Mas, em algumas casas de candomblé, a bebida não é permitida para uso dos visitantes, apenas servida ao Orixá em terra. Em outras casas não há essa proibição."
No candomblé, não há idéia de bem e mal como coisa inconciliável. Quem faz essa oposição é o mundo cristão. Para o afro, o bem e mal são faces da mesma moeda e estão presentes em todas as coisas. O Exu deve ser pago pelo seu trabalho como todo deus mensageiro em qualquer tradição religiosa.
Um filho-de-santo deve seguir as prescrições da dieta de seu orixá. Um filho de Oxalá, pai de todos os orixás, não come azeite-de-dendê. O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco. O de Oxóssi, caçador que vive embrenhado nas matas, evita a carne de assanhaço, coruja e urubu.
Obrigações no candomblé são ritos realizados após a feitura (iniciação) para fortalecer os laços entre a filha de santo e seu orixá; a sequência desses ritos descreve uma trajetória de crescimento e maturação no terreiro.
Nos três meses, você não pode beijar, fazer sexo. ou ter qualquer tipo de relação com outra pessoa. ou com você mesmo. Durante esses 3 meses, só roupas brancas, mas nenhuma cor, você não pode olhar no espelho.
As cautelas dos filhos de santo com comidas que provocam alergia ou ojerizas e com todos os objetos e substâncias que são associados a acidentes, correspondem mais a precauções contra os tropeços numa armadilha situada no caminho da pessoa (Smith 1979:39) que a uma obediência a uma norma externa e coletiva.
Assim como a quizila de mariscos, o caranguejo também está relacionado ao enredo narrativo mítico ligado às antipatias e domínios dos nkisi e dos orixás.
Apesar do nome popular ser um pouco confuso, (talvez fosse mais indicado chamar de banho “contra” quebra de quizila) trata-se de um bom ritual de defesa, com fundamentos ligados ao orixá Obaluayê (sincretizado com São Roque, santo festejado em 16 de agosto). Ele é feito com farinha de milho branca e água.
Para o Candomblé, não existe uma concepção de céu ou inferno. Após a morte física, o egun (alma do falecido) é encaminhado pelos orixás Omulú e Iansã Igbale até o Órun (mundo espiritual).
Hierarquia no candomblé Queto. Iá / Babá: significado das palavras iá do iorubá significa mãe, babá significa pai. Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.
Assim, tanto na umbanda quanto no candomblé existem tratamentos espirituais para auxiliar seus fiéis a se afastarem do consumo de drogas psicoativas (BARBOSA, 2021).
Assim, o Jesus Cristo cultuado na Umbanda parece se distanciar tanto da figura criadora do Candomblé como também parece se distanciar daquele que orienta os cultos católicos como o Filho encarnado de Deus. Na Umbanda, assim como no Candomblé, essa representação parece mais ligada à figura do Pai, aquele que pode criar.
Por fim, o candomblé tem outros nomes ao redor do país. Em Recife, por exemplo, a religião é conhecida como Xangô, mas no Rio de Janeiro recebe o nome de Macumba. No entanto, o termo Macumba tem sido rejeitado pelos seguidores do candomblé por ter uma conotação pejorativa.
O que não se pode fazer no resguardo do candomblé?
São resguardos. São dias que a gente não pode tomar bebida alcoólica, ir para festas, usar roupa escura, comer alguns tipos de comiga, fazer sexo. Então, são dias que a gente fica ali de boinha e com essas proteções para impedir que energias negativas se aproximem", explicou.
Além disso, ela se agrada muito de oferendas que contenham flores lilás, rosas brancas, calda de ameixa e figo, uvas, maçãs e melão. Em hipótese nenhuma ofereça à yabá carneiros, peixe de pele, siri, carambola e roupas pretas, pois estas são as quizilas de Nanã.
Qual o significado de raspar a cabeça no candomblé?
Que na iniciação de Candomblé é raspada a cabeça do iniciado? É chamado de “Katula” e simboliza o nascimento, o recomeço da vida. O cabelo representa a força e é a única parte do corpo que continua crescendo mesmo após a morte! Raspar o cabelo representa o maior sacrifício do candomblecista ao oferecê-lo ao seu Orixá.
No caso em que o morto era um pai ou mãe de santo cujo terreiro permanecerá ainda aberto, deverá ficar fechado ao público durante um ano ou mais conforme determinação do jogo, mas as cerimônias internas continuam, costuma-se repetir o ritual de um, três, seis meses, e um, três, sete anos depois do axexê inicial.
As religiões brasileiras de origem africana podem realizar cerimônias de batismo, de iniciação e de casamento, pois são religiões que possuem "autoridades" denominadas sacerdotes, babalorixás ou iyalorixás.
Ogã Suspenso, a pessoa escolhida por um orixá para ser um ogã, é chamado suspenso, por ter passado pela cerimônia onde é colocado em uma cadeira e suspenso pelos ogãs da casa, significando que, futuramente, será confirmado e passará por todas obrigação para ser um ogã.