Jesus, aproximando-se, disse-lhes: Foi-me dado todo o poder no céu e na terra. Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; instruindo-as a observar todas as coisas que vos tenho mandado. Eis que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo.
O que o que Jesus falou antes de subir para o céu?
Primeira palavra: “Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que estão fazendo” (Lucas 23:34). Segunda palavra: “... Em verdade vos digo que hoje estais comigo no paraíso” (Lucas 23:43). Terceira palavra: “Mulher, eis o teu filho” e “Eis a tua mãe” (João 19:26, 27).
Em Mateus 3:14, ao se encontrar com Jesus, João diz: "Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?". Porém, Jesus o convence a batizá-lo mesmo assim. Na cena batismal, após Jesus emergir da água, o céu se abre e uma "voz divina" diz: "Tu és o meu Filho dileto, em ti me agrado.".
Quais foram as últimas palavras de Jesus antes de subir aos céus?
Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe…” (João 19:26-27) “Elí, Elí, lama sabactani? Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34) “Tenho sede.” (João 19:28)
O evangelho nos fala da alegria dos apóstolos ao verem o Mestre subindo para a Glória Celeste. Fala também da vinda do Prometido de Deus, o Espírito Santificador, que haveria de descer sobre os filhos de Deus. Jesus deixa esta ordem aos discípulos: “Não saiam da cidade, até que sejam revestidos da força do alto”.
Estudo Bíblico - 53 - Últimas palavras de Jesus antes de subir aos céus
O que Jesus vai dizer quando chegarmos no céu?
Jesus continuou, dizendo: — Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai. A vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé.
Mas Jesus, aproximou-se deles e lhes disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 16-20).
Que ao final da nossa vida possamos dizer como Jesus: “Tudo está consumado” (Jo 19,30), ou como Paulo, “Combati o bom combate”, que possamos nos consumir no anúncio do Evangelho e ser sinal de santidade a quem se aproxima de nós. A sétima palavra é: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito” (Lc 23,46).
Às três horas da tarde, Jesus gritou bem alto: — “Eli, Eli, lemá sabactani?” Essas palavras querem dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”
Quantos dias Jesus ficou na terra antes de subir aos céus?
Após a Ressurreição, Jesus permaneceu em terra por 40 dias antes de subir aos céus para sentar à direita de Deus. A partir de então, segundo a Bíblia nos ensina, passou a ser “o mediador entre Deus e a humanidade redimida, juiz do mundo e Senhor do universo”.
A Ascensão de Jesus foi um evento na vida de Jesus relatado no Novo Testamento de que Jesus ressuscitado foi elevado ao céu com seu corpo físico, na presença de onze de seus apóstolos, ocorrendo no quadragésimo dia após a ressurreição.
Antes de Ele vir à Terra como ser humano, a Bíblia previu 700 anos antes (Miqueias 5:2) que Ele nasceria em Belém, e Ele nasceu. Ele garantiu que ressuscitaria, e ressuscitou. E Ele também disse que vai voltar. Jesus jamais brincaria com um assunto tão sério.
O Salvador explicou para Marta uma dessas condições: “Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” (João 11:25–26) Ter fé Nele é o primeiro princípio do evangelho.
Jesus, aproximando-se, disse-lhes: Foi-me dado todo o poder no céu e na terra. Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; instruindo-as a observar todas as coisas que vos tenho mandado. Eis que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo.
Cristo profetizou que também ocorreriam sinais astronômicos antes dEle voltar: “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.” Mateus 24:29.
Na verdade, possivelmente Jesus era um poliglota. Devia ter noções de grego, porque esse povo deixou marcas na região na época da ocupação dos macedônios, e de latim, o idioma dos conquistadores romanos. Mas, no dia a dia, ele falava aramaico mesmo, que era a língua do povo judeu.
Qual foi o gesto importante que Jesus fez antes de morrer?
O segundo gesto é este: Jesus “de novo as mãos sobre os seus olhos, e ele começou a enxergar perfeitamente”. Este segundo momento faz lembrar o sacramento da Confirmação, no qual recebemos a plenitude do Espírito Santo para chegarmos à perfeição da fé e poder ver claro.
Subir ao céu significa que Jesus também como homem e com o seu corpo é glorificado pelo Pai, com a glória que Ele, como Filho de Deus, sempre teve desde toda a eternidade. Com Jesus, um fragmento de nosso mundo, ou melhor, um de nossa humanidade chegou a Deus e foi nele glorificado e acolhido.
O Senhor prolongou a sua presença corporal neste espaço de tempo para dar provas necessárias à fé, à sua ressurreição. Ele apareceu às mulheres, aos apóstolos e outros discípulos demonstrando a verdade de sua nova realidade, a sua ressurreição e depois voltou para a glória do Pai. A morte de Jesus.
Como se chama o mistério da subida de Jesus Cristo aos céus?
Ao mistério da Ascensão corresponde o mistério do esvaziamento do Verbo de Deus, que se despojou de sua glória e majestade e se fez homem, e agora é elevado aos céus junto com nossa humanidade redimida. Em Cristo, a humanidade inteira já se encontra envolvida por Deus; em Cristo, céus e terra se encontram.