Em suma, paciência significa estar 'firme, constante e imutável em guardar os mandamentos do Senhor' (1 Néfi 2:10) todas as horas, de todos os dias, mesmo quando isso seja difícil”.
A Bíblia diz em Hebreus 6:12: “Para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.” O cristão genuíno também espera com paciência pela vinda do Senhor Jesus: “Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” A virtude cristã paciência, que em algumas traduções Bíblica encontramos o termo longanimidade, é também uma linda manifestação do Fruto do Espírito. “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas.” (Provérbios 19:11).
O texto de Romanos, capítulo 5, a partir do versículo 3, fala sobre perseverança: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência, a experiência, e a experiência, a esperança.
A paciência gera perseverança (Rm 5,3-4). A paciência nos faz aprender a esperar em Deus, a confiar sem perder a esperança, e nos faz entender que o silêncio de Deus não é a ausência d'Ele.
Paciência é uma das nove virtudes que o Espírito Santo produz na vida do cristão, ela faz parte da tríade primária na lista das virtudes do fruto do Espírito, que são: amor, alegria e longanimidade (paciência), sendo o resultado das duas primeiras virtudes.
Em Romanos 15.4-5 está escrito: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus”.
Quando aprendemos a ter paciência, nos livramos de um estresse recorrente que se acomula dentro de nós. A partir de habilidades interpessoais que podemos desenvolver, conseguimos gerir melhor nossas emoções e aprender a também lidar com as emoções do outro.
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
1E eu mesmo, Paulo, vos rogo pela paciência e bondade de Cristo; eu, que segundo dizem, quando vos confronto face a face sou “humilde”, entretanto, quando ausente sou “ousado” no falar; 2suplico-vos que, quando estiver convosco, não seja obrigado a usar de rigor e audácia, tal como penso que ousarei agir, para com ...
Podemos desenvolver paciência ao procurarmos fazer a vontade de Deus e aceitarmos o Seu devido tempo, confiando que Ele cumprirá todas as promessas que nos fez. Ao aprendermos a ser pacientes nas pequenas coisas, preparamo-nos para enfrentar as provações maiores com paciência.
O primeiro passo para aprender a como ter paciência está em saber controlar as suas emoções. Conseguir controlá-las e, aos poucos, melhorar a sua capacidade de se acalmar em situações estressantes é algo que precisa ser praticada.
A paciência também pode se referir à capacidade de suportar adversidades sem perder a determinação ou a confiança. A paciência é frequentemente considerada uma virtude importante e pode ser cultivada através de práticas como a meditação e a reflexão.
A paciência não é apenas suportar, mas suportar bem!” Em nossa vida pré-mortal, nosso Pai Celestial preparou um plano para nós, Seus filhos espirituais, e bradamos de alegria pela oportunidade de virmos à Terra (ver Jó 38:7).
Paciência significa aceitar o que não pode ser mudado e enfrentar isso com coragem, graça e fé. Significa estarmos “[dispostos a submeter-nos] a tudo quanto o Senhor achar que [nos] deva infligir, assim como uma criança se submete a seu pai” (Mosias 3:19).