Além da Igreja Católica, as Igrejas Metodista, Anglicana e Luterana são favoráveis à cremação. Religiões como judaísmo e islamismo são contrárias a cremação porque julgam-na como uma agressão ao corpo visto como obra de Deus.
A cremação nas igrejas evangélicas, como a presbiteriana, não é proibida. No entanto, o sepultamento é recomendado, principalmente nas vertentes mais tradicionais e seguidoras do velho testamento.
Primeiro ponto que vamos esclarecer é que a bíblia não contém trecho algum que seja contra a cremação. Há cristãos que, em algum momento, se posicionaram contra devido à crença de que tal iniciativa não reconhece que Jesus ressuscitou e nós também vamos ressuscitar após a morte.
Qual religião não aceita cremação? Duas grandes religiões que não aceitam a cremação são o judaísmo e o islamismo. Mesmo com o passar do tempo, essas duas religiões (que representam as maiores do mundo) ainda preservam visões fortes sobre a prática, considerando-a inadequada.
Cremação não faz nada além de “apressar” o processo de tornar o corpo em pó. Deus é completamente capaz de ressuscitar os restos mortais de uma pessoa que foi cremada, assim como Ele é capaz de ressucitar os restos mortais de uma pessoa que não foi cremada.
Elon Musk revela descoberta terrível da NASA em Marte
Porque crente não pode cremar?
O judaísmo e o islamismo são religiões contrárias à prática da cremação porque sustentam que ela é uma agressão e uma ofensa ao corpo, obra criada por Deus. Historicamente, o cristianismo rejeitou a cremação porque acreditava que ela contrária à crença na ressurreição do corpo.
No Espiritismo, a cremação é perfeitamente aceita e não existem argumentos contrários, a não ser apenas que haja um intervalo de 72 horas entre a morte e o início do ritual. Essa orientação se baseia na crença de que o espírito pode manter uma ligação com o corpo após a morte, por até esse período.
QUANDO NÃO PODE SER REALIZADA? Em casos onde o falecimento tenha ocorrido por morte violenta, ou seja, homicídio, suicídio, acidente de trânsito ou qualquer tipo de morte sob suspeita, a cremação de corpos é proibida judicialmente.
Chico Xavier – Já ouvimos Emmanuel a esse respeito, e ele diz que a cremação é legítima para todos aqueles que a desejem, desde que haja um período de pelo menos 72 horas* de expectação para a ocorrência, em qualquer forno crematório, o que poderá se verificar com o depósito dos despojos humanos em ambiente frio.
Porque tem que esperar 72 horas para cremar um corpo?
De acordo com eles, esse é o tempo necessário para que a alma se desvincule do corpo. Para os judeus, o corpo não pode ser destruído, pois a alma se separaria dele lentamente durante a decomposição. Já para católicos, evangélicos e protestantes, não há restrições rígidas.
A preservação das cinzas no lar apenas será permitida “em casos de graves e excepcionais circunstâncias” ou quando uma pessoa faça o pedido “por piedade ou proximidade”, disse o espanhol Ángel Rodríguez Luño, consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, durante a conferência de imprensa para a apresentação do ...
Sob a ótica de questões de saneamento e saúde pública, cremar é melhor e é o processo mais eficaz contra disseminação de doenças, por isso é quase obrigatório em casos de pandemias.
Houve um tempo que, de fato, a Igreja proibiu a cremação dos corpos. Isso ocorreu logo após a Revolução Francesa quando as pessoas, descrentes da vida eterna e da ressurreição dos mortos, incineravam os cadáveres para “provar” que não haveria jeito de Deus ressuscitar ninguém.
Ela diz que aqueles que pretendem se comunicar com os mortos, na verdade, estão se comunicando com “espíritos familiares” que são “espíritos de demônios”. O Senhor disse que essas atividades constituem abominação.
O valor da cremação para uma cerimônia simples é de R $2.500 reais. Aos familiares que optam por mais serviços e desejam fazer momentos de homenagens ao seu ente querido, o custo pode ultrapassar R $10.000 reais. Contudo, a cremação é a opção mais barata do que o sepultamento. A despesa geral é bastante reduzida.
Judaísmo. Há duas linhas de pensamento no judaísmo em relação à cremação: os liberais e os ortodoxos. O primeiro grupo não é tão contrário ao processo. Porém, caso eles realizem, será considerada uma transgressão às proibições da Torá.
Acredita-se que após 72 horas da morte, o desligamento entre o espírito e o corpo se deu por completo. Por conta disso, a cremação pode ocorrer sem maiores problemas, já que o corpo é apenas matéria, mas o espírito, imortal.
Quem professa a fé cristã pode ser cremado? Essa é uma pergunta bastante comum no religioso. Ainda hoje estudiosos dizem que a Bíblia, não traz nenhuma posição que seja vista como contrária à prática. Inclusive, um dos reis mais emblemáticos de Israel, Saul, foi cremado pelos guerreiros após ser morto em uma batalha.
Quando o processo é concluído, permanecem somente os ossos e as cinzas de cremação. A ciência define o processo de cremação como a combustão, vaporização e oxidação de corpos mortos em compostos químicos básicos. Estes componentes incluem gases, cinzas e fragmentos minerais que mantêm a aparência de osso seco.
o caixão é colocado em um elevador que sobe até uma sala. nesse local, familiares e amigos fazem uma cerimônia de despedida que dura em torno de 30 minutos. no final da cerimônia, o elevador desce o caixão novamente. a cremação não acontece imediatamente e o caixão fica guardado em uma câmara fria.
No contexto espírita, a cremação não interfere no processo de reencarnação. O espírito, que já existe de maneira independente do corpo físico, vai reencarnar conforme os desígnios divinos e as necessidades de seu próprio desenvolvimento espiritual.
Acredita-se que, para a alma sair do corpo, demora cerca de 24 horas. Por isso, recomenda-se uma espera de um dia para que o enterro possa ser realizado. Além disso, se a família optar pela cremação, é preciso esperar no mínimo 72 horas para garantir a liberação da alma e sua purificação.
Segundo os espíritas, o espírito continua vivo após a morte, ou seja, a morte afeta apenas o corpo, e esse espírito continuará sua trajetória baseada nas suas realizações na Terra. Conforme o Judaísmo, todos os mortos serão ressuscitados na Era Messiânica, o que acontecerá quando o Messias chegar à Terra.