Conforme especialista, respirar grande quantidade do produto pode causar problemas como pneumonia, bronquite e em casos mais graves, como do adolescente, asfixia que resultou em parada cardiorrespiratória.
“Nos desodorantes aerossóis há parte de éter, álcool e gases como isobutano em sua composição. Essas substâncias podem ter efeito no sistema respiratório, competindo com o oxigênio, e impedindo a troca adequada desse gás nas hemácias, causando a hipóxia, que é a ausência de oxigênio nos tecidos”.
Mas, atenção: os desodorantes não são indicados para peles sensíveis, pois podem causar alergia. Já o alumínio presente na composição, ao ser inalado, pode ser tóxico, porque é um metal pesado.
O que acontece se inalar muito desodorante aerosol?
"A inalação de grandes quantidades de aerossóis, não apenas de desodorantes, pode levar a uma série de cenários que colocam a vida em risco — de desmaios e dificuldades respiratórias a alterações do ritmo cardíaco e, infelizmente, à morte."
- Ao inalar, mesmo pela boca, os gases entram no pulmão e se ligam em questão de minutos aos glóbulos vermelhos. Se isso é feito em um ambiente mais fechado, com um saco plástico na cabeça, por exemplo, pode matar em minutos. A pessoa perde a consciência, desmaia e falece por uma parada cardiorrespiratória.
Inalar desodorante pode levar à morte? Segundo a pneumologista, a inalação de desodorantes realizada nesse desafio pode, sim, levar à morte — uma vez que o produto contém substâncias como o éter, álcool, alumínio e gases, sendo o butano um dos principais gases em sua composição.
Os desodorantes aerosol também podem ser uma opção, proporcionando rápida secagem e sensação de frescor imediato. A escolha depende das preferências pessoais e das necessidades da pele. No entanto, os produtos em creme e roll-on são mais recomendados para um combate eficaz ao odor nas axilas.
Para além da possível relação com o câncer de mama, os desodorantes com alumínio realmente podem causar alergias e intoxicações. A pele das axilas é bastante sensível, e por isso propensa a sofrer com irritações e alergia a diversos fatores, como depilação, ressecamento e desodorantes.
Os desodorantes da Herbíssimo são formulados com ingredientes naturais e de origem vegetal, como óleos essenciais, extratos de ervas e sais minerais. Além disso, eles não contêm alumínio, um ingrediente comum em desodorantes convencionais que pode bloquear os poros e causar irritação na pele.
Uma alternativa para quem não tem tempo de fazer o seu próprio desodorante é comprar um desodorante sem alumínio, que pode ser natural e/ou vegano. Esses produtos não usam substâncias tóxicas em suas formulações e também previnem o mau odor. Algumas opções são os desodorantes Bion Vitta, Alva e Herbia.
É verdade que desodorante aerosol escurece as axilas?
Desodorantes e antitranspirantes: sim, até alguns desodorantes e antitranspirantes podem escurecer as suas axilas por causa de certos ingredientes químicos, mas vamos falar mais disso já já. Hiperpigmentação: em alguns casos, a produção excessiva de melanina pode resultar em manchas escuras nas axilas.
Os óleos de canela, melaleuca, cravo, alecrim e capim limão são alguns exemplos altamente indicados para o uso em desodorantes naturais caseiros, pois essas plantas são altamente bactericidas.
Porque não pode passar desodorante antes de dormir?
Passar desodorante antes de dormir faz mal? Mito. O uso do produto não faz mal, mas é desnecessário na hora de dormir. Durante a noite, o nosso metabolismo cai, já que nosso corpo não faz nenhum tipo de atividade e, portanto, não produz suor.
Ótima qualidade e custo benefício! Desodorante segura odor e mantém as axilas bem sequinhas o dia todo, segura até mesmo em atividades físicas bem intensas, além de ajudar a clarear! Amei por todos os benefícios num produto com ótimo custo, além de entrega correta e bem embalada.
Manchas na pele podem ocorrer se há irritação ou alergia ao produto, o que leva à vermelhidão e outros sinais inflamatórios locais, e podem causar uma pigmentação pós-inflamatória, nesse caso interrompa o uso imediatamente.
É importante também evitar o uso dos desodorantes antitranspirantes, pois estes fazem a obstrução dos ductos das glândulas sudoríparas. Uma dica no verão é fazer compressas com chá preto, pois ajuda a diminuir o suor, devido à presença de ácido tânico – uma substância que desacelera a produção da glândula sudorípara.
Os principais sinais e sintomas da intoxicação alumínica são a anemia hipocrômica e microcítica, a neurotoxicidade aguda (agita- ção, confusão mental, mioclonia e convulsão), a encefalo- patia dialítica (distúrbios da marcha e fala, apraxia motora, alucinações auditivas e visuais) e a doença óssea relacio- nada ao ...
Bromidrose é uma condição na qual a sudorese corporal vem acompanhada de um suor desagradável. Embora não seja grave, é causa comum de desagrado e prejuízo à qualidade de vida do indivíduo, por isso é indicado o tratamento feito por um médico dermatologista.
Triclosan, propilenoglicol, parabenos, fragrância e alumínio são as principais substâncias que compõem o desodorante. Estudos mostram que esses compostos químicos presentes em sua composição pode ser nocivos à saúde.
Agite bem a embalagem antes de usar. Faça uma aplicação curta, mantendo uma distância mínima de 15cm da pele. O spray não deve se prolongar - cerca de 2 segundos em cada axila são suficientes.
Conforme o especialista, respirar grande quantidade do produto pode causar problemas como pneumonia, bronquite e em casos mais graves, como do adolescente, asfixia que resultou em parada cardiorrespiratória.