Excesso de pressão na calibragem Nele, você encontra a calibragem de pneus recomendada. Esse é um detalhe muito significativo, pois, de acordo com o Detran, a alta pressão do pneu é o principal motivo que leva ao estouro.
Uma das principais causas do estouro de pneus é a pressão incorreta. Pneus com pressão muito baixa podem superaquecer, enquanto pneus com pressão muito alta podem estourar. Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês e antes de viagens longas.
Os buracos são uma das principais causas de danos aos pneus. Quando um veículo passa por um buraco a alta velocidade, a pressão repentina pode causar um estouro instantâneo ou danificar a estrutura interna do pneu, levando a um estouro posterior.
Em primeiro lugar, saiba que, mesmo com a manutenção adequada, os pneus podem estourar. Existem várias causas para isso, como desgaste excessivo, pressão dos pneus, danos causados por objetos estranhos na estrada, entre outros fatores. É importante estar ciente dessas causas para evitar problemas durante a condução.
Várias coisas podem acontecer para seu pneu estourar, mas normalmente as causas mais comuns são a famosa formação de bolhas (quando você percebe um ponto mais “estufado” na borracha) ou manobras que acabam fazendo o pneu pegar na guia.
Pois é: além de comprometer a dirigibilidade, o pneu careca também fica mais vulnerável a estourar em um buraco ou mesmo em uma emenda mais acentuada na pista.
Apesar da resistência da borracha usada na sua fabricação, o pneu pode ser furado ou até rasgado em algumas situações. Isso pode acontecer pela presença de objetos pontiagudos no asfalto, como por exemplo, pregos, pedras afiadas ou ainda pedaços de vidro.
Mantenha o veículo em linha reta (ele tenderá a virar para o lado do pneu afetado) e reduza a velocidade. Quando tiver certeza de que tem domínio do veículo, sinalize para os outros motoristas e saia com cuidado para o acostamento.
Quando um pneu estoura, o motorista pode perder o controle do veículo, bater em outros veículos ou colidir com pedestres, resultando em ferimentos significativos e danos materiais. Acidentes também podem ocorrer quando os restos de borracha forçam os motoristas a desviar.
A forma mais básica e rápida de saber se o pneu está furado é a verificação visual. Antes de entrar no automóvel e dar partida, circule o veículo e veja a condição de cada um dos pneus. Pneus baixos podem ser sinal de furo ou falta de calibragem adequada.
Os pneus murchos e com menos quantidade de ar do que deveria possuem menos pressão e resistência, ficando mais suscetíveis a furos. Fique de olho, e sempre que possível use os calibradores gratuitos disponibilizados em postos de gasolina.
A forma como você dirige é muito importante para a preservação dos pneus. Quanto mais brusca for a freada ou acelerada, maior será o prejuízo na estrutura do pneu. Além disso, há maior esforço do sistema de suspensão e de diversos componentes do seu veículo. superaquecimento dos pneus.
Caso a lateral seja perfurada ou cortada, é impossível reparar o pneu e recuperar as qualidades de formas necessárias para uma performance ideal. Nesse caso, o pneu deve ser substituído.
O que o condutor deve fazer quando o pneu estoura?
Caso o pneu estoure ou esvazie com o carro em movimento, não pise no freio. Mantenha o carro em linha reta (provavelmente, ele vai “puxar” para o lado do pneu estourado) e reduza a velocidade apenas tirando o pé do acelerador.
O que fazer quando o pneu do carro alugado estoura?
Em casos de acidente ou roubo com o carro alugado, o locatário deve informar a locadora e as autoridades locais num prazo de 24 horas após o ocorrido. É claro que o ideal é informar a locadora imediatamente para que a mesma possa providenciar a assistência rodoviária.
Os furos geralmente são provocados por objetos pontiagudos como pregos, parafusos, pedras e vidros partidos. Até mesmo o fato de encostar o pneu no meio fio, dependendo do ângulo e da velocidade, pode ser suficiente para o pneu furar.
Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem. Os desenhos também são responsáveis por garantir a aderência do pneu à pista.
O que acontece se o pneu do carro estourar em movimento?
Se estoura, você vai sentir o tranco no volante, o carro te avisa e você vai para o acostamento. Se explode, aí fica mais interessante, pois o tranco vai ser tão forte que você pode perder o controle, rodar e capotar. Então o mais importante é segurar o volante e tirar o pé. não freie caso contrário você vai rodar.
Os principais perigos incluem perda de controle do veículo, vibrações e instabilidade na estrada, o que pode resultar em acidentes graves. Além disso, um pneu deslocado pode causar danos a outras partes do veículo, incluindo suspensão e freios.
Após o pneu passar por um buraco ou sofrer algum tipo de choque, a estrutura interna se rompe. Isso faz com que a pressão por dentro empurre a borracha para fora, formando a bolha. Detalhe: isso não ocorre apenas com pneus velhos. As bolhas podem aparecer em pneus novos ou recém-montados.
Andar com o pneu furado pode acarretar diversas consequências prejudiciais ao veículo e à segurança do condutor. Primeiramente, a estabilidade do carro é comprometida, tornando a condução mais difícil e arriscada.
A maioria dos pneus run flat normalmente rodará por pelo menos 80 quilômetros a uma velocidade razoável, certamente uma distância suficiente para organizar uma troca segura em quase todas as situações incomuns.
Certifique-se de que cobre os orifícios da roda. Para pneus sem câmara de ar, a base do aro é essencial porque cria vedação. Para pneus com câmara de ar, se a fita do aro estiver danificada, o risco de furo é muito alto. É necessário inspecionar a fita do aro e às vezes trocá-la.