Moisés é citado nas escrituras como a semelhança de Jesus Cristo (ver Deuteronômio 18:15–19; 3 Néfi 20:23). Assim como Moisés ajudou a livrar Israel do cativeiro do Egito, Jesus Cristo livra a humanidade da escravidão do pecado e da morte.
Moisés foi fiel ao Senhor em sua missão como libertador e como guia no deserto. Jesus foi fiel ao Pai até a morte, a fim de libertar o povo de Deus da escravidão do pecado. Contudo Jesus é digno de maior glória, porque Moisés era apenas um servo do Senhor enquanto Jesus é o próprio Filho de Deus.
Moisés e ■ Ambos tem a ver com sustento miraculoso da multidão. Ambos cumpriram missão redentora. Jesus ■ Ambos trouxeram a Páscoa. que Jesus é o Cristo, cumprimento da Lei e dos Profetas.
(Moisés 6:50–52; ler também 53–61.) “E eis que agora te digo; Este é o plano de salvação para todos os homens, por meio do sangue do meu Unigênito, que virá no meridiano dos tempos”. (62).
7 SEMELHANÇAS ENTRE MOISÉS E JESUS NA BÍBLIA - (Impressionante)
Qual a ligação de Moisés com Jesus?
Moisés é citado nas escrituras como a semelhança de Jesus Cristo (ver Deuteronômio 18:15–19; 3 Néfi 20:23). Assim como Moisés ajudou a livrar Israel do cativeiro do Egito, Jesus Cristo livra a humanidade da escravidão do pecado e da morte.
Moisés, era um levita e nasceu numa época em que os hebreus eram mantidos escravos no Egito; e sob o temor do crescimento do povo hebreu, o faraó ordenou que toda criança do sexo masculino deveria ser sacrificada. Moisés é salvo pela filha do faraó e condicionado aos conhecimentos do povo egípcio durante 40 anos.
Quem foi o primeiro profeta a anunciar a vinda do Messias?
Isaías, um grande profeta do Velho Testamento, anunciou o nascimento iminente do Messias. “O mesmo Senhor vos dará um sinal”, ele declarou. “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).
Jesus, todavia, tem sido considerado digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a estabeleceu” (Hb 3.1-3). Para os judeus não havia ninguém maior e mais sublime que Moisés. Então foi dito a eles: Jesus é maior que Moisés.
Jesus, por sua vez, nasceu mais de mil e quinhentos anos depois de Moisés, e a sua história tem alguns paralelos interessantes com a de Moisés: ambos tem uma infância fora do comum (Jesus nasceu de uma virgem e Moisés foi encontrado em um cesto, dentro das águas) e trabalharam para libertar os homens das suas ...
No contexto de João 5:46 Jesus está falando aos judeus, que deveriam acreditar nele pois Moisés havia escrito sobre ele, Jesus fez menção a Moisés, porque ele é considerado o personagem mais importante do Velho Testamento.
Moisés é considerado o príncipe do Egito, porque foi adotado pela filha do faraó. Jesus é o Príncipe da Paz, porque nos traz a plenitude, a paz completa, inteira, a vida em abundância. A imagem de Moisés como pastor simboliza sua missão de conduzir os hebreus para a terra prometida.
Eles chegaram a uma montanha chamada monte Sinai. Moisés subiu a montanha para falar com o Senhor. O Senhor disse a Moisés que Ele queria falar com os israelitas pessoalmente.
Monte Tabor é o local tradicional. A mais antiga identificação do Monte da Transfiguração foi o Tabor por Orígenes, no século terceiro. Ele também é mencionado por São Cirilo de Jerusalém e São Jerônimo no século IV. A Igreja da Transfiguração está localizada no topo do Monte Tabor.
Enquanto Jesus orava, a glória de Deus desceu sobre Ele. Seu rosto ficou brilhante como o sol. Dois profetas do Velho Testamento chamados Moisés e Elias apareceram a Ele. Eles falaram sobre Sua morte e Ressurreição que logo aconteceriam.
Segundo a tradição judaico-cristã, Moisés foi um instrumento de Deus para libertar os Hebreus, que o consideravam seu principal legislador e um dos mais importantes líderes religiosos. De acordo com a Bíblia e a tradição judaico-cristã-islâmica, Deus realizou diversos milagres através de Moisés após uma Teofania.
O que Jesus quis dizer com "Eu sou a lei de Moisés"?
Essa lei maior é um convite, uma outra maneira de dizer: “Vinde a mim e sede salvos” (3 Néfi 12:20). Assim como a lei de Moisés, essa lei nos guia a Cristo, o Único que pode nos salvar e nos aperfeiçoar.
Além de cumprir a Aliança das obras, Jesus fez por nós o que nunca conseguiríamos fazer, que é a expiação dos nossos pecados. Ele cumpriu em si mesmo todas as promessas e profecias antecipadas no Antigo Testamento. Se analisarmos o discurso de Jesus Cristo podemos observar como este se baseia nas Escrituras.
Para os judeus, Moisés sempre foi um judeu, sua origem é judaica e, além disso, a Moisés é atribuída a construção de uma identidade judaica; foi Moisés quem legou aos judeus a unidade enquanto povo, razão de a questão da verdade que Freud questiona no texto dizer respeito à questão da nacionalidade de Moisés.
Moisés teria vivido no tempo do Faraó Ramsés II, que teria reinado entre os anos 1279 e 1212 a.C. Jesus teria nascido no ano 4 antes da Era Comum ou antes de Cristo. Confrontando essas duas datas, poderíamos dizer que os anos que separam os dois personagens é de cerca de 1200 anos.