Como o WISC-V é Aplicado A aplicação do WISC-V envolve a administração de uma série de testes padronizados que avaliam diferentes áreas da inteligência, como raciocínio verbal, raciocínio não verbal, memória de trabalho, velocidade de processamento e compreensão visual.
A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4ª Edição (WISC-IV) – é um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas em crianças entre 06 anos e 0 meses a 16 anos e 11 meses.
A título de conhecimento, o WISC-III é composto por 13 subtestes que avaliam capacidades cognitivas distintas e oferecem estimativas intelectuais, como o Quociente de Inteligência (QI) Total, QI Verbal, QI de Execução, além de outras medidas fatoriais (Nascimento & Figueiredo, 2002).
O Kit possui 15 subtestes, sendo 10 principais e 5 suplementares, e dispõe de quatro índices, à saber: Índice de Compreensão Verbal, Índice de Organização Perceptual, Índice de Memória Operacional e Índice de Velocidade de Processamento, alem do QI Total.
A realização pode ser realizada em duas sessões por ser um teste extenso. O teste verifica a compreensão verbal, raciocínio abstrato, organização perceptual, raciocínio quantitativo, memória e velocidade de processamento.
FINALIDADE: É um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual das crianças e processo de resolução de problemas. POPULAÇÃO: Destina-se a crianças de 6 anos e 0 meses a 16 anos e 11 meses. FORMA DE APLICAÇÃO: Individual.
O Índice de Compreensão Verbal (ICV), no WISC-III, que avalia a habilidade de apreender conhecimentos adquiridos, resulta do desempenho nos subtestes Informação, Semelhanças, Vocabulário e Compreensão.
O subteste dígitos avalia a capacidade de atenção e concentração e os domínios cognitivos específicos para: Retenção da memória imediata (dígitos na ordem direta); Memória e capacidade de reversibilidade (dígitos na ordem inversa);
Oi Jennifer, O Teste WISC é aplicado somente por Psicólogos ou Neuropsicólogos, e por ser um teste complexo que exige vários encontros, por ser um material caro e por levar tempo para ser corrigido é que o valor da aplicação é caro.
No caso da aplicação de teste psicológico, como é o caso do WISC IV, apenas o Psicólogo possui a autorização para ministra-lo. Além disso, também é importante investigar a formação e a especialidade do profissional que poderá atender seu filho, já que este é um processo complexo que requer conhecimento especializado.
Avalia a capacidade intelectual de adultos. É um teste imprescindível para avaliações psicológicas e neuropsicológicas. Obtém-se medidas das seguintes Escalas e Índices Fatoriais: QI Verbal, QI de Execução, QI Total, Índice de Compreensão Verbal, Organização Perceptual, Memória Operacional, Velocidade de Processamento.
Os resultados da WISC IV são expressos em escores de QI, que são comparados a uma amostra de crianças da mesma idade e sexo. Os escores de QI podem ser usados para identificar crianças com habilidades intelectuais acima ou abaixo da média.
O que avalia o índice de Memória Operacional WISC-IV?
Concluiu-se que o Índice de Memória Operacional é adequado para diagnosticar e avaliar déficits de atenção e de memória em crianças e adolescentes com TDAH.
A Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – WISC IV tem como objetivo avaliar o desempenho cognitivo, a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas em crianças. Crianças na faixa etária entre 06 anos e zero meses e 16 anos e 11 meses. Individual.
No entanto, o desempenho intelectual pode ser medido e é o foco dos testes. O WISC mede o desempenho intelectual como um construto multidimensional. O teste contém inúmeras escalas (índices) avaliando qualitativamente diferentes tipos de funcionamento intelectual.
O Índice de Compreensão Verbal avalia raciocínio verbal e formação de conceitos. As habilidades de raciocínio não verbal de Pr., mensuradas pelo Índice de Organização Perceptual, são superiores a aproximadamente 1% das crianças com a mesma idade (IOP = 67; intervalo de confiança 95% = 62-77).
O subteste Aritmética envolve as capacidades de concentração, análise e abstração, além de verificar a capacidade de rapidez de cálculo, memória auditiva, concentração, raciocínio lógico e contato com a realidade; baixos escores são comumente encontrados em indivíduos com escassa concentração ou com déficits cognitivos ...
É composto por 15 subtestes, sendo 10 principais e 5 suplementares, e dispõe de quatro índices, à saber: Índice de Compreensão Verbal, Índice de Organização Perceptual, Índice de Memória Operacional e Índice de Velocidade de Processamento, alem do QI Total.
VII) Raciocínio matricial: avalia o processamento de informações visuais e raciocínio abstrato envolvendo quatro itens: padrões contínuos e discretos, classificação, raciocínio analógico e raciocínio em série.
A WISC-III é indicada para crianças e adolescentes de seis a 16 anos de idade e é composta por 13 subtestes. A WAIS-III, composta por 14 subtestes, é indicada para pessoas de 16 a 89 anos.
O WAIS-III teve suas normas atualizadas no ano de 2020 tornando-se uma excelente alternativa para a avaliação da inteligência em adultos em casos em que há maior disponibilidade de tempo para o exame e/ou a necessidade de usar subtestes específicos para acessar domínios cognitivos específicos.