Lucas é um nome masculino de origem grega que significa "luminoso" ou "aquele que ilumina". É um nome de grande importância histórica e cultural, presente em diversas civilizações ao longo dos séculos.
Assim Lucas apresenta uma visão unitária de um único projeto de libertação-salvação, querido pelo Deus da Bíblia, para o ser humano de todos os tempos e testemunhado em sua plenitude em Jesus de Nazaré por meio do dom e da presença do Espírito Santo nas comunidades cristãs.
O evangelho de Lucas pode aprofundar seu entendimento dos ensinamentos de Jesus Cristo e ajudá-lo a apreciar mais plenamente Seu amor e Sua compaixão por toda a humanidade, conforme manifestado durante Seu ministério mortal e por meio de Sua Expiação infinita.
Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua atenção especialmente para a humanidade d'Ele, com Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados. De acordo com o prefácio do livro, o propósito de Lucas é relatar o início do cristianismo, enquanto procura o significado teológico da história.
Lucas: Lucas é um nome de origem latina que significa “aquele que traz luz”. É o nome do autor de um dos quatro evangelhos do Novo Testamento, o Evangelho de Lucas, bem como do livro Atos dos Apóstolos. A escolha de Lucas pode ser associada ao desejo de transmitir luz e clareza para a vida da criança.
Lucas foi o companheiro de Paulo, e segundo a quase unânime crença da antiga igreja, escreveu o evangelho que é designado pelo seu nome, e também os Atos dos Apóstolos. Ele é mencionado somente três vezes pelo seu nome no N.T. (Cl 4.14 - 2 Tm 4.11 - Fm 24). Pouco se sabe a respeito da sua vida.
A atenção de Jesus dada, principalmente, aos pobres e pecadores. Aos refugiados e sofredores. Os milagres como manifestações de amor e compaixão. Outro aspecto relevante deste Evangelho é a presença fiel de Maria, sobretudo nos relatos sobre a infância do Menino Jesus.
O Evangelho de Lucas é uma proclamação do acontecido com Cristo Jesus e da salvação realizada por ele no mistério de sua encarnação, morte e ressurreição. É um manual de catequese, que ajuda no processo de iniciação e de reiniciação à fé.
O Evangelho de Lucas narra a história do nascimento milagroso de Jesus, bem como seu ministério de curas e suas parábolas, sua paixão, ressurreição e ascensão.
Quais são as características do Evangelho de Lucas?
É possível perceber a característica mais original do Evangelho de Lucas graças aos seis milagres e às dezoito parábolas, que não encontramos nos outros Evangelhos. Ele dedica atenção particular aos pobres e às vítimas das injustiças, aos pecadores arrependidos, acolhidos pelo perdão e a misericórdia de Deus.
Qual a diferença do Evangelho de Lucas para os outros?
2 – Em que o Evangelho de São Lucas difere dos outros? O Evangelho de Lucas é o mais extenso dos evangelhos. Uma peculiaridade desse Evangelho é que ele é a primeira metade da grande obra lucana, que inclui também Atos dos Apóstolos. Se somarmos essas duas obras, teremos mais de um quarto de todo o Novo Testamento!
Em seu livro, Lucas retrata, de modo conciso, Jesus como Filho do Homem sem deixar de apresentá-lo como Deus, que veio ao mundo para trazer-nos a salvação. Jesus não é apenas o Cristo, o Messias dos judeus, mas o Salvador de todos os que creem e aceitam sua graça infinita.
Como foram atribuídos os símbolos dos quatro Evangelhos? A arte cristã sempre representou cada evangelista por um ser vivente: São Mateus é simbolizado por um homem; São Marcos, por um leão; São Lucas, por um touro; e São João, por uma águia.
O anjo Gabriel veio à Maria para anunciar o nascimento de Jesus Cristo. Ele testificou que “para Deus nada será impossível” (Lucas 1:37). A resposta fiel de Maria pode ajudar você a aprender a obedecer à vontade do Senhor com maior confiança Nele.
Lucas apresenta um Deus abundante em misericórdia. Para isso, é só lembrar de uma passagem que é considerada por muitos como a mais bonita dos Evangelhos, a parábola do Filho pródigo, que também é chamada de parábola do Pai misericordioso.
Ele então respondeu: «Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo». Jesus lhe disse: «Você respondeu certo. Faça isso, e viverá!».
Lucas era um companheiro próximo do apóstolo Paulo, mencionado em suas cartas como “o médico amado” (Colossenses 4:14) e como um dos poucos que permaneceram com Paulo em seus momentos finais (2 Timóteo 4:11).
E Lucas expressa essa humanidade mostrando como Jesus utilizou a expressão “Filho do Homem”, que tem um duplo significado: Jesus é o ser humano completo que cresceu em sabedoria (Lucas 2.52); mas também é o Servo Sofredor (Lucas 22.39-23.38; Isaías 53), Aquele que sofreu situações impossíveis por nós, pois viveu sem ...
Lucas nos registros bíblicos, está em Colossenses 4.14, onde Paulo se refere a ele como o "Médico Amado". Por que Lucas era chamado assim? O que fez ele ser tão querido e amado?
Lucas é o terceiro Evangelho do NT e foi escrito numa comunidade profundamente grega, por volta do ano 85 d.C. O autor conheceu o Evangelho de Marcos e o usou como base, mas também adicionou algumas memórias próprias e destacou diferentes aspectos de Marcos.
Quanto aos apelidos comuns para o nome Lucas, é comum encontrar diminutivos como Luquinhas, Lu, Lulu e Lukinha, sendo utilizados pelos familiares e amigos mais próximos. Curiosidades do nome Lucas: O nome Lucas traz algumas curiosidades interessantes.
Luca é uma variante italiana do nome latino Lucas, que por sua vez se originou a partir do grego loukás e Loukanos, que significa “da Lucânia” ou “lucano”. Loukanos teria se originado a partir de lyke, luk e luc, que quer dizer “luz”, sendo que o nome Luca ainda teria o significado de “luminoso” ou “brilhante”.
O nome Lucas é associado com o significado de “portador da luz” ou “iluminado”, que conecta o nome com as características de sabedoria, inteligência e sensibilidade.