deus vai te abençoar... É aonde te HUMILHARAM que Ele vai te exaltar... Quando você achava que está só, era nessa hora que Ele te CARREGAVA no colo.
Para as pessoas jovens, honrar pai e mãe significa, apropriadamente, obedecer, respeitar e seguir o exemplo de pais justos. O Apóstolo Paulo salientou esse ponto ao ensinar: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais [em tudo que é justo, creio eu]; porque isto é agradável ao Senhor.” (Colossenses 3:20.)
Quando o poeta espanhol Pedro Calderón de la Barca, no século 15, disse "viver com honra é viver eternamente", seguramente tinha noção exata do sentido de sua frase. Suas palavras formariam um todo que ultrapassaria fronteiras e ecoaria dentro de cada indivíduo de bem.
“Honrar” significa “distinguir, fazer diferença”. Portanto, Deus deseja ser distinguido de todas as demais coisas em nossas vidas, mesmo as que temos como mais preciosas.
A honra é uma semente de prosperidade! A honra é uma semente de conquista. Achamos que a honra é apenas um caminho para abençoar outros, mas a honra determina o grau de recompensa que recebemos! Quando uma pessoa decide viver o princípio da honra, estabelece decretos nobres a seu favor.
22 O que encontra uma esposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza. 24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.
Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso”. (Êxodo 33:14) Uma jornada pode ter muito mais que um destino. Não basta saber onde se quer chegar.
Deus é um só e aceitará os judeus na base da sua fé e também aceitará os não judeus por meio da fé que eles têm. Será que isso quer dizer que, por causa da fé, nós tratamos a lei como se ela não valesse nada? Não; de modo nenhum! Pelo contrário, afirmamos que a lei tem valor.
Por esse motivo, eu me ajoelho diante do Pai, de quem todas as famílias no céu e na terra recebem o seu verdadeiro nome. E peço a Deus que, da riqueza da sua glória, ele, por meio do seu Espírito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente fortes.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. 4 E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na suapátria, entre os seus parentes, e na sua casa.
A Bíblia diz que a humildade precede a honra, bem como quem segue a justiça. Então, deduzimos que o Senhor honra os humildes, os bons, os justos e todos aqueles que o temem. Quando honramos a Deus, estamos apenas obedecendo e restituindo-lhe a glória da qual somente Ele é digno.
Aos coríntios Paulo adverte: “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.” (1Co 12.26). Quando não damos a honra devida a alguém, não estamos desonrando apenas a pessoa, mas a nós mesmos e ao corpo de Cristo.