Além dos típicos brinquedos para aves como os baloiços, os balancés, as cordas e outras estruturas para trepar em madeira, como dono pode providenciar à sua ave algo mais: brinquedos que estimulam a inteligência para papagaios e caturras.
Poleiros, brinquedos, espelhos e penduricalhos coloridos são uma excelente alternativa para aves que se sentem sozinhas ou entediadas. Interaja com seu pet para deixá-lo tranquilo e feliz, e deixe os brinquedos disponíveis para estimulá-lo a brincar quando você não estiver por perto.
Interativos e curiosos, os papagaios adoram brincar com seu tutor! Para isso, busque brinquedos próprios para pássaros, encontrados em lojas especializadas. Além disso, o clássico exercício de fazer seu papagaio cantar também pode ser uma ótima brincadeira!
Além de adorarem se balançar nesses objetos, muitos desses brinquedos de madeira para aves ou de outros materiais ainda possuem várias distrações. Podem acompanhar cordinhas e materiais em que elas possam descascar. O poleiro é um clássico das gaiolas e é quase um item obrigatório!
Muito brincalhões, eles precisam de itens essenciais para suas atividades, como poleiros e brinquedos. Eles gostam de bastante espaço para suas brincadeiras, então, é recomendado deixá-los livres em um ambiente amplo, onde possam voar e se divertir.
Além dos típicos brinquedos para aves como os baloiços, os balancés, as cordas e outras estruturas para trepar em madeira, como dono pode providenciar à sua ave algo mais: brinquedos que estimulam a inteligência para papagaios e caturras.
Para isso, coloque a sua mão ou um poleiro por debaixo da barriga do seu pet. Com uma pressão ligeira, encoraje a ave a subir para a sua mão ou para o poleiro utilizando a palavra de comando. Use esse truque todas as vezes que você for retirar a sua ave da gaiola.
Eles formam pares de acasalamento cujos laços são mantidos por toda a vida, e demonstram seu amor escovando as penas, tocando os bicos e alimentando-se mutuamente.
A melhor maneira de começar é dessensibilizando o pássaro para sua presença. Se o pet fica nervoso e agitado toda vez que você está por perto, lentamente comece a passar de 5 a 10 minutos por dia perto dele. Falar com a ave também ajuda no processo, num tom feliz e animado.
Sempre que o papagaio bicar, não deve gritar com ele (é um reforço positivo), bater (o papagaio deixa de confiar em si) ou agarrar no bico (é visto como um jogo). Deve olhar para o papagaio e dizer um "não" calmo, mas assertivo. Depois coloque-o a fazer alguns execício de treino.
No artigo “Como Saber Se O Papagaio Gosta De Mim”, é explicado que os papagaios podem mostrar felicidade de diversas maneiras, como balançando a cabeça, dançando, mexendo a cauda e emitindo sons alegres. Eles também podem se aproximar do dono e pedir carinho, além de se empoleirar em locais altos para se exibir.
O mordedor de madeira para papagaio é essencial para que seu pássaro tenha opções de brincadeiras saudáveis . Além de proporcionar distração e diversão, também ajuda a manter o bico do seu papagaio bem cuidado, evitando o excesso de crescimento e possíveis danos.
Os papagaios relacionam-se com os humanos da mesma forma que se relacionam com outras aves em estado selvagem. Estas aves tendem efectivamente a escolher um parceiro com quem estabelecem um laço especial, o que o fazem também com os humanos.
Para dormir reúnem-se em bandos e utilizam um local chamado “dormitório coletivo”, com muitas árvores para descansar e se proteger de outros animais. Podemos encontrar dormitórios com 10 papagaios e outros com milhares, dependendo da espécie, do local onde vivem e da época do ano.
Domestique o papagaio para que ele permita a você fazer carinho nele. Muitos pássaros gostam de ser tocados e de receber carinho. O primeiro local por onde começar é o bico. Depois que o animal ficar confortável com a sua mão perto do bico dele sem tentar atacá-la, você saberá que ele está acostumado ao seu toque.
Muitos pets felizes apreciam o contato com o ser humano e é comum que a ave incline a cabeça para pedir carinho, assim como pode cantar ou vocalizar para seu dono. Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz.
Verduras que podem comer os papagaios diariamente: pimento verde, vermelho e amarelo, cenoura, brócolos, feijão, espinafres, couve-flor, acelgas, endívia, escarola, rabanete, aipo. Verduras que podem comer 2 ou 3 dias na semana: alface, batata cozida, batata-doce cozida.
E o amor é tanto entre eles que se torna notório a qualquer observador. Uma característica comum dessas aves são as trocas diárias de carinho, momento em que um indivíduo acaricia a cabeça e pescoço do outro, ou, arrumam mutuamente as penas.
Psitacídeos são aves que valorizam muito o enriquecimento ambiental, você, responsável, notará que eles irão roer os poleiros, brinquedos, se vão se distrair com espelhos e brincar muito de escalar. Invista em enriquecimento ambiental para esses bichinhos!
Como são aves muito interativas, não é recomendável deixá-las sozinhas por muito tempo e é sempre bom que o tutor tire um pouco de seu tempo diário para brincar um pouco com o pet, além de deixar brinquedos para que a ave se distraia enquanto estiver sozinha.