Os gatos são meio míopes Enquanto os humanos podem enxergar com boa definição objetos que estão a 100 ou a 200 metros de distância, os bichanos só conseguem enxergar direito algo que esteja a até 20 metros de distância.
É muito comum ver bichanos encarando o nada de uma hora para outra, como se estivessem testemunhando a presença de um fantasma. Mas afinal, gatos veem espíritos? A resposta é não. Porém, os gatos realmente estão vendo algo que nós não enxergamos: os raios ultravioletas.
Para os felinos, seus donos representam apenas uma espécie neutra, provedora de alimento, abrigo e proteção. Enxergam-nos como gatos desengonçados, feios e nada hostis. Diferente do modo de ser e agir dos cães, gatos não demonstram facilmente seus sentimentos, o que não quer dizer que sejam ingratos.
Apesar de não terem uma visão capaz de distinguir muitas cores, eles são capazes de detectar qualquer movimento. Isto também é reflexo do campo de visão dos gatos, que é de 200° – o nosso é de 180°. Tal característica permite que o animal tenha uma visão panorâmica mais ampla.
E a resposta é: talvez eles estejam vendo algo que nossos olhos humanos não conseguem captar! Um fantasma? Não necessariamente. "Quando os gatos parecem estar olhando para o espaço, eles podem estar detectando movimentos sutis, já que sua visão é muito mais aguçada que a nossa", explicou a Dra.
Os gatos são vistos como animais místicos e atraem muitos mitos, alguns bons e outros nem tanto, devido ao comportamento peculiar próprio dos felinos. Há uma crença de que gatos são seres mais evoluídos espiritualmente e são ótimos para afastar más energias da casa, além de serem ótimos guias astrais.
Assim como os cães, os gatos sabem ler nossas expressões faciais com muita facilidade, e muitas vezes eles ficam nos encarando tentando adivinhar o que estamos querendo “falar” com as nossas expressões, nossos olhares etc. Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar.
Se seu gato olha nos seus olhos e, especialmente, se pisca lentamente enquanto faz isso, é um sinal extremo de afeto equivalente a “ser beijado”. Ele está tranquilo, não se sente ameaçado e confia em você.
Assim como muitos animais, os gatos podem prever terremotos e a aproximação de outros desastres naturais. Isso não tem nada a ver com a magia e espiritualidade felina, mas com os sentidos super apurados que os gatos possuem.
Isso acontece porque ele gosta mais daquelas que respeitam suas vontades. Em geral, quando os gatos tendem a se aproximar de pessoas que não os obrigam a fazer nada, eles associam a presença a algo positivo. Por último, as pessoas preferidas dos felinos são aquelas que não o castigam.
Como saber se o gato está sentindo energias negativas? Além de senti-las, os gatos absorvem energias negativas e as filtram, principalmente se o propósito é proteger seu dono. Nesse caso, eles costumam ficar ainda mais próximos do seu tutor, para garantir que a carga negativa não afete ou prejudique seu bem-estar.
O que sempre se ouve sobre a personalidade dos gatos é que eles são mais independentes e pouco apegados a seus donos, como se não ligassem muito para eles. A verdade é que os gatos escolhem seus humanos, mas não da maneira como pensamos: só por comida ou um lugar quente para dormir.
Os cães e gatos não têm capacidade de reconhecer a própria imagem no espelho e essa característica não está restrita apenas para eles. Poucas espécies se reconhecem diante de um espelho.
Porque a seleção natural programou os dito-cujos para reagir a sons agudos. Os roedores se comunicam usando frequências mais altas, e os gatos aprenderam a identificá-las como um chamado para o almoço. A audição felina é sensível a sons que vão até 85 kHz – enquanto nós, humanos, só ouvimos até 20 kHz.
Eles são muito mais inteligentes do que pensamos: Eles aprendem o que funciona com qual pessoa. Sabem se um membro da família está propenso a levantar-se às 4 da manhã e dar a eles alguns mimos.
Por que os gatos gostam de ir no banheiro com a gente?
Ou seja, ir com você ao banheiro pode ser uma oportunidade para explorar, brincar, relaxar ou só observar a sua movimentação. Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina.
Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.
Porque os gatos fecham os olhos quando falamos com eles?
Porque os gatos fecham os olhos quando fazemos carinho? Ao olhar para o dono e fechar os dois olhos calmamente, os gatos mostram que amam e confiam nessa pessoa. É quase como um beijo, uma conexão de amor e confiança.
Em geral, esse comportamento indica apenas que ele quer brincar, mas ainda não sabe fazer isso sem agredir. Sendo assim, um gato mordendo nessa fase é apenas um animalzinho cheio de energia para gastar. No entanto, é muito importante educá-lo para ele não se acostumar a brincar desse jeito!
Quando o seu gato fica olhando para a parede, geralmente, não há motivo para alarme. Se for resultado de um comportamento compulsivo, ansiedade ou se você notar outros sinais de desconforto em seu gato, é aconselhável consultar um veterinário.
Gatos enxergam muito bem na penumbra. Ele precisa de 1/6 da luz que nós precisamos para enxergar no escuro. Além disso, tem 200º de visão periférica contra 180º do nosso campo visual. Isso porque ele precisa perceber a chegada de um predador.
Gatos costumam ser bem reservados, e não dão atenção a qualquer um. Ele pode adorar a pessoa e deitar no colo dela. Ou pode achar que essa pessoa tem uma energia que não é positiva, e nesse caso vai deitar no colo da pessoa ou no seu, para proteger você dessa energia.
O animal protege quem ele ama, e alguns sinais claros disso são quando o gato segue o dono pela casa, dorme pertinho de você e adora deitar sobre o seu corpo. Ele também pode agir com desconfiança perto de estranhos, ficar com as orelhas para cima e tirar vários cochilos por toda a casa.
Gatos nos ensinam e estimulam a prática da paciência, atenção, silêncio e mistério. Toda a introversão necessária para nossa evolução, aquela que esquecemos na correria de nossas vidas. Além disso, podemos dizer que os gatos têm plena consciência de seus corpos.