O que significa não emprestar seu dinheiro com usura?
Essa é a forma mais conhecida de usura, pois ocorre quando uma pessoa física ou jurídica empresta dinheiro para outra. Em troca, ela cobra uma taxa de juros excessivamente alta, muito acima da determinada na política monetária do país, que pode ser difícil ou até impossível de pagar.
O que a Bíblia fala sobre emprestar dinheiro com usura?
Ao estranho emprestarás à usura; porém a teu irmão não emprestarás à usura, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em tudo que puseres a tua mão, na terra, a qual passas a possuir.
E a lei 1.521/51 define como "usura" a conduta de emprestar cobrando juros acima dos limites legais, que seriam de 1% ao mês. Quem empresta sem juros ou com uma correção modesta não incorre em nenhuma legalidade.
Semelhantemente a Paulo, Salomão diz em Provérbios 22.7: “Quem toma emprestado é escravo de quem empresta”. Esta passagem é muitas vezes mal interpretada, e não significa que o empréstimo é pecaminoso.
1️⃣ Cuidado com a motivação: Emprestar deve ser um ato de amor e ajuda genuína, não uma forma de controle ou vantagem. (1 Coríntios 13:5) 2️⃣ Não espere nada em troca: Jesus nos ensina: “Emprestem sem esperar receber de volta, e será grande a sua recompensa no céu” (Lucas 6:35).
Durante a Idade Média, a prática da usura era muito discutida pela Igreja. Usura é definida como o excedente à qualquer coisa, quando se recebe algo a mais do que foi dado ou emprestado. Era considerada um excedente ilícito.
Papa Francisco assim diz: “A usura é um pecado grave porque mata a vida, pisoteia a dignidade das pessoas, é veículo de corrupção e impede o bem comum”.
Onde fala na Bíblia que não pode emprestar dinheiro a juros?
A teu irmão não emprestarás com juros, seja dinheiro, seja comida ou qualquer coisa que é costume se emprestar com juros. Ao estrangeiro emprestarás com juros, porém a teu irmão não emprestarás com juros, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em todos os teus empreendimentos na terra a qual passas a possuir.
— Se você emprestar dinheiro a algum pobre do meu povo, não faça como o agiota, que cobra juros. Se você receber a capa do seu vizinho como garantia de uma dívida, devolva-a antes que anoiteça. Pois a capa é a única coisa que ele tem com que se cobrir quando dorme, para esquentar o corpo.
22 O que se apressa a enriquecer é homem de olho maligno, porém não sabe que há de vir sobre ele a pobreza. 23 O que repreende o homem depois achará mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua. 24 O que rouba a seu pai, ou a sua mãe, e diz: Não há transgressão; companheiro é do homem dissipador.
A usura seria a cobrança excessiva de juros, que nada mais é do que a remuneração do próprio dinheiro. A usura está intimamente ligada à cobrança excessiva de juros e, por isso, constitui crime no Direito Penal brasileiro; aquele que pratica a usura é popularmente conhecido como agiota.
Onde está escrito na Bíblia não emprestar dinheiro com usura?
Já na esfera religiosa, a Bíblia no Antigo Testamento no livro de Deuteronômio 23,20-22, diz assim: “Não emprestes a teu irmão com juros, quer se trate de empréstimo de dinheiro, de viveres ou qualquer outra coisa sobre a qual é costume exigir um juro.
A usura era considerada um pecado contra a justiça pelo fato de o lucro obtido sobre o tempo de empréstimo de um dinheiro sem finalidade produtiva não ser justo para com aquele que dele necessitava. O usurário pecava ao levar vantagem sobre o tempo desse empréstimo.
Lembre-se, quando você empresta dinheiro, pode ter dificuldade em cobrar o pagamento, não há garantias formais de que receberá de volta e o devedor pode criar uma dependência financeira. Além disso, existe sempre o risco de o dinheiro simplesmente não ser pago. Portanto, pense muito bem antes de emprestar dinheiro.
Em seu artigo 4º, a norma prevê o crime de usura pecuniária ou real, e descreve a conduta delituosa como sendo o ato de cobrar juros, e outros tipos de taxas ou descontos, superiores aos limites legais, ou realizar contrato abusando da situação de necessidade da outra parte para obter lucro excessivo.
Agiotagem é o empréstimo com juros extorsivos, crime previsto na lei 1.521/51. O contrato de mútuo entre particulares é permitido, mas a taxa de juros não pode exceder 12% ao ano, conforme decreto 22.626/93.
Quem criou os juros? Não se sabe quem criou os juros ao certo, mas sua origem remete a 3000 a.C na Suméria, ou seja, é um sistema bem funcional e antigo na história, existindo antes mesmo da criação das moedas. Antes de existirem as moedas, o sistema de empréstimo ocorria com produtos, como grãos, cereais e prata.
Sob tal influência, vemos que muitas corporações de ofício combatiam a obtenção de lucros abusivos com a estipulação do chamado “justo preço”. Em suma, esse tipo de preço consistia na soma da matéria-prima e da mão de obra empregada na obtenção da mercadoria.
O que significa aquele que não dá o seu dinheiro com usura?
O significado de usura é emprestar dinheiro cobrando uma taxa de juros considerada abusiva, ou superior à taxa permitida por lei. No entanto, quando ela passou a ser utilizada, na Inglaterra sob o comando do rei Henrique VIII, ela dizia respeito somente a cobrança de qualquer taxa de juros sobre fundos emprestados.
“Se fizerem empréstimo a alguém do meu povo, a algum necessitado que viva entre vocês, não cobrem juros dele; não emprestem visando a lucro” (Êxodo 22,25). (Levítico 25,37).
Salmo 15 é um exemplo clássico dessa verdade. Nele, o salmista pressupõe que, a despeito de todo perrengue que o justo passa em sua jornada nesta vida, haverá um dia em que Deus colocará todas as coisas em seu devido lugar.