Por que foram produzidos cartazes como esse durante o Estado Novo?
Resposta verificada por especialistas
b) Esses cartazes eram produzidos pelo DIP, um órgão do governo voltado para produzir campanhas favoráveis ao governo. Esse órgão produzia cartazes, cartilhas campanha em rádios e outros; tudo com o intuito de favorecer a ditadura do governo de Getúlio Vargas.
Qual a intenção de se publicar um cartaz como esse?
Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar.
Quais eram as principais estratégias utilizadas pelo governo para garantir esse controle é difundir a ideologia do Estado Novo?
fazer a censura do teatro, cinema, radiodifusão, literatura, política e imprensa; proibir a entrada de livros estrangeiros considerados nocivos; promover manifestações cívicas com objetivos patrióticos e educativos; organizar o programa de rádio do governo.
O grande objetivo econômico do período era industrializar o país, por isso foram criados vários órgãos de apoio e estatais, bem como houve a regulamentação dos operários urbanos pela CLT.
Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.
Quais são as principais características de um cartaz?
Geralmente, os cartazes são fixados em postes, muros e paredes de certos ambientes, onde a intenção é de informar sobre um determinado evento, alertar a população sobre algo e ao mesmo tempo instruí-la, tentar convencer o leitor a adquirir um certo produto, entre outras.
Quanto à sua disposição, esta geralmente abrange locais estratégicos, de modo a permitir uma fácil visualização, compondo-se de um texto conciso, claro e objetivo, redigido com letras grandes e coloridas.
Como as imagens e o texto do cartaz se relacionam?
Qual a relação entre texto e imagem de um cartaz? A parte verbal (escrita) tem uma relação com a imagem, pelo fato de a imagem representar o conteúdo dito. Dessa forma faz uma melhoria melhor para o entendimento e caracteriza o que está escrito.
O cartaz precisa ter uma boa imagem, que sintetize a comunicação e ao mesmo tempo, não passe desapercebido do público alvo. Não é funcional carregar o cartaz de textos e linhas. O conteúdo escrito é necessário, porém, deve ser sucinto e objetivo, indo direto ao ponto e não deve chamar mais a atenção do que a imagem.
O lema da época era "eleições livres e honestas na data marcada". Em 18 de abril de 1945, pelo decreto-lei nº 7.474, Getúlio Vargas concedeu anistia geral a todos os presos políticos desde a promulgação da Constituição de 1934 até aquela data.
O Estado Novo só teve fim em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando Getúlio Vargas foi obrigado a renunciar o posto sob a ameaça de outro golpe de Estado.
O Golpe de Estado no Brasil em 1937, também conhecido como Golpe do Estado Novo, foi um golpe militar liderado pelo presidente Getúlio Vargas com o apoio das Forças Armadas em 10 de novembro daquele ano.
Apesar de a oposição ter sido perseguida pelas forças opressoras da ditadura, Vargas se aproximou dos trabalhadores por meio da Consolidação das Leis Trabalhistas e teve o Departamento de Imprensa e Propaganda como aliado na construção da imagem de “pai dos pobres”.
Vargas foi o responsável por iniciar efetivamente uma política industrial de substituição de importações. Seu governo priorizou a implantação de indústrias estatais para atuarem em setores estratégicos, especialmente na área de bens de produção e de infraestrutura.
Cartazes são registros que têm a função social de noticiar e divulgar acontecimentos, num híbrido de estética e publicidade. Mas a divulgação pura e simples não é a única função do cartaz.
Os cartazes são utilizados com o intuito de estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, passando informações. Já os emblemas ajudam os clientes a identificarem a categoria de um produto ou serviço.
A diferença principal entre um cartaz e um anúncio publicitário é que no cartaz poderemos ter muito menos conteúdo do que um anúncio, além do que no cartaz não temos a promoção de nenhum produto ou mensagem mais detalhada.