Qual a preparação para fazer o exame de cintilografia?
Como se Preparar– 24 horas antes da realização do exame, deve suspender: café, chá, chocolate, refrigerante, bebidas alcóolicas e cigarros; – Este procedimento não precisa de jejum, logo, é recomendada uma alimentação leve, até duas horas antes do início do exame.
Quem vai fazer cintilografia pode comer ovo?
ALIMENTOS E INGREDIENTES PERMITIDOS– Frutas, exceto em algumas orientações dietéticas, menos as cerejas ao marrasquino, que têm o corante vermelho #3 (ou E 127 no Reino Unido), e o ruibarbo, não permitidos. – Nozes sem sal e manteiga de nozes sem sal. – Claras de ovos. – Carnes frescas, até 170 gramas por dia.
O que não deve fazer antes da cintilografia?
No dia da cintilografia o paciente não deve estar em jejum. Contudo, é indicado que faça refeições leves antes da avaliação. Em relação aos medicamentos usados, é importante conversar com o médico de modo a receber algumas orientações.Quais são as contraindicações da cintilografia?
Contraindicações: taquiarritmia ventricular; hipertensão arterial não controlada; deve ser usado com cautela em pacientes com angina instável, IAM recente, cardiomiopatia hipertrófica ou obstrutiva.Cintilografia: o que é e como é realizada?
Quais os sintomas depois da cintilografia?
É raro, mas existe a possibilidade de alergia. Os sintomas mais comuns são manchas vermelhas na pele, inchaço no rosto e a sensação de fechamento da garganta. Se qualquer destes sintomas ocorrer após sua ida para casa, retorne ao setor para que possamos diagnosticar e tratar.Quais os cuidados após a cintilografia?
Deve-se evitar o uso de sutiã de bojo ou com hastes de metal. O fecho das costas não interfere na cintilografia. - Caso queira tomar banho após o exame, o cliente ainda deve dispor de toalha, chinelo com sola de borracha e produtos de higiene pessoal.Quais doenças a cintilografia detecta?
A principal função da cintilografia óssea é detectar metástases ósseas de tumores oriundos de outros órgãos (pulmão, próstata ou mama). No entanto, ele também se presta à detecção de tumores ósseos, infecções ou inflamações dos ossos, doenças metabólicas dos ossos, necroses ósseas, fraturas de estresse em atletas, etc.Quem vai fazer cintilografia pode comer banana?
Não ingerir 24 horas antes do exame: Café, café com leite, chá, mate refrigerante (seja ele normal, light ou dietético), chocolate, achocolatado, alimentos que contenham chocolate, café descafeinados, bebidas gasosas, banana ou quaisquer alimentos ou medicamentos que contenham cafeína na fórmula.Que roupa usar para fazer cintilografia?
Preparo para o exame de Cintilografia Óssea:SERÁ necessária a ingestão de muito líquido após a injeção do radiofármaco. Procure vestir roupas confortáveis, sem excessos de botões ou peças metálicas. Evite cintos com fivelas, jóias, brincos e pulseiras.
O que comer na dieta para cintilografia?
SOMENTE ALIMENTOS SEM SAL OU COM SAL SEM IODO (encontrado nas farmácias de manipulação). Legumes, hortaliças e vegetais. Frutas frescas (apenas evite comer banana). Gorduras: margarina sem sal, óleos (não usar derivados de soja, de preferência derivados de girassol, milho ou oliva).Quem vai fazer cintilografia pode beber leite?
– Não faça jejum prolongado. Faça uma alimentação leve, até duas horas antes do exame. – 24 horas antes, não use café, café com leite, chá, mate refrigerante (seja ele normal, light ou dietético), chocolate, achocolatado, ou qualquer alimento e medicamento com cafeína.Quantos minutos dura o exame de cintilografia?
A duração total do exame, contemplando as duas etapas, varia de quatro a seis horas. Os resultados de imagens são obtidos de 15 a 60 minutos após a conclusão das duas etapas.O que é injetado na cintilografia?
Durante uma cintilografia, é administrada uma pequena quantidade de um radionuclídeo ligado a outra substância (cuja combinação é denominada marcador radioativo), geralmente por injeção. O radionuclídeo emite pequenas quantidades de radiação que são medidas durante a leitura e, com isso, cria imagens.Qual medicamento é usado na cintilografia?
Tecnécio 99m ou Gálio 67 são medicamentos usados na realização da cintilografia pulmonar. Este exame indica as seguintes doenças: enfisema pulmonar, embolia, e deformidades nos vasos sanguíneos, entre outras situações. Se um médico do SUS pedir este exame, este pode ser feito gratuitamente na rede de saúde.Quais são os riscos do exame de cintilografia?
Os riscos e contraindicações associados à cintilografia são geralmente raros. A ocorrência de reações alérgicas às medicações usadas durante o procedimento, por exemplo, é considerada pouco comum.Quem não pode fazer o exame de cintilografia?
Quem não pode fazer cintilografia? Gestantes e mulheres que estão amamentando não devem utilizar os procedimentos, pois os fetos e recém-nascidos possuem uma maior sensibilidade à radiação. Entretanto, casos especiais devem ser avaliados e discutidos pela equipe médica.Como o câncer aparece na cintilografia?
Na Cintilografia de Corpo Inteiro para Pesquisa de Metástases (Pci)-Iodo 131, também chamada de PCI, o exame é feito para pacientes que apresentaram câncer, para avaliar se as células cancerígenas se espalharam e instalaram-se em outros órgãos, formando nódulos e tumores, a denominada metástase.Quanto tempo a radiação da cintilografia fica no corpo?
Os radioisótopos permanecem no organismo por alguns dias.Quando se pede uma cintilografia?
A principal indicação de cintilografia óssea é pesquisar possíveis metástases ósseas. A metástase óssea ocorre quando algum tipo de câncer se espalha para outras partes do corpo, incluindo os ossos. Tumores de mama e de próstata, por exemplo, têm maior probabilidade de atingirem esse tecido.Pode beber depois da cintilografia?
Além disso, também se deve evitar quaisquer outros alimentos ou medicamentos que contenham cafeína, bebidas alcoólicas e bebidas gaseificadas.Qual o efeito colateral da cintilografia?
Riscos (efeitos colaterais indesejáveis)O principal risco está relacionado ao estresse físico ou farmacológico (distúrbios do ritmo, infarto do coração, embora eventos graves muito raramente ocorram, 1-10 em 100.000 exames), eventos isquêmicos induzidos por estresse devem ser considerados se necessário.