Além da Philips e Osram, as lâmpadas Super Branca, da TechOne, também estão entre as principais do mercado, porque atingem diferentes tonalidades de até 8500K e promovem a simples instalação, já que utilizam as conexões originais do carro.
O xênon emite uma luz muito mais forte que as outras lâmpadas. Normalmente, a regulagem dela fica em um ponto que atrapalha a visão dos veículos que vêm na direção oposta.
A Lâmpada Ultra Led é a tecnologia mais avançada e a maior potência atualmente no mercado. Uma iluminação perfeita é necessária para garantir a visualização de placas, sinalizações e outros veículos. Para isso é necessário a escolha da lâmpada ideal para seu carro.
De acordo com a Resolução 970/22 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a cor das lâmpadas de posição dianteira e dos faróis principais de veículos automotores pode ser branca ou amarela. Ou seja, não há uma proibição específica para o uso de lâmpadas super brancas.
Todos os veículos, a partir de 1º de janeiro de 2021, devem permanecer com os faróis de fábrica. Assim, atualmente, somente é permitido o uso de farol de LED em veículos que vieram de fábrica com essa opção, ou que realizaram a troca dos faróis e legalizaram a mudança antes de 2021.
A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.
No topo do ranking de lâmpada mais econômica está a lâmpada de LED (Light Emitting Diode). A sua taxa de economia quando comparada a lâmpada incandescente é de 80% e de 30% em relação à lâmpada fluorescente.
Lúmens é o nome que se dá para a medida da quantidade de luz que uma lâmpada emite. Quanto mais lúmens, mais brilhante é a lâmpada. Por exemplo, uma lâmpada de 800 lúmens é mais brilhante do que uma de 400 lúmens.
O branco frio é a temperatura da cor que varia entre 6000 k à 6500 k (kelvin), e denominamos como Luz do Dia (day light). Por ser considerada mais forte, esse tipo de luz é indicada para ambientes onde são realizados trabalhos manuais que requerem maior atenção.
Falemos então das duas opções de lâmpadas mais comuns no mercado hoje: Branca Fria e Amarela Quente. A unidade de medida utilizada para isso é o Kelvin (K). Quanto mais quente a luz, menos K (2000k a 3000k) e quanto mais fria, mais K (5700k a 6500k).
O nome “super branca” indica o feixe de luz branco, entre 4000°K e 6000°K. Em relação às halógenas, elas têm alguns benefícios, como: maior vida útil (até 3x maior) mais luminosidade.
Algumas pessoas têm a impressão de que quanto mais branca a iluminação, mais potente é a lâmpada ou que ilumina mais que a lâmpada amarela. Mas isso não é verdade. Sob o prisma luminotécnico e quantidade de luz exposta no ambiente temos a mesma intensidade luminosa.
Ou seja, você terá que pagar R$ 195,23 e receberá 5 pontos em sua CNH. Como falei antes, seu carro não será guinchado. Contudo, o CRLV do seu veículo ficará retido e você receberá uma notificação para fazer a modificação novamente para o original ou legalizar a situação atual.
Escritório. Local que requer atenção, foco e concentração, por isso uma luz neutra, levemente azulada, é a ideal. Instale luzes entre 5000 e 6000K. O escritório tem sua decoração complementada com luminárias e abajures.
6000K (Kelvins) Extremamente Branca. Base de Lâmpada em Alumínio. Reator Interno e Dissipador de Calor Incluso de 13000 RPM Turbo Cool. Eficiência de 3600 Lúmens por Lâmpada.
É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante. A troca das lâmpadas do farol pelas de LED é considerada uma modificação no veículo.
Quais as lâmpadas permitidas por lei? De acordo com a Resolução nº 383 de 02 de junho de 2011 do Conselho Nacional de Trânsito, em seu Art. 6º no Anexo I, item 3.15, somente as lâmpadas halógenas estão permitidas.