Qual é a principal função do CRAS?
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é um serviço público responsável pela oferta de serviços, programas, benefícios e projetos sociais no âmbito da Assistência Social. O CRAS atende famílias e indivíduos e oferece serviços voltados a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência.O que o CRAS exige?
- RG, CPF e comprovante de cadastro municipal de todos que moram na residência; - Para os maiores de 18 anos: carteira de trabalho, comprovante de renda atualizado (holerite, declaração de renda – no caso de trabalho informal ou esporádico, seguro desemprego, auxílio doença);Quais são as principais demandas do Cras?
1)Defesa severa dos direitos sócio-assistenciais; 2)Compromisso em ofertar serviços, programas, projetos e benefícios de qualidade que garantam a oportunidade de convívio para o fortalecimento de laços familiares e comunitários; 3)Promoção aos usuários do acesso à informação, garantindo conhecer o nome e a credencial ...Quais são as atividades que são realizadas dentro do Cras?
O CRAS oferece as informações e orientações dos dois Programas do BPC e realiza o acompanhamento destes beneficiários e suas famílias, estimulando a convivência social, ofertando serviços e programas da assistência social e encaminhando para acesso às demais políticas públicas.O QUE É O CRAS E QUAL A SUA FUNÇÃO?
Como é a visita do Cras?
Como funciona o atendimentoNa primeira visita do indivíduo ou família à uma unidade do CRAS, os funcionários coletam informações pessoais, verificam a existência ou não de cadastro nos sistemas CadÚnico, PROSOCIAL e BDC e encaminham os interessados para cadastramento ou atualização nesses sistemas.
Qual é a finalidade do Cras?
CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do de- senvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos ...O que pode ser resolvido no CRAS?
O CRAS atende as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, como, a ausência de renda, acesso precário aos serviços, vínculos familiares e comunitários fragilizados.Quando eu devo procurar o CRAS?
Quem pode utilizar este serviço? Famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social, ou seja, que estão passando por conflitos familiares e comunitários; desemprego, insegurança alimentar, etc.O que falar no CRAS?
Informações pessoais: nome, idade, estado civil, escolaridade, renda, ocupação, etc. Informações familiares: composição familiar, renda familiar, moradia, saúde, etc. Informações sobre a situação atual: motivo da procura pelo CRAS, problemas e necessidades atuais, etc.O que precisa para ser aprovado no CRAS?
Quem deve estar inscrito no Cadastro ÚnicoDevem estar cadastradas as famílias de baixa renda: Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou. Que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total.
O que o assistente social não pode fazer?
Aqui estão algumas das atividades que um assistente social não pode fazer:
- Diagnosticar ou prescrever tratamentos médicos;
- Realizar procedimentos clínicos;
- Praticar psicoterapia;
- Representar judicialmente;
- Emitir receitas médicas;
- Realizar atividades que violem a privacidade ou ética profissional;
Qual é a renda mínima para receber o Bolsa Família?
São elegíveis ao Programa Bolsa Família as famílias inscritas no Cadastro Único em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 218,00 (duzentos e dezoito reais).O que é vulnerabilidade dos vínculos?
AS VULNERABILIDADES RELACIONAIS PODEM SER DE DIVERSAS NATUREZAS. SÃO DESCRITAS COMO VULNERABILIDADES POR REDUZIREM CAPACIDADES HUMANAS E COLOCAREM OS SUJEITOS NA CONDIÇÃO DE DEMANDANTES DE PROTEÇÃO SOCIAL.Como fazer uma denúncia anônima no CRAS?
Neste caso, os relatos devem ser feitos diretamente pelo Canal Ético do CRA-SP, plataforma independente, intermediada pela BDO Brasil, que garante maior segurança e anonimato aos denunciantes.O que é a função protetiva da família?
Portanto, a capacidade protetiva da família é o resultado de um conjunto de elementos que permitem avaliar as condições e as possibilidades da família, como sujeito e como participante de um coletivo, em alcançar respostas qualificadas para enfrentar as dificuldades da vida, desde seu cotidiano e a partir do território ...Por que o CRAS faz visita?
O CRAS informa que não faz visitas para ofertar benefícios, mas sim em caráter de compreender melhor a realidade da família e, em sua maioria, as visitas são previamente combinadas ou agendadas.O que o CRAS consulta?
Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.O que o CRAS pede?
Para famílias com um responsável familiar:CPF ou Título de Eleitor do responsável; Documento de identificação com foto; Comprovante de endereço ou declaração de residência.
O que acontece se eu mentir no CRAS?
É aí que a mulher deve atentar para um detalhe, que em tempos de crise e de premência financeira, pode passar despercebido: MENTIR NO CADASTRO DO BENEFÍCIO AUXÍLIO EMERGENCIAL É CRIME. Podendo ser enquadrado como FALSIDADE IDEOLÓGICA ou ESTELIONATO.Quanto tempo demora a análise do Cras?
Após preencher e enviar o formulário de inscrição do CadÚnico, é necessário aguardar a verificação dos dados e a aprovação do cadastro. Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.Quais benefícios posso pedir no CRAS?
Alguns dos programas e serviços disponibilizados:
- Programa Bolsa Família.
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Isenção de taxas em concursos federais.
- Isenção de taxas em concursos públicos distritais.
- Telefone Popular.
- Fomento às atividades produtivas rurais.
- Tarifa social de energia elétrica – Programa Luz Fraterna.