Como a pessoa se sente após transplante de medula óssea?
No período pós transplante de medula óssea (pós-TMO) o sistema imunológico fica debilitado e mais suscetível às infecções. É necessário tomar diversas precauções para se recuperar corretamente e da melhor forma.Como é o pós-transplante de medula?
No primeiro ano após o TMO, o corpo fica mais vulnerável a infecções. Evite contato com portadores de doenças contagiosas, plantas e animais. Germes encontrados em piscinas, lagos e praias podem transmitir infecções e devem ser evitados por, pelo menos, um ano após o tratamento.Quais os riscos pós transplante de medula óssea?
Os principais riscos se relacionam às infecções e às drogas quimioterápicas utilizadas durante o tratamento. Com a recuperação da medula, as novas células crescem com uma nova 'memória' e, por serem células da defesa do organismo, podem reconhecer alguns órgãos do indivíduo como estranhos.Quanto tempo demora a recuperação de um transplante de medula?
Para a maioria das pessoas, no entanto, os primeiros 2 a 3 meses até 1 ano depois do transplante permanecem como tempo de recuperação.Dúvidas sobre transplante de medula óssea - Dr. Nelson Hamerschlak
Qual é a complicação mais comum após o transplante de medula óssea?
A complicação mais usual do transplante de medula óssea está associada ao problema de incompatibilidade. Ela é denominada de Doença de Enxerto Contra Hospedeiro (DECH) ou GVHD(graft-versus-host disease do inglês), popularmente conhecido como rejeição.Qual a sobrevida de um transplantado de medula óssea?
Dos oitenta pacientes que foram submetidos a TMO neste estudo, a sobrevida global foi de 40%, com uma mediana, em 32 pacientes que permaneciam vivos ao final do estudo, de 45,16 meses.Quem faz transplante de medula óssea fica curado?
Tipos de transplante de medula ósseaO transplante tem como objetivo substituir uma medula doente por uma saudável. O procedimento é a chance de cura para cerca de 80 doenças, como as leucemias – tipo de câncer mais comum na infância –, principalmente a leucemia linfoide aguda.
Como é a vida do paciente após o transplante?
No caso dos transplantes, na maioria dos casos o paciente volta a ter uma vida normal, mas terá responsabilidades a cumprir para o resto da vida. Os primeiros dias após o transplante são os mais importantes, por causa da adaptação do organismo ao novo órgão.Qual a chance de um transplante de medula óssea dar certo?
Quando encontrado um doador compatível, uma pessoa com leucemia tem 30% de chances de cura e, quando esse procedimento é feito entre pessoas “não aparentadas”, a estimativa é menor. Além disso, a indicação de transplante depende do tipo da doença e da resposta que a mesma tem aos tratamentos iniciais.O que acontece quando o transplante de medula não dá certo?
Mais de 40% dos pacientes transplantados de medula óssea podem desenvolver doença do enxerto contra o hospedeiro. Quem passou pelo Transplante de Medula Óssea alogênico aparentado e não aparentado está sujeito a uma condição que ocorre quando as células da medula óssea ou células-tronco do doador atacam o receptor.Quando faz transplante de medula, o câncer pode voltar?
Conforme a literatura, a incidência de recidivas após o transplante varia de 13% a 47%, dependendo do paciente, da doença e das características do transplante.Quais são os efeitos colaterais de um transplante de medula óssea?
Riscos e efeitos colaterais
- Infecções: Devido à imunossupressão, o paciente fica mais suscetível a infecções.
- Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro (DECH): No transplante alogênico, as células do doador podem atacar os tecidos do receptor.
- Rejeição do enxerto: O corpo do paciente pode rejeitar as células transplantadas.