Você também pode instalar o piso vinílico sobre outras superfícies, tais como: Cimentado: desempenado ou laje de concreto. Mezanino: Apenas se estiver totalmente travado e nivelado, com painel wall, placa cimentícia ou laje de concreto. Piso Aquecido: Temperatura permitida de no máximo 27 °C.
O Piso Vinílico Durafloor, ou LVT, pode ser instalado em vários tipos de contrapisos como o cimentado, porcelanato, pedras e cerâmicas, desde que os rejuntamentos sejam regulares.
Antes de colocar o piso vinílico, é importante verificar se a superfície está nivelada e livre de umidade. Caso contrário, é necessário fazer o nivelamento do contrapiso e/ou aplicar uma manta impermeabilizante.
Isso ocorre devido às variações do clima e do tempo, que formam um cenário agressivo às propriedades do vinílico, que podem desbotar com o passar do tempo. Por isso, não é recomendado a instalação deste revestimento em áreas externas como quintais, jardins e bordas de piscina.
O vinílico não deve ser instalado em áreas externas
Independente do formato (régua ou placa), método de aplicação (colado ou clicado), ou capa de uso (confere a resistência), o revestimento vinílico foi desenvolvido exclusivamente para ambientes internos, portanto, não é recomendada sua aplicação em áreas externas.
Entre os pontos negativos desse revestimento está a impossibilidade de ser utilizado em todo o imóvel. Como não é indicado para espaços com umidade, pode ficar mofado se instalado em áreas úmidas. Além disso, o piso vinílico acaba marcando facilmente, sobretudo com o uso de salto.
Ambientes com muita umidade, como banheiros, não são locais recomendados para a instalação de piso vinílico. Este revestimento não possui grande durabilidade ao estar em contato frequente com a água ou se o ambiente ficar úmido por bastante tempo. Se isso acontecer, tem a possibilidade do piso descolar.
O piso vinílico dura em média 15 anos. Mas, para determinar a durabilidade existem alguns fatores que devem ser considerados. Por exemplo, se a movimentação for intensa no ambiente, mais do que o recomendado, é possível que as peças estraguem antes desse período.
Quanto tempo depois de colocar o piso vinílico pode pisar?
A partir de 6 horas você já pode pisar e caminhar sobre o piso vinílico. Já o tempo para colocar móveis e mudar mobílias pesadas de lugar é de 24 a 48 horas.
Para evitar que surjam riscos na superfície do seu revestimento, evite arrastar móveis sobre o piso e sempre proteja os pés do mobiliário com feltro. No caso de peças com rodinhas ou cadeiras de trabalho, recomendamos também a utilização de rodízios de poliuretano.
A escolha entre piso vinílico e laminado vai depender de alguns fatores-chave: Ambiente: se você precisa de um piso para áreas úmidas, como cozinha ou banheiro, o vinílico é a melhor opção pela resistência à umidade. Já para salas e quartos, o laminado pode proporcionar uma estética mais natural e acolhedora.
Dê atenção à preparação do piso (ou contrapiso) para a instalação. Uma grande vantagem de optar pelo uso do piso vinílico em um projeto é que ele pode ser instalado tanto em cima do contrapiso quanto de algum piso já existente.
A resposta é sim, o piso vinílico pode ser molhado, desde que a secagem seja feita imediatamente após a limpeza. Não é recomendado deixar água acumulada sobre o piso, pois isso pode danificar sua estrutura e reduzir sua vida útil.
Aqui, vamos apresentar as vantagens do uso do piso vinílico na cozinha e desmistificar a ideia de que ele não é adequado para esse fim. Se esse é o seu sonho e você realmente deseja esse revestimento, saiba que, sim, pode colocar piso vinílico na cozinha e tornar seu sonho realidade.
Seja na versão colada ou na clicada, o vinílico pode ser instalado sobre pisos já existentes, não apenas de cerâmica, mas também de cimento e pedras (mármores e granitos polidos), por exemplo.
Ao longo do tempo, se for molhado constantemente, ele poderá sofrer danos e até mofar embaixo. Por isso, o recomendado é usar um pano úmido e secar em seguida. Além disso, devem ser evitados usar escovas e vassouras que podem riscar o piso. Com esses cuidados você irá preservar o seu piso vinílico por muito mais tempo.
Normalmente o piso começará a acumular impurezas e bactérias, além de manchas que já não saem durante a limpeza comum; O piso parece estar sempre com aspecto opaco e encardido; A superfície também pode apresentar danos mais profundos em sua estrutura como, por exemplo, arranhões, descolamentos e, até mesmo, buracos.
O que sai mais barato, piso vinílico ou porcelanato?
O piso vinílico costuma ser mais acessível do que o porcelanato. Além de ser mais barato, sua instalação é menos custosa e o tempo de obra é significativamente reduzido.
Quando se diz que o revestimento é resistente à água, quer dizer que é sobre pouca quantidade e que será limpo dentro de um curto período de tempo. Mas se o local ficar molhado por muito tempo e com muita umidade, pode acontecer do piso descolar.
Por ser um piso homogêneo, os VCTs em geral possibilitam uma gama menor de padrões, cores e texturas, mas por outro lado, estão entre os pisos vinílicos mais duráveis e resistentes e são especificados em todo o mundo!
Qual é o tipo de piso mais barato? Os pisos cerâmicos possuem diferentes opções acessíveis e lindas, além da alta durabilidade que resiste durante anos e ainda economiza na manutenção. Porém, existem outros pisos com ótimo custo-benefício. Entre eles, alguns queridinhos são: cimento queimado, laminado e vinílico.
As cores de piso vinílico podem variar nas tonalidades mais claras às escuras, amarronzadas ou cinzentas. É variedade para todos os gostos e ambientes — sejam eles comerciais, residenciais ou até mesmo hospitalares.