O Senhor prometeu: “E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais”.
Considerando novamente a admoestação do Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças…” (1 Tessalonicenses 5:18), devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.
Quem tem a gratidão como estilo de vida, jamais lhe faltará motivos para agradecer. Davi era um homem segundo o coração de Deus, vemos que ele tinha um coração grato e preocupava-se em bendizer ao Senhor até nas mínimas coisas. Acredito ser esse um dos motivos do Senhor lhe conceder grandes vitórias! (Mateus 25.21).
“Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre” (Salmos 107:1) e “Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre” (Salmos 136:1). Outros versículos que expressam gratidão incluem Salmos 100:4, Filipenses 4:6, e Colossenses 3:15.
1 Tessalonicenses 5: 18 Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Jó era um homem íntegro, fiel, e temente a Deus. Ele era extremamente rico e próspero, porém amava a Deus, era honesto e fugia do mal.
Salmo 136. "Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Senhor dos Senhores; porque a sua benignidade dura para sempre.
Traz bom sono: a gratidão nos coloca em um estado mais positivo, nos concentramos menos nas preocupações do dia e, consequentemente, dormimos melhor. Alivia a angústia e melhora o humor: o estresse e os pensamentos negativos são reduzidos, ao mesmo tempo que percepções positivas sobre si e o mundo vêm à tona.
Tendo oração sendo realizada diariamente, você consegue ter um vida íntima com o Senhor. As orações são formas de gratidão a Deus. Rezar todos os dias, em forma de louvor e agradecimento, é necessário para um crescimento de fé e amor com o Pai.
Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente. É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu.
Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente.
"As pesquisas sugerem que isso acontece porque a gratidão nos coloca em um estado mais positivo, abrindo nossa perspectiva e permitindo com que a gente se concentre mais nas coisas positivas e as aprecie, em vez de se concentrar nas preocupações do dia - algo que pode interferir no nosso sono."
Em outras palavras, a gratidão e o reconhecimento são essenciais para uma vida plena e abundante. Além disso, o reconhecimento também é importante nas nossas relações com as pessoas ao nosso redor. Em Provérbios 3:27-28, lemos: “Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo.
O Senhor nos deu o mandamento: “Agradecerás ao Senhor teu Deus em todas as coisas” (D&C 59:7). Devemos externar gratidão a Deus pelas muitas bênçãos que nos concede. Também devemos ser gratos aos pais, professores, amigos e outros que nos ajudarem de uma forma ou de outra (ver também Salmos 100:3–4).
Ter um coração grato é virtude apreciada por Jesus. Isso fica claro ao lermos a passagem do Evangelho de Lucas, capítulo 17, versículos 11 a 19. Na ocasião, o Salvador curou dez leprosos. Após o ato milagroso, apenas um homem samaritano voltou para agradecer.
Davi louva a Deus por todas as suas bênçãos e pela misericórdia que Ele demonstra. Esses exemplos do Salmo de Davi nos ensinam a importância de cultivar um espírito de gratidão em nossas vidas, reconhecendo o amor e a fidelidade de Deus, independentemente das circunstâncias.
A gratidão a nosso Pai Celestial amplia nossa percepção e clareia nossa visão. Inspira humildade e promove empatia por nossos semelhantes e por todas as criações de Deus. A gratidão é um grande catalisador de todos os atributos cristãos! Um coração grato é a fonte de todas as virtudes.