O que o ECA diz sobre a publicidade infantil?

Um dos objetivos do ECA é garantir o melhor interesse da infância em qualquer tipo de relação. Da mesma forma, o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), diz que direcionar publicidade para o público infantil é uma prática abusiva e ilegal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em criancaeconsumo.org.br

Qual a lei que proíbe a publicidade infantil?

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n. 8.069/1990, garante proteção às crianças e adolescentes contra qualquer forma de exploração. Afinal, se tratam de pessoas psicologicamente vulneráveis e, por esse motivo, necessitam de proteção especial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quais são as regras da publicidade infantil?

#01 A publicidade infantil é proibida no Brasil: FATO

Direcionar publicidade ao público infantil, de qualquer produto ou serviço, em qualquer meio de comunicação ou espaço de convivência da criança, é considerada uma prática abusiva e, portanto, ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, lei de 1990.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em criancaeconsumo.org.br

É proibido fazer propaganda infantil?

No Brasil, a publicidade infantil é proibida desde 1990, por meio do código de defesa do consumidor. A legislação considera abusiva e ilegal a prática de direcionar qualquer ação ou comunicação mercadológica dirigida a crianças com o objetivo de divulgar e estimular o consumo de produtos, marcas ou serviços.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

O que é permitido na publicidade infantil?

Propagandas na TV para crianças não são mais permitidas, desde 2014, pela resolução do Conanda. Além disso, fazer propagandas usando personagens animados ou que remetam ao universo infantil, que de alguma forma chamem a atenção das crianças, também é proibido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rockcontent.com

Pra Falar de Lei #3 (ECA - Publicidade Infantil - Erotização/Sexualização infantil)

Por que a publicidade infantil é proibida?

A publicidade infantil distorce valores e estimula a cultura do descarte. Além disso, causa doenças com o incentivo ao consumo de produtos alimentícios não saudáveis, entre outros malefícios. A Senacon, vinculada ao Ministério da Justiça, representa o órgão máximo do sistema de defesa do consumidor no Brasil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em alana.org.br

O que diz a Resolução 163?

A Resolução n.

163, que considera abusiva a publicidade e comunicação mercadológica dirigidas à criança, definindo especificamente as características dessa prática, como o uso de linguagem infantil, de pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil, de personagens ou apresentadores infantis, dentre outras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que diz a Resolução 163 do Conanda?

Dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em site.mppr.mp.br

Qual o tratamento jurídico dado atualmente a publicidade infantil no Brasil?

Da mesma forma, o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), diz que direcionar publicidade para o público infantil é uma prática abusiva e ilegal. Isso vale para qualquer tipo de produto ou serviço, em qualquer meio de comunicação ou espaço de convivência da criança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em criancaeconsumo.org.br

Como resolver o problema de publicidade infantil?

No Brasil, a fiscalização da publicidade infantil é de responsabilidade da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Caso a família note qualquer tipo de irregularidade, é possível registrar no site consumidor.gov, procurar o Procon do seu estado ou solicitar auxílio do Ministério Público.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em correiobraziliense.com.br

Quem fiscaliza a publicidade infantil?

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) aprovou recentemente a Resolução 163, de 13 de março de 2014, que dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são as consequências da publicidade infantil?

E as consequências desse comportamento podem ser gravíssimas, sendo: estímulo a violência, estresse familiar, distorção de valores, consumismo, ansiedade, distúrbios alimentares, obesidade infantil, dentre outros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Por que as crianças de até 12 anos são consideradas hiper vulneráveis?

As crianças se enquadram nesse grupo de públicos hipervulneráveis porque não têm capacidade de julgamento para entender a persuasão da publicidade infantil, que o objetivo da comunicação mercadológica é, exclusivamente, a criação de um desejo de consumo, nem compreendem as complexidades das relações de consumo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em alana.org.br

O que diz o artigo 170 do Conanda?

Os Conselhos Municipais ou do Distrito Federal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em conjunto com os Conselhos Tutelares, deverão promover ampla e permanente mobilização da sociedade acerca da importância e do papel do Conselho Tutelar. Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpgo.mp.br

Quais as medidas que o Conselho Tutelar pode aplicar?

Prover orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento de ensino, se necessário; e ainda inclusão em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente; também fazem parte das atribuições dos ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Quais são as atribuições do Conselho Tutelar previstas no ECA?

A competência legal do Conselho Tutelar está diretamente relacionada à aplicação das chamadas medidas de proteção à criança e ao adolescente, sempre que os direitos reconhecidos em Lei forem ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável ou em ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em justica.pr.gov.br

Como é caracterizada a publicidade infantil na mídia?

Resposta: a) A publicidade infantil na plataforma de compartilhamento de vídeos é categorizada como camuflada, pois muitas vezes não é claramente identificada como propaganda, confundindo as crianças em relação ao que estão assistindo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

Quem criou a resolução 163?

Em nosso país, o Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) instituiu a resolução 163 de 13 de março de 2014.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rockcontent.com

O que propõe a resolução do Conanda aprovada em 2014?

CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Resolução n.o 163, 13 de março de 2014. Dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cognitiojuris.com.br

Por que a nova portaria para regulamentação da publicidade infantil no Brasil enfraquece atual legislação?

De acordo com as organizações que assinam o documento, a iniciativa tomada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), enfraquece a atual legislação, que já proíbe esse tipo de prática comercial direcionada a crianças e passa por cima do acúmulo de pesquisas e estudos conceituados sobre o tema.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lunetas.com.br

Qual a idade de infantil?

Segundo o ECA, é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Já entre 12 e 18 anos são adolescentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bvsms.saude.gov.br

O que é vulnerabilidade de crianças e adolescentes?

As vulnerabilidades infantis traduzem as fragilidades inerentes ao sujeito criança e adolescente, porém, tornam-se acentuadas pela incidência de variáveis a começar pelas concepções de infância, criança e adolescente, reproduzidas entre os adultos responsáveis por crianças e adolescentes assim como por suas condições ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.uergs.edu.br

Quais situações de vulnerabilidade crianças e adolescentes ficam mais expostos?

Entre as principais situações de vulnerabilidade inseridas no contexto da pobreza, a fácil inserção e acesso ao consumo de álcool e drogas no território foi uma das mais relatas, tanto para o adolescente como para a sua família.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em inisa.ufms.br

Por que a adolescência é considerada um período de vulnerabilidades?

Nesta fase do ciclo vital alguns problemas são frequentes, como: a DST doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a AIDS, a vivência da sexualidade, prostituição, gravidez precoce, as drogas, o álcool, a escassez de mercado de trabalho, a violência, preconceitos sociais e o relacionamento conturbado com a ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em univates.br

Qual a lei que proíbe a publicidade infantil?

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n. 8.069/1990, garante proteção às crianças e adolescentes contra qualquer forma de exploração. Afinal, se tratam de pessoas psicologicamente vulneráveis e, por esse motivo, necessitam de proteção especial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br