Onde Jesus fala sobre gratidão? Mateus 16:19.) O reconhecimento e a gratidão pelas bênçãos recebidas têm sido uma mensagem enfatizada não somente pelos apóstolos e profetas dos dias antigos, mas também no tempo presente, por estes profetas que estão conosco aqui no tabernáculo hoje.
Versículos de gratidão para mandar para amigos 2 Coríntios 9:15 – “Graças a Deus por seu dom inefável.” Salmos 118:21 – “Louvarei a ti, porque tu me ouviste e foste a minha salvação.” Efésios 1:16 – “Não cesso de dar graças por vós.”
Deusunico/Parábolas/A gratidão. “Em verdade vos digo: esta pobre viúva doou mais do que todos os que lançaram no cofre, porque todos doaram do que tinham em abundância; esta, porém, pôs, da sua indigência, tudo o que tinha para o seu sustento”. (Mc 12,43b-44).
Jó é um exemplo de perseverança e gratidão, porque em meio a tão grande perda ele não se voltou contra Deus. Muitos conseguem ser gratos diante das bênçãos e da prosperidade, mas quando são colocados em prova em meio a circunstâncias delicadas, as vezes a fraqueza toma de conta e se torna difícil ser grato.
O maior exemplo de gratidão encontrado na Bíblia é o exemplo de Davi. Sua vida e seus salmos expressam profunda gratidão e louvor a Deus, mesmo diante de circunstâncias adversas.
A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida.
Salmo 136. "Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Senhor dos Senhores; porque a sua benignidade dura para sempre.
1 Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. 2 Digam-no os remidos do Senhor, os que redimiu da mão do inimigo, 3 E os que congregou das terras do oriente e do ocidente, do norte e do sul. 4 Andaram desgarrados pelo deserto, por caminhos solitários; não acharam cidade para habitar.
Quem foi o homem mais grato na Bíblia? 1 Tessalonicenses 5: 18 Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Jó era um homem íntegro, fiel, e temente a Deus.
A professora de Psicologia, Barbara Fredrickson, destaca que a prática da gratidão nos torna mais resilientes, felizes, sociáveis, saudáveis e criativos. Além disso, a gratidão nos liberta ou, pelo menos, reduz sensações e emoções negativas, como tristeza, dor e raiva.
Há muitos versículos bíblicos que expressam gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas. Alguns dos mais populares incluem: “Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre” (Salmos 107:1) e “Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre” (Salmos 136:1).
Já a professora de Psicologia, Barbara Fredrickson, aponta que, quando somos gratos, nos tornamos mais resilientes, felizes, sociáveis, saudáveis e criativos. Além disso, a gratidão nos liberta, ou pelos menos reduz, as sensações e emoções negativas, como tristeza, dor e raiva.
“A gratidão, enquanto virtude, é uma memória agradecida, o reconhecimento de um bem ou benefício recebido, um rendimento de graças. É mais que um sentimento, é uma atitude diante da vida, que revela nobreza, humildade, sentimento de pertença, capacidade de olhar além de si mesmo e atribuir a um outro bondade.
1 Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: 2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. 3 Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.
O salmo propõe uma relação espiritual “carinhosa” no louvor para com o Deus de Israel; fornece explicitamente as motivações deste elogio que se fundamenta na anamnese da misericórdia divina para com o homem; assim como na recordação da fidelidade à aliança de Javé com o Antigo Israel.
1 Junto dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. 2 Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. 3 Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção, e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.
O Salmo 104 apresenta a compreensão do povo de Israel acerca da natureza. O autor não escreve a partir de uma perspectiva científica ou apenas com base em seus sentimentos – ele escreve como um crente. O poeta rejeita os conceitos do ateísmo e do panteísmo. Por meio de Sua palavra, Deus criou e sustenta o mundo.
24 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; desde o deserto, e desde o Líbano, desde o rio, o Rio Eufrates, até o mar ocidental, será o vosso termo. 25 Ninguém resistirá diante de vós; o Senhor vosso Deus porá sobre toda a terra que pisardes o vosso terror e o vosso temor, como já vos disse.