Qual o conceito de alfabetização para Soares?
Alfabetização é compreendida assim como o processo de aquisição do código escrito, compreendendo nele as competências e as habilidades da leitura e da escrita. Ou seja: quando se fala em alfabetização, fala-se necessariamente em um processo que envolve uma mecânica de aquisição da linguagem escrita.O que Magda Soares valoriza nos métodos de alfabetização?
Segundo Magda Soares (2003),“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” Para tanto, cuidados serão necessários ao conduzir a alfabetização.O que Magda Soares defendia?
Magda Soares defendia que sim, é preciso ter vários métodos para alfabetizar, mas, sobretudo, como ensinar o quê e para quem. Deixou claro que a fala é inata, já a escrita é cultural e precisa ser desenvolvida, ou seja, a criança não aprende a ler e a escrever sozinha.O que Magda Soares fala sobre alfabetização na educação infantil?
Magda Soares (2009) nos diz que na educação infantil, as crianças devem ter acesso tanto às atividades de introdução ao sistema alfabético e suas convenções, a alfabetização, como também práticas sociais de uso da leitura e da escrita, o letramento. Isto não quer dizer que devemos deixar o lúdico de lado.Métodos de alfabetização - Magda Soares - Entrevista - Canal Futura
O que Emilia Ferreiro fala sobre alfabetização?
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p. 86).Como referenciar Magda Soares alfabetização e letramento?
In: SOARES, M. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo: Autores Associados, v. 25, 2003.Qual a diferença entre alfabetização e letramento segundo Magda Soares?
Entendemos por alfabetização a ação de ler e escrever, já o letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita. Segundo Soares (2003), não adianta aprender uma técnica e não saber usá-la.Como a criança aprende segundo Magda Soares?
Cada aprendizagem diferencia-se das demais por processos próprios, mas interdependentes. Cada aprendizagem depende das demais, como a aprendizagem do sistema de escrita para que se possa ler e escrever, usando a escrita nas situações culturais e sociais em que a escrita está presente.Qual o melhor método para alfabetizar?
A abordagem fônica é, de longe, o meio mais eficaz para alfabetizar. Isso porque ela contempla muitos dos componentes essenciais para a aprendizagem da leitura e da escrita.Quais são as 4 fases da alfabetização?
Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico. A partir de uma pesquisa desenvolvida no decorrer de dois anos e de um trabalho experimental com crianças entre quatro e seis anos de idade.O que a autora Magda Soares descreve o letramento?
O LETRAMENTODe acordo com a autora: “Verifica-se uma progressiva, porém cautelosa, extensão do conceito de alfabetização em direção ao conceito de letramento: do saber ler e escrever ao ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita.” (SOARES, 2017: 33).
Como alfabetizar letrando segundo Magda Soares?
Segundo Magda, o ideal seria a prática do alfabetizar letrando, o que ela chama de “alfaletrar”, ou seja, ensinar a ler e a escrever sem perder de vista o contexto das práticas sociais de leitura e da escrita e sua aplicação no dia a dia.Qual o método de alfabetização de Magda Soares?
A crítica de Soares à utilização unitária do método fônico é, principalmente, porque esse método inicia diretamente com as relações entre letras e fonemas, pulando etapas que a pesquisadora considera importantes e desconsiderando o desenvolvimento de cada criança.O que Freire diz sobre a alfabetização?
Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.O que Magda Soares fala sobre avaliação?
Não uma avaliação para dar nota, para aprovar ou reprovar, mas para identificar o que o aluno já venceu e o que ainda não venceu.Qual a melhor estratégia para alfabetizar?
Comece pelo básico, use jogos e atividades lúdicas, leia para a criança, ensine as letras em ordem, pratique a escrita, incentive a leitura e use tecnologia de forma consciente. Com essas dicas e estratégias, você pode ajudar a criança a desenvolver habilidades de leitura e escrita importantes para a vida toda.Qual a contribuição de Magda Soares para a educação?
Dedicou sua vida aos estudos na área da alfabetização e nos ensinou como alfabetizar, letrar e contribuir com o desenvolvimento de muitas crianças. A educação brasileira perde uma das maiores professoras que dedicou sua vida a educação escolar", relatou.Como o legado de Magda Soares pode ajudar os professores na alfabetização?
A educadora produziu uma extensa lista de livros acadêmicos e didáticos, sendo que a obra Alfabetização: a questão dos métodos rendeu a Magda o Prêmio Jabuti em 2017. Sua última obra foi Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever, lançada em 2020.Como citar Magda Soares?
Como CitarSOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p.