O “Partido” não admite inveja, calúnia, egoísmo, difamação mas sim, a fidelidade, a hombridade, solidariedade ao interesse comum ao bem de todos, porque somos um por todos e todos por um. Todo integrante terá que respeitar a ordem e a disciplina do “Partido”.
O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.
Para ingressar no PCC, a facção exige envolvimento anterior com o mundo do crime e a indicação de um “padrinho” integrante da organização que se responsabiliza pelas condutas do “afilhado”.
Como é a saída de um membro do PCC? No caso do PCC, segundo o MPSP (Ministério Público de São Paulo), para sair, o integrante precisa fazer o pedido para a sua chefia, informando os motivos. Em caso de dívida, a mesma deve ser paga para deixar a facção.
Do lado político, o grupo criou um discurso de união entre os ladrões - "o crime fortalece o crime" - e de enfrentamento contra o "estado opressor". Pelos estatutos e salves, definem a ética e a forma de se relacionar entre aqueles que atuam no mundo do crime.
Exclusivo: PCC deu orientações sobe como os integrantes deveriam agir durante as eleições
Qual o sinal do PCC com a mão?
O gesto fálico é um dos gestos de insulto mais familiares, explica o antropólogo Desmond Morris. “O dedo médio é o pênis e os dedos laterais são os testículos. Saúde: A cada 3, TD3, TDIII. João decide tirar uma selfie e usar uma expressão calma (o segundo número nos dedos, também símbolo da facção rival).
Há duas décadas combatendo as facções criminosas, o promotor paulista Lincoln Gakiya, membro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco), é o inimigo número 1 do Primeiro Comando da Capital.
De forma geral, as cartas são escritas por presos que recebem ordens da cúpula do PCC. Depois de escritas com letras do alfabeto, são enviadas para o "setor de codificação" para o detento responsável transformar os textos em códigos. "Elas só saem para a rua codificadas.
O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.
Lealdade, respeito, e solidariedade acima de tudo ao "Partido". "Todos os integrantes devem lealdade e respeito ao PCC." A luta pela liberdade, justiça e paz. A união contra as injustiças e a opressão dentro da prisão.
Traficante hábil, Padrinho cresceu rápido na hierarquia do crime e passou de um simples batedor – que acompanha o transporte de drogas pelas rodovias – a um dos mais poderosos e temidos narcotraficante do país, ganhando o respeito de organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC), Comboio do Cão (CDC) ...
Entrar em uma facção criminosa pode parecer uma decisão fácil no momento, mas sair dela pode ser extremamente difícil e perigoso. No entanto, é possível abandonar essa vida e buscar uma nova oportunidade.
Ainda hoje, o Comando Vermelho está organizado nos presídios cariocas, como Bangu 1 (onde estão as principais lideranças), e controla também algumas associações de moradores de favelas. No Rio, não há uma liderança principal.
O milenar símbolo yin-yang é a representação do PCC, freqüentemente estampado em cortes de cabelo, tatuagens e desenhos feitos pelos adolescentes. Os desenhos de Valcir, o tatuador da unidade, viraram moda entre os adolescentes.
O PCC 1533 é uma sigla que se refere ao Primeiro Comando da Capital, uma organização criminosa brasileira que surgiu em 1993, dentro do sistema prisional de São Paulo. O número 1533 faz referência ao código penal, que trata dos crimes de organização criminosa.
No Brasil, a presença do PCC, além de São Paulo, é mais forte em Mato Grosso do Sul e no Paraná por causa da fronteira com os países que têm bandos parceiros da facção. Segundo investigações, aos poucos, o grupo está deixando de lado os intermediários e assumindo a compra direta de drogas.
Os adolescentes que trabalham para traficantes de favelas cariocas recebem de R$ 100 a R$ 3.000 por semana e participam de uma estrutura hierárquica que lhes possibilita subir de cargo e aumentar seus vencimentos.
Maiores facções do país e ex-aliadas no mundo do crime, o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) estão em confronto direto pelo domínio da rota de tráfico de drogas e ... Quem tem mais poder PCC ou CV? O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional. Porque PCC e CV se tornaram inimigos?
Ambos fizeram o sinal de “3” com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).