Uma pesquisa feita na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apontou que materialistas tendem a adotar comportamentos geradores de estresse, que deterioram a qualidade de vida e aumentam o risco de diversas doenças físicas.
Assim, um materialismo coerente deve forçosamente levar ao egoísmo, e portanto à destruição da sociedade. Além da miséria crescente já citada, as consequências desse fato podem ser observadas claramente pela degeneração social que ocorre em todos os cantos do mundo.
A definição de materialismo histórico passa pelo entendimento do que seria o materialismo. Para quem não está familiarizado com o assunto, a concepção materialista afirma que a matéria é essencial para a formação do ser humano, dos fenômenos naturais, sociais, históricos, mentais, culturais e de todas as coisas.
O materialismo é uma concepção filosófica que admite a origem e a existência humana a partir de uma condição concreta: a matéria. É uma corrente que acredita nas circunstâncias concretas e materiais como principal meio de explicação da realidade e seus fenômenos sociais, históricos e mentais.
Professor da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, o psicólogo Ed Diener afirma que o materialismo leva a um sentimento crônico de insatisfação, já que a pessoa sempre é levada a querer mais e mais. - Materialistas não escutam suas necessidades íntimas e acabam buscando satisfação em objetos.
O materialismo na Bíblia se refere à busca excessiva por bens materiais e riquezas, colocando-os como prioridade em detrimento dos valores espirituais e da relação com Deus. É uma atitude que coloca a confiança e a satisfação naquilo que é tangível e passageiro, em vez de buscar a vida eterna e a comunhão com o divino.
A filosofia materialista, assim como outras correntes filosóficas idealistas e espiritualistas, admitem o progresso das chamadas Ciências Naturais como uma de suas bases, porém consideram que o fundamento de toda a realidade está apenas no campo da matéria.
O materialista é obcecado por status social. Comece a perceber que as pessoas que só pensam em ter e acumular materiais parecem falar apenas sobre status social, interesse próprio, dinheiro e conforto material. Eles tem a necessidade de parecer melhor que os outros de alguma maneira.
O excesso de materialismo tem sido amplamente associado a problemas de saúde mental entre jovens, como depressão e ansiedade. Estudos recentes indicam que a gratidão pode atuar como um contrapeso poderoso ao materialismo dos jovens, promovendo maior bem-estar e saúde mental.
Quais são os dois princípios fundamentais do materialismo?
Os princípios fundamentais do materialismo dialético são: 1º) o princípio da conexão universal dos objetos e fenômenos: os objetos não existem isolados, mas interligados e determinados mutuamente; 2º) o princípio do movimento permanente e do desenvolvimento: tudo está em movimento e a fonte do movimento são as ...
Enquanto o idealismo centra-se na procura por entidades metafísicas, transcendentes e imateriais, como ideia, conceito ou forma, o materialismo afirma a existência apenas daquilo que está presente materialmente.
Qual a diferença entre positivismo e materialismo?
Essas duas vertentes clássicas do conhecimento estão vinculadas às origens de uma tradicional polarização entre idealismo e materialismo. O primeiro considera primário o espírito, o pensamento, a ideia, a consciência. O segundo, vê a matéria como primeira e a ideia e o pensamento como secundários.
O materialismo religioso refere-se a uma abordagem da religião que enfatiza bens materiais, riqueza, poder e status social em detrimento dos valores espirituais e éticos.
O termo materialismo designa toda a doutrina ou conceção filosófica que, ao rejeitar a existência de um princípio espiritual, aponta a matéria como realidade ou substância primeira e última de qualquer ser ou fenómeno do universo.
1. O ativismo político. Marx descreve a luta de classes na sociedade capitalista e como o proletariado acabaria tomando o poder das elites dominantes em todo o mundo. O Capital, sua principal obra, é uma tentativa de indicar essas ideias por meio de fatos que podem ser verificados e de análises científicas.
É central, na teoria do materialismo histórico dialético de Karl Marx, a relação entre capital e trabalho. Nesta perspectiva teórica, a referida relação é fundada na contradição e na exploração do capital sobre o trabalho.
O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.
"A concepção materialista da história parte da tese de que a produção, e com ela a troca dos produtos, é a base de toda a ordem social; de que em todas as sociedades que desfilam pela história, a distribuição dos produtos, e juntamente com ela a divisão social dos homens em classes ou camadas, é determinada pelo que a ...