Durante quase quatro séculos de existência, os Incas alcançaram um alto desenvolvimento na cerâmica, nos têxteis, na ourivesaria e, sobretudo, na arquitetura . Suas cidades e templos eram feitos de pedra com grande perfeição.
Entre as conquistas técnicas dessa cultura estão o terraceamento de encostas montanhosas e a irrigação para a agricultura, o fino trabalho sobre a pedra, a arquitetura e os cálculos astronômicos. A língua aimará é também uma herança. Quando os incas chegaram em Tiahuanaco, a cidade estava deserta.
Os Incas são conhecidos por suas impressionantes obras de arquitetura, incluindo a cidade de Machu Picchu, o templo do sol em Cusco e a fortaleza de Sacsayhuamán.
Foram responsáveis pela criação de grandes monumentos, como Machu Picchu. Eram um povo politeísta, com deuses embasados nos fenômenos da natureza e nos astros. Os incas eram um povo imperial e teocrático, ou seja, possuíam um imperador com amplos poderes e o tinham como um verdadeiro deus encarnado.
Os incas foram um dos povos pré-colombianos e construíram o maior império da América pré-colombiana, conquistando um extenso território na região da Cordilheira dos Andes. Machu Picchu é a mais conhecida das cidades incas. Ela é uma das sete maravilhas do mundo moderno.
Durante quase quatro séculos de existência, os Incas alcançaram um alto desenvolvimento na cerâmica, nos têxteis, na ourivesaria e, sobretudo, na arquitetura . Suas cidades e templos eram feitos de pedra com grande perfeição.
Os incas também desenvolveram um complexo sistema de estradas, conhecido como Qhapaq Ñan, que conectava as diversas regiões do império e facilitava a administração e a comunicação. Machu Picchu é um notável exemplo da arquitetura inca.
Além das construções de habitação, como podem ser vistas na cidade de Machu Picchu, os incas também desenvolveram tecnologias com cordas trançadas capazes de construir pontes. Recentemente, um pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, John A.
Os quipus foram utilizados pelos incas como sistema de escrita, para registro de histórias e cantos em língua quéchua, e também de contagem, tanto de rebanhos quanto de pessoas.
Além de Sacsayhuaman, podemos destacar outras fortalezas incas, como as de Quitoloma, Ollantaytambo, além de Machu Picchu, a famosa cidade-fortaleza localizada no alto da Cordilheira dos Andes.
Os incas seguiam uma religião politeísta, muito voltada para a natureza e suas nuances. Como parte de seus ritos sagrados, esse povo prestava sacrifícios humanos aos deuses, de forma que o sangue era um símbolo máximo de força e oferenda.
O milho e a batata eram a base da alimentação inca, mas outros itens agrícolas também eram produzidos em grande quantidade, como quinoa e pimenta. A dieta dos incas também incluía carne de cervos e de peixes, por exemplo. A prosperidade da agricultura inca era garantida por uma técnica conhecida como curvas de nível.
A civilização inca surgiu nas terras altas do Peru em algum momento do início do século XIII. Seu último reduto foi conquistado pelos espanhóis em 1572. Extensão máxima da civilização inca na América do Sul.
A partir da morte de Atahualpa, a guerra civil entre seus defensores e os de Huáscar intensificou-se. Os espanhóis, então, aproveitaram-se disso, o que levou ao enfraquecimento do Império Inca. Assim, os espanhóis conquistaram a capital Cuzco e, em sequência, Quito.
Os incas mumificavam seus mortos, especialmente os imperadores e membros da elite. Estudos indicam que essa prática era adotada porque, em suas crenças religiosas, a morte era o início de uma espécie de viagem para um mundo paralelo, que só era concluída com a desintegração total do corpo.
Os incas desenvolveram uma maneira de registrar quantidades e representar números utilizando um sistema de numeração decimal posicional: um conjunto de cordas com nós denominado quipus.
A queda do Império Inca, também conhecida como a queda do Tahuantinsuyo, conquista do Tahuantinsuyo ou conquista do Império Inca, foi um período de declínio do Império Inca ou Tahuantinsuyo que começou no reinado de Huayna Capac culminando com a anexação do Império ao Império Espanhol.
Os incas se destacam, por exemplo, pela criação de um sistema de irrigação e técnicas complexas para manter suas plantações nas regiões Page 3 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO montanhosas dos Andes.
Os incas construíram muitos observatórios astronômicos em todo o seu vasto império, que abrangia partes dos atuais Peru, Bolívia, Equador, Chile, Argentina e Colômbia. Geralmente, os observatórios astronômicos ficavam em templos e no topo de montanhas.
Seu primeiro governante foi Manco Cápac (1200 – 1230) e o último foi Túpac Amaru I (1570 – 1572). O apogeu do império foi alcançado pelo famoso Inca Pachacutec (1430 – 1478).
Essa expedição, que possuía cerca de 200 homens, encontrou o Império Inca dividido por uma guerra civil e aproveitou-se disso para dominar esse povo. Até essa época, os incas controlavam vastas regiões, que se estendiam nas terras que hoje compreendem a Colômbia, norte do Chile e Argentina.
Os incas chamavam-no de Tahuantinsuyu, que, traduzido do quéchua (idioma dos incas), significa “império das quatro direções”|1|. Os incas sobreviviam da agricultura, principalmente do cultivo do milho e batata, além da criação de lhamas. Eles eram governados por um imperador chamado Sapa Inca.
Quais são as principais características do povo Inca?
Em resumo, o povo Inca possuía fortes características como um império vasto, abrangendo mais de 6 países. Eram politeísta e cultuavam o Sol e a natureza. Os Incas eram adeptos do Quipus: sistema de cordas com nós para registro e comunicação.