O que não incorpora ao salário?

Desse modo, ficou estipulado que quantias pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação (desde que não seja em dinheiro, a não ser se acordado em norma coletiva), diárias para viagem, prêmios e abonos não se incorporam ao salário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fecomercio.com.br

O que não integra o salário?

Não podem ser considerados como salário o pagamento de seguros de vida, cursos (para o trabalhador ou seus dependentes), previdência privada e transporte para o serviço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

O que não tem natureza salarial?

Assim, são exemplos de parcelas de natureza não salarial: as indenizações, reparatórias ou compensatórias, penalidades, ajuda de custo, diárias de viagem e verba de representação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que pode ser integrado ao salário?

Alguns benefícios que são acordados em contrato, como vale-transporte, vale-refeição, convênio médico, vale-alimentação e outros benefícios, são considerados complementos da remuneração, que engloba honorários além do salário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o vale-refeição incorpora ao salário?

A reforma alterou o artigo 457 da CLT para prever que os valores pagos a título de auxílio-alimentação “não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

Incorporação da gratificação de função (S. 372, I, TST) pós reforma

O que diz a Súmula 241 TST?

De acordo com a Súmula 241, o vale para refeição tem caráter salarial e integra a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

Quais verbas integram o salário?

Sendo assim, no primeiro parágrafo deste artigo está estipulado que, além do salário fixo, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador são consideradas parte da remuneração do trabalhador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

O que diz a Súmula 367 TST?

Salário-utilidade

No caso do economista, o aparelho celular, o veículo e o notebook eram fornecidos para a realização do trabalho. De acordo com a Súmula 367 do TST, essas circunstâncias não configuram o salário in natura, ainda que os equipamentos possam ser utilizados, também, fora do trabalho, para fins pessoais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

O que diz a Súmula 439 do TST?

SÚMULA N.º 439 - DANOS MORAIS. JUROS DE MORA E ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA. TERMO INICIAL. Nas condenações por dano moral, a atualização monetária é devida a partir da data da decisão de arbitramento ou de alteração do valor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em coad.com.br

O que diz a Súmula 463 do TST?

Segundo a Súmula 463 do TST, para o deferimento do benefício, é suficiente que o empregado declare que não tem condições de arcar com as despesas do processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

O que diz a Súmula 444 do TST?

Conforme o texto da Súmula 444, a jornada diferenciada será válida quando prevista em lei ou firmada exclusivamente por acordo coletivo, sendo que o empregado não fará jus a adicional de hora extra pelo trabalho nas 11ª e 12ª horas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

O que diz a CLT sobre gratificação?

Como já falamos, de acordo com o artigo 457 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), além do salário fixo, bonificação e gratificação podem ser pagas para os colaboradores. Contudo, quando em forma de dinheiro, isso deve constar na folha de pagamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.caju.com.br

O que diz o artigo 457 CLT?

Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em edisciplinas.usp.br

O que diz a Súmula 172 do TST?

Súmula nº 172 do TST

Computam-se no cálculo do repouso remunerado as horas extras habitualmente prestadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www3.tst.jus.br

O que diz a Súmula 264 do TST?

A remuneração do serviço suplementar é composta do valor da hora normal, integrado por parcelas de natureza salarial e acrescido do adicional previsto em lei, contrato, acordo, convenção coletiva ou sentença normativa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em coad.com.br

Quais são as verbas que não incidem encargos trabalhista e previdenciário?

Ocorre a não incidência da contribuição quando as verbas são de caráter meramente indenizatório, não tendo natureza salarial, sendo eventuais, como por exemplo: (i) aviso prévio indenizado; (ii) terço constitucional de férias; (ii) férias indenizadas; e (iii) indenização pelos quinze dias que antecedem o auxílio- ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cleversonteixeira.adv.br

Qual artigo da CLT fala sobre salário?

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

§ 1º Integram o salário, não só a importância fixa estipulada, coma também as comissões, percentagens e gratificações pagas pelo empregador. § 2º Não se incluem nos salários as gratificações que não tenham sido ajustadas, as diárias para viagem e as ajudas de custo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 253 da CLT?

253 Para os empregados que trabalham exclusivamente no interior das câmaras frigoríficas e para aqueles que movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para ambientes artificialmente frios e vice-versa, depois de 1 (uma) hora e 40 (quarenta) minutos de trabalho contínuo, será assegurado um período de 20 (vinte) ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Quais são as verbas que de acordo com a CLT não integram a remuneração do trabalhador?

457, §2º da CLT as importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação (vedado seu pagamento em dinheiro), diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quais os três tipos de gratificações legais?

Além disso, as gratificações salariais podem ser classificadas em relação à: Periodicidade do pagamento; Valor; Fonte de obrigação (autônomas ou heterônomas).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

O que entra como gratificação?

O que diz a CLT. Segundo a CLT, a gratificação é uma remuneração extra em forma de gorjeta e, embora não seja obrigatória, se realizada, deve ser discriminada na folha de pagamento. Ou seja, ela deve integrar o salário, mas de forma adicional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.linkedin.com

O que diz o artigo 59 da CLT?

“Art. 59-A. É facultado às partes, mediante convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados os intervalos para repouso e alimentação. Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que diz a Súmula 418 do TST?

SÚMULA 418

A homologação de acordo constitui faculdade do juiz, inexistindo direito líquido e certo tutelável pela via do mandado de segurança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

O que diz a Súmula 60 do TST?

Este entendimento está consubstanciado, inclusive, na Súmula 60 do TST, a qual dispõe que o adicional noturno será também devido quando houver a prorrogação da jornada noturna, ou seja, além das horas extraordinárias, o empregado terá direito ao adicional noturno ainda que o horário de trabalho ultrapasse às 05:00h da ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiatrabalhista.com.br

O que diz o artigo 791 A da CLT?

O artigo 791-A da CLT, introduzido pela Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), prevê que a parte que perder a ação deve pagar os chamados honorários de sucumbência de 5% a 15% sobre o valor em discussão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br