Dormir e acordar também são passagens marcadas no judaísmo por rituais. Antes de dormir, costumamos dizer o Shemá Israel ao confiarmos nossas almas a Deus. Pela manhã, agradecemos ao Criador do Universo por ele nos ter devolvido nossa alma com um ritual que inclui a recitação do Modê Ani e a lavagem de nossas mãos.
Todos os dias, ao despertar, muitos judeus agradecem a Deus por terem nascido homens: “Bendito sejas Tu, Eterno nosso Deus, Rei do Universo, que não me fizeste mulher” (Bênçãos Matinais).
O Shabat Dura do Por do Sol de Sexta-Feira até o Anoitecer de Sábado. Toda semana, durante as 25 horas que começam pouco antes do pôr-do-sol na sexta-feira até a noite cair no sábado à noite, o povo judeu celebra o Shabat, um período de descanso e renovação espiritual.
A tradição judaica acredita que um dia inicia com o pôr-do-sol e termina com o pôr-do-sol seguinte, pelo que o shabat se inicia com o pôr-do-sol da sexta-feira comum e termina com o pôr-do-sol do sábado comum.
Shalom alechem ou shalom aleikhem (em hebraico: שָלֹום עליכם) é uma expressão de cumprimento na língua hebraica que significa "A paz sobre vós", ao que se responde "alechem shalom".
Na tradição judaica, o namoro não existe com fins de entretenimento. Ele é reservado para homens e mulheres que estão, verdadeiramente, procurando sua alma gêmea. E estamos falando de um “namoro” bem diferente dos que vemos por aí.
Iniciado como uma cerimônia folclórica, agora é parte universal do judaísmo oficial, tendo acabado como parte da lei escrita. Quando um judeu atinge a sua maturidade (aos 12 anos de idade para as meninas, 13 anos de idade para os meninos), passa a se tornar responsável pelos seus atos, de acordo com a lei judaica.
Conceda a paz, bem-estar, benção, graça, bondade e misericórdia para nós, e a todo o Israel, teu povo. Abençoa-nos, ó nosso Pai, a todos nós, com a luz da tua face, pois, à luz de Tua face deu-nos, Eterno nosso Deus, a Torá viva e amor e benevolência, e justiça, e bênção, e misericórdia e vida e paz.
Ele tem algumas variantes. Orações de dias comuns, do Shabat, e de dias de festas. As orações nos três grupos citados acima são executadas três vezes ao dia: de manhã (shacharit), de tarde (minchá) e de noite (maariv).
A tradição judaica reserva para o descanso o período do Shabbat, entre o pôr-do-sol de sexta-feira e o pôr-do-sol de sábado. Já a tradição católica, de maior prevalência no Brasil, consagrou o domingo como dia de descanso “sagrado”. Domingo é culturalmente visto como o dia de união para os amigos e à família.
O judaísmo ensina que agradecer após as refeições é muito mais importante do que antes de comer. Quando você está com fome, é fácil agradecer a Deus pela comida que está prestes a comer.
Porque os judeus beijam a porta antes de sair de casa?
Os judeus costumam beijar a mezuzá de cada vez que se passa pela porta, para recordar as orações que estão contidas ali dentro e os princípios do judaísmo que elas carregam.
Um judeu deve rezar três vezes ao dia: de manhã, à tarde e à noite. Pode fazê-lo sozinho ou em grupo. Sempre que o faz coletivamente aqui, na sinagoga, é obrigatório ter um Minian (contagem em hebraico), um quórum de dez ou mais homens judeus de maior idade, para ter um serviço religioso completo.
Alguns dos principais rituais do judaísmo é o Brit Milá, o Bar Mitzvá, o Micvê e o Shabat. As duas principais ramificações do judaísmo são a sefardita e a asquenaze. Considerando a interpretação dos textos sagrados e seu modo de vida, os judeus podem ser reformadores, conservadores e ortodoxos.
A crença central do judaísmo é a adoração de um deus único, Yahweh, e a observância dos mandamentos divinos delineados na Torá. Os judeus acreditam que foram escolhidos por Deus para serem seu povo especial e que têm uma responsabilidade única na preservação e propagação dos ensinamentos divinos.
Uma fato interessante, no caso do Bat Mitzvah é que, mesmo se haja a celebração aos 12 anos, é dado o início do ciclo de responsabilidade perante seus atos e a comunidade judaica.
Embora não haja limites claros ao número de esposas, lembra Sofer, 'o Shuljan Aruj (código legal do judaísmo) recomenda um limite de quatro para que o homem possa cumprir o preceito de On (potência viril), pois o mês possui quatro semanas e, para os judeus, no sábado é preceptivo manter relações sexuais com sua mulher' ...
Na bíblia o beijo também é conhecido como "ósculo", e para os judeus, o ato de cumprimentar alguém com um beijo seria uma expressão de amor, amizade ou respeito. Assim, a prática de beijar acabou transformando-se em uma forma de demonstrar o amor fraternal entre os cristãos.
Em parte devido às suas origens étnicas do Oriente Médio, os judeus tendem a ser retratados como de pele escura e peludos, às vezes associados a uma textura de cabelo encaracolada conhecida como "jewfro".
é conhecido como o Tetragrama Sagrado. Este nome é vocalizado com sinais massoréticos pelos estudiosos, geralmente, como Yahweh ou Yehowah. Em português é comum usar as formas Iavé, Javé ou Jeová.