O caranguejo do mangue (Ucides cordatus cordatus L.), também conhecido com caranguejo uçá, caranguejo verdadeiro ou catanhão, é um crustáceo semi-terrestre e exclusivo de manguezais de toda costa Atlântica das Américas, desde a Flórida até Laguna/SC.
Ele vive em manguezais e constrói galerias em zonas atingidas pela maré. A espécie ocorre desde a Flórida, nos Estados Unidos, até Santa Catarina, no Brasil. Caranguejos podem ocorrer no ambiente marinho, em água doce e no ambiente terrestre.
Os caranguejos, a depender da espécie estudada, podem ser herbívoros, carnívoros ou onívoros. Há espécies que se alimentam ainda de restos de seres vivos, sendo chamados de carniceiros, e aqueles que se alimentam de partículas alimentares depositadas sobre os sedimentos, os chamados detritívoros.
Caranguejos são encontrados, principalmente, no ambiente marinho. Entretanto, isso não significa que eles ocorrem apenas em água salgada, sendo possível verificar espécies vivendo em água doce e também no ambiente terrestre.
Quando falamos em caranguejos, geralmente, nos lembramos das espécies encontradas no mar. Entretanto, eles podem ser observados, além do ambiente marinho, em ambientes de água doce e terrestres.
CARANGUEJOS | Tudo o que você PRECISA saber sobre os caranguejos
Onde o caranguejo dorme?
Eles gostam de cavar poços na areia, onde eles dormem e se escondem de predadores. Um caranguejo violinista macho tem uma pequena garra e uma garra de triturador, mas só pode comer com sua pequena garra.
Os caranguejos podem ser carnívoros, herbívoros ou onívoros (alimentam-se tanto de vegetais como de outros animais). Comem peixes, outros crustáceos (principalmente camarões), filhotes de tartarugas, algas e até animais mortos. Muitos caranguejos são carniceiros, devorando qualquer bicho morto que encontrem por perto.
Os caranguejos geralmente se movem lateralmente e para trás, ainda que mais lentamente, explica o capítulo. Há também algumas espécies capazes de nadar, como os caranguejos nadadores (da família Portunidae). Da mesma forma, alguns têm a capacidade de caminhar para frente.
Os artrópodes (como os insetos, caranguejos, aranhas e escorpiões) conseguem captar a luz através de ocelos, olhos simples e olhos compostos. Os insetos e alguns crustáceos conseguem detectar a intensidade e a direção da luz através dos ocelos, mas não são capazes de formar imagens.
Decidiu-se ampliar o tamanho mínimo de captura para 6 centímetros devido à reduzida taxa de crescimento da espécie. Os estudos indicaram que os uçás atingem no máximo 9 centímetros de carapaça e que sua longevidade chega aos 9,2 anos para os machos e 8,3 anos para as fêmeas.
Assim como qualquer outro ser vivo, o caranguejo também faz as suas necessidades fisiológicas. Seu ânus e fezes fica localizado onde estão as vísceras. “Na parte de baixo, se tiver saliência, retirar pois é o ânus do caranguejo”.
Bactérias essas que se multiplicam rapidamente depois que o animal é morto e seu acúmulo pode liberar toxinas — e tanto as bactérias quanto as toxinas podem não ser eliminadas durante o preparo, como explica o Science Focus. Assim, a melhor maneira de manter o animal fresco e livre destes riscos é cozinhando-o vivo.
Uma parte significativa de sua alimentação é composta por folhas caídas, gramíneas e raízes em decomposição. Esses materiais vegetais fornecem aos caranguejos nutrientes essenciais para a sua sobrevivência. Além disso, os caranguejos também se alimentam de uma variedade de pequenos animais encontrados no mangue.
Alguns dos alimentos que comem os caranguejos de mar são os peixes, outros crustáceos menores, crias de tartaruga, algas, plâncton, bicho-da-farinha e cadáveres de aves aquáticas, assim como qualquer resto de animal morto.
Os caranguejos geralmente vivem em ambiente marinho, mas muitas espécies têm hábitat dulciaqüícola ou semi-terrestre. São, na sua maioria, animais de vida livre, ocorrendo espécies simbiontes (comensais e parasitas).
Porque o caranguejo tem uma perna maior que a outra?
Já os caranguejos que têm garras similares são denominados homoquelas (HOMO = IGUAL). Dependendo da espécie com heteroquelia, a garra da direita ou da esquerda pode ser maior. A diferença de tamanho acontece por conta de uma herança genética, ou seja, o tamanho das garras é uma característica passada de pai para filho.
Você sabia que os caranguejos podem se comunicar agitando suas pinças, que os camarões podem ter personalidade ou que as lagostas podem viver até 100 anos? Essas criaturas complexas merecem viver suas vidas naturalmente, em vez de serem capturadas e vendidas como iguarias.
Suas garras possuem força de até 3.300 newtons, mais fortes que qualquer outro crustáceo e comparável à mordida de grandes predadores, como o leão. — As garras do caranguejo dos coqueiros podem gerar força entre 80 e 100 vezes a massa dos seus corpos — explicou Oka.
Comparados a um par de olhos humanos, que juntos podem ver cerca de 180 graus, os olhos do caranguejo violinista têm um campo de visão de quase 360 graus. Eles também conseguem enxergar em terra ou dentro d`água.
É nas brânquias que o oxigênio presente na água passa para o interior do corpo e que o dióxido de carbono que está no corpo do animal passa para a água. Esse tipo de respiração acontece na maioria dos animais aquáticos, como é o caso dos crustáceos, alguns moluscos e peixes.
O caranguejo, bem como outros crustáceos e animais marítimos, tem células chamadas de cnidoblastos. Essas células, por sua vez, são capazes de liberar uma substância urticante que espanta e machuca os animais que lhe ameaçam. É assim que ele consegue se defender de diversas espécies que tentam sua “morte”.
Destacam-se entre os principais predadores do caranguejo-uçá a coruja (Pulsatrix pesrpicillata), o falcão (Buteogallus arquinoctialis), o guaxinim (Procyon cancrivorus), o gambá (Didelphis marsupialis), a raposa (Dusicion thous) e o homem (Homo sapiens) (Nascimento, 1993).
Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos. Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.