Em 28 fevereiro de 1909 aconteceu a primeira celebração das mulheres nos Estados Unidos. Esse evento surgiu inspirado na greve das operárias da fábrica de tecidos que ocorreu em 1908.
19 de setembro: A primeira corrida de automóveis do país é realizada no circuito de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. 23 de setembro - O presidente do Brasil Nilo Peçanha cria os Liceus de Artes e Ofícios. 12 de outubro - É fundado, na cidade de Curitiba, o Coritiba Foot Ball Club.
Semana Trágica é o nome usado para referenciar os sangrentos acontecimentos desenvolvidos em Barcelona e outras cidades da Catalunha, de 26 de Julho a 2 de Agosto de 1909, com o enfrentamento do exército e a classe operária, apoiada pelos anarquistas, socialistas e republicanos.
31 de Maio - Independência da União Sul-Africana atual África do Sul. 24 de Junho - Fundação do Anonima Lombarda Fabricca Automobili - A.L.F.A. 24 de Agosto - O Japão anexa a Coreia. 5 de Outubro - Instauração da República em Portugal.
Foi também marcada pelo surgimento das chamadas vanguardas artísticas europeias e da chamada arte moderna. Durante a década de 1900 foi formada a Commonwealth, e o Japão passou a ser reconhecido como potência mundial, após a Guerra Russo-Japonesa.
Uma viagem ao ano de 1909: um Brasil desconhecido para nós
O que aconteceu em 1900 Brasil?
15 de março: O Governo brasileiro envia a força da Marinha do Brasil para o Acre. 25 de abril: O território do Acre é reincorporado à Bolívia. 7 de maio: Começa a funcionar a primeira linha de bondes elétricos em São Paulo. 26 de maio: Entra em vigor o Tratado de Limites entre o Brasil e a Argentina.
Já na Terra, só neste ano é que foi descoberto o monte Kongur Tagh na República Popular da China, por se encontar numa região muito remota e de difícil acesso. Cometa Giacobini-Zinner. No campo da Física Pura, Max Planck escreveu a sua lei da radiação e Paul Ulrich Villard descobre os raios gama.
O mito do "navio inafundável" começou a ir por água abaixo a 14 de abril de 1912, quando o Titanic chocou-se com um iceberg. Apenas 706 das 2.207 pessoas a bordo na viagem inaugural do navio de luxo sobreviveram.
O Serviço de Proteção aos Índios (SPI) foi criado em 1910 e operou em diferentes formatos até 1967, quando foi substituído pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que vigora até os dias de hoje.
Em 1909, eclode uma nova guerra. Dessa vez, as pretensões espanholas não encontram o mesmo apoio no país. Protestos em Barcelona, envolvendo greves contra o cumprimento do chamado à guerra, culminam na "Semana Trágica" com 150 mortos, cerca de 400 feridos e ainda mais de 1700 detidos.
Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho imediato da guerra, o que resultou em um ultimato da Áustria-Hungria contra o Reino da Sérvia.
A crise começou com um motim entre as tropas macedônias de elite da guarnição de Istambul na noite de 12 a 13 de abril [OS 30 a 31 de março] de 1909, provocada pela agitação de fundamentalistas muçulmanos, baixa moral e má administração oficial.
Presidente Peçanha. Com a morte de Afonso Pena em 1909, assumiu o cargo de presidente. É importante lembrar que Nilo Peçanha foi o primeiro Presidente pardo do Brasil. Seu governo foi marcado pela agitação política em razão de suas divergências com Pinheiro Machado, líder do Partido Republicano Conservador.
Isso aconteceu em especial no início do século XX. Em Nova Iorque, o Partido Socialista comemorou o dia nacional das mulheres em 28 de fevereiro de 1909, como uma homenagem a uma greve de trabalhadoras ocorrida no ano anterior, por melhores condições laborais.
Nessa década, iniciou-se a popularização do rádio, como mídia de massa. Tem início também o sistema de produção em massa de automóveis, introduzido pela Ford, a qual passaria a dominar a indústria de veículos automotivos, até o início dos anos 1930.
Em 22 de novembro de 1910 explodia a Revolta da Chibata. Marinheiros tomaram os navios de guerra mais poderosos do Brasil e apontaram os canhões para o Rio de Janeiro. Os revoltosos avisaram: ou o governo abolia os castigos corporais na Marinha, incluindo as chicotadas, ou eles destruiriam a capital da República.
A década é marcada pelo avanço tecnológico dos transportes. Santos Dumont realiza seu primeiro voo com o 14 Bis, considerado um marco na aviação. No Rio, a implementação de duras medidas sanitárias e a reforma urbana, comandada por Pereira Passos, geram polêmica na população.
22 de novembro de 1909: tem início a Greve das 20 mil, importante paralisação de trabalhadoras mulheres. Há 113 anos, iniciava a Greve das 20 mil, importante paralisação de trabalhadoras mulheres na indústria norte-americana. As condições de trabalho eram terríveis no setor têxtil dos EUA no início do século XX.
A embarcação partiu em sua viagem inaugural de Southampton com destino a Nova Iorque em 10 de abril de 1912, no caminho passando em Cherbourg-Octeville, na França, e por Queenstown, na Irlanda.
A 31 de Maio de 1911, o casco do Titanic foi lançado ao mar e a 31 de Março de 1912 a sua equipagem estava concluída. O Titanic tinha 269,10 metros de comprimento, 28 metros de largura, dez andares, a sua tonelagem bruta era 46.328 toneladas.
1900 d.C.: Projetado o primeiro Zepelim, por Theodor Kober. 1901 d.C.: Invenção do Aspirador de pó, por Humbert Cecil Booth. 1903 d.C.: Invenção da primeira bem sucedida Turbina a gás, por Ægidius Elling. Invenção do primeiro aeródino controlável de asa fixa o Wright Flyer, pelos Irmãos Wright.