Análise horizontal é uma maneira de avaliar as demonstrações financeiras de uma empresa comparando os resultados mais recentes com aqueles registrados em trimestres ou anos anteriores. Assim, a análise horizontal permite acompanhar a evolução dos dados divulgados nos balanços da companhia.
É um dos caminhos para avaliar o desempenho de uma empresa e, assim, decidir se é uma boa ideia investir nela ou não. Sua característica principal é observar a evolução de um mesmo elemento contábil ao longo do tempo, comparando demonstrativos de vários períodos.
A análise horizontal é dada em percentual, e ela pode ser feita item por item do Balanço Patrimonial, DRE ou Fluxo de Caixa através da seguinte fórmula: AH = ((Valor atual do item / Valor do item no período anterior) -1) *100.
Na prática, uma empresa pode usar a análise vertical para estudar o desempenho de suas unidades em diferentes países, por exemplo. Enquanto isso, a análise horizontal possibilita que cada uma dessas unidades tenha o seu desempenho avaliado ao longo de um ano.
Como interpretar os resultados da análise horizontal e vertical?
Se a análise horizontal trata de comparar resultados ao longo do tempo (ou seja, em uma linha horizontal), a análise vertical consiste em focar em um mesmo período. Estamos falando, portanto, de uma avaliação de cima para baixo.
É uma técnica de análise financeira das demonstrações contábeis de uma empresa. O objetivo da análise vertical é identificar a estrutura de custos, despesas e receitas da empresa e como elas se relacionam com seu total.
Análise vertical é um tipo de análise na qual observamos os resultados de uma empresa de cima para baixo ou de baixo para cima — por isso a chamamos de vertical. O que se pretende com isso é conferir os detalhes dos números que compõem o todo, sempre no contexto de determinado ano ou trimestre.
Qual é a finalidade principal da análise por quociente?
Tem por objetivo mostrar a relação entre dois valores de saldos de contas ou de grupos de contas, originando índices que indicam aspectos da situação econômica ou financeira da empresa.
Qual resposta é aceitável em uma análise horizontal de resultados da empresa de um ano para o seguinte?
A resposta correta para a análise horizontal de resultados da empresa de um ano para o seguinte é a alternativa a) O percentual de crescimento dos resultados deve ser maior que o percentual de crescimento das receitas. Isso indica que a empresa está obtendo um desempenho positivo e crescendo de forma saudável.
Um alto grau de imobilização do patrimônio líquido significa dizer que há uma dependência do financiamento do ativo circulante da empresa (recursos de curto prazo) em relação ao capital de terceiros (endividamento) uma vez que a maior parte dos recursos próprios foram imobilizados.
O que é possível perceber a partir da análise horizontal da DRE?
Ou seja, a Análise Horizontal permite verificar tanto a situação patrimonial da empresa (analisada pelo Balanço) quanto seu desempenho (analisado pelo DRE ou DFC).
Qual a importância das análises vertical Horizontal e variação monetária para a análise de demonstrativos financeiros?
E as análises vertical e horizontal são importantes para o controle financeiro, pois comparam números e resultados. Como qualquer relatório financeiro, eles nos mostram o caminho que a empresa está tomando, ele te sinaliza qual decisão precisa ser tomada.
Como fazer uma análise horizontal e vertical do Balanço Patrimonial?
A principal diferença entre ambas as análises se encontra no período no qual será feita a análise. Ou seja, enquanto a vertical tem como intuito analisar o desempenho de contas ou grupos dentro de um mesmo período de tempo, a horizontal tem como foco comparar períodos distintos.
As demonstrações contábeis obrigatórias são: o Balanço Patrimonial; a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); a Demonstração do Valor Adicionado (DVA); a ...
O PCT indica o quanto dos recursos da companhia vem do capital de terceiros. Dessa forma, com esse indicador é possível verificar o seu nível de endividamento. A fórmula é: PCT = (Passivo Circulante + Exígivel de longo prazo) / (Passivo Circulante + Exigível a longo prazo + Patrimônio Líquido)
Como avaliar a situação financeira de uma empresa?
Para verificar a situação do CNPJ de uma empresa, você pode acessar o site da Receita Federal, procurar por “Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União”, e realizar a consulta por meio da emissão dessa certidão.
Como analisar os índices de liquidez de uma empresa?
O cálculo da liquidez corrente é a divisão do ativo circulante pelo passivo circulante da empresa. Se o resultado for acima de 1, é sinal que a empresa está com boa saúde financeira, pois tem caixa para pagar praticamente todas as obrigações no curto prazo.
Os indicadores de liquidez são índices financeiros utilizados para verificar como está o crédito da empresa, sua capacidade monetária para cumprir com as obrigações compreendidas no passivo circulante. Portanto, são índices extremamente importantes para acompanhar a saúde financeira da empresa.
Quais são as duas demonstrações contábeis que devem ser analisadas em conjunto?
A Contabilidade, com os dois relatórios, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, um completando o outro, atinge a finalidade de mostrar a situação patrimonial e econômico-financeira de empresa.
Qual o índice que retrata com mais precisão a liquidez de uma empresa?
1. Índice de liquidez corrente (LC) Também conhecido como índice de liquidez comum, o LC faz o cálculo da capacidade de um negócio realizar o pagamento em curto prazo e, por esse motivo, é um dos indicadores mais utilizados para fazer a análise da capacidade de pagamento de uma corporação.
A análise vertical mostra a importância de cada conta em relação à demonstração financeira a que pertence e, através da comparação com padrões do ramo ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores, só não permite inferir se há itens fora das proporções normais.
Como um analista realiza uma análise do tipo vertical?
A análise vertical detalha a participação de cada item do balanço patrimonial sobre os ativos ou passivos totais. Por exemplo, qual é o percentual dos ativos circulantes (recursos disponíveis no curto prazo) em relação ao total dos ativos.
Na prática, uma empresa pode usar a análise vertical para estudar o desempenho de suas unidades em diferentes países, por exemplo. Enquanto isso, a análise horizontal possibilita que cada uma dessas unidades tenha o seu desempenho avaliado ao longo de um ano.
Qual a importância da análise horizontal e vertical como ferramenta contábil?
A interpretação das análises vertical e horizontal traz uma segurança maior a quem necessita tomar uma decisão, facilita os gestores a saber como seu departamento tem contribuído para desenvolvimento geral da empresa, ao saber identificar por traz dos números apresentados por as análises os gestores estarão perto de ...