O que os teóricos falam sobre o brincar?

Piaget (1971, p. 67) diz que "Quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois a sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.faccat.br

O que os autores falam sobre o brincar?

Aprendizagem através do brincar/ jogar

São vários os autores que defendem que as crianças quando brincam, representam o mundo à sua volta, imitam situações do dia-a- dia, reinventam momentos que tenham vivenciado e ainda constroem situações através da sua imaginação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em comum.rcaap.pt

O que dizem os teóricos do desenvolvimento sobre o brincar?

Conceito da Atividade de Brincar

Inicialmente, ela não tem objetivo educativo ou de aprendizagem pré-definido. A maioria dos autores afirma que ela é desenvolvida pela criança para seu prazer e recreação, mas também permite a ela interagir com pais, adultos e coetâneos, bem como explorar o meio ambiente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

O que Vygotsky fala sobre o brincar?

Para Vygotsky (1991) a brincadeira nasce da necessidade de um desejo frustrado pela realidade. Elkonin (1998) amplia essa sentença quando afirma que os objetos, ao terem seus significados substituídos, transformam-se em signos para a criança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revispsi.uerj.br

O que Piaget diz sobre o brincar?

Na perspectiva de Piaget (1978), o jogo é uma condição vital para o desenvolvimento da criança, inicialmente egocêntrico e espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações individuais são fundamentais. Através do jogo a criança assimila e se apropria daquilo que percebe na realidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufc.br

Vygotsky e a importância do brincar

O que Maria Montessori fala sobre o brincar?

Brincar é o trabalho da criança. A frase é de Maria Montessori e continua tão verdadeira hoje quanto era quando ela escreveu. O objetivo da criança é a construção de si mesma. A brincadeira livre, em que as crianças escolhem o que fazer, quando fazer e onde, é um dos principais aspectos de suas vidas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em larmontessori.com

O que diz Wallon sobre o brincar?

Segundo Henry Wallon (2007), toda atividade da criança é lúdica, desde que não seja imposta. Para ele, é imprescindível que a criança tenha oportunidade de brincar, porque é através do corpo que ela estabelece a primeira comunicação com o meio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

O que diz Paulo Freire sobre o brincar?

Paulo Freire (1921-1997) foi alfabetizado pelos pais em casa. Em uma relação de aprender a ler o mundo e as palavras ao mesmo tempo, o nome dos pássaros e das árvores do quintal ditavam o conteúdo das aulas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em companhiadasletras.com.br

O que diz Kishimoto sobre o brincar?

de Kishimoto

A brincadeira deve ser uma atividade essencial e integrada em uma proposta de ensino, que incorpora o lúdico como eixo do trabalho infantil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufpb.br

Qual é a essência do brincar segundo a visão de Benjamin?

Segundo o autor, “a essência do brincar não é um 'fazer como se', mas um 'fazer sempre de novo'. Transformação da experiência mais comovente, em hábito”. (Benjamin, 1984, p. 75).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Como Kishimoto avalia o brincar?

Para Kishimoto (2005), o brincar tem mais que um significado e possui diversas formas de reprodução, sejam eles através do simbolismo, que vai representar a realidade e as atitudes. Significação que é onde a criança expressa suas experiências vividas cotidianamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sguweb.unicentro.br

Como se define o brincar?

O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em alvorada.rs.gov.br

Porque brincar é importante?

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educador.brasilescola.uol.com.br

O que a BNCC diz sobre o brincar?

A proposta da BNCC da Educação Infantil trata o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que pautam os Campos de Experiências.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em observatorio.movimentopelabase.org.br

O que os pensadores falam sobre o brincar na educação infantil?

O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

Quem defendia o brincar na educação infantil?

No Brasil, o educador Paulo Freire (1921-1997) defendia que o brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em folhavitoria.com.br

O que diz Piaget sobre brincar?

Segundo Piaget (1975), a prática lúdica valoriza o desenvolvimento infantil, pois as atividades lúdicas proporcionam a imaginário, a aquisição de regras e a apropriação do conhecimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufpb.br

O que Vygotsky fala sobre jogos?

Vygotsky fala que o maior autocontrole de que é capaz uma criança se produz no jogo, ao renunciar a uma atração imediata, por exem- plo: comer a um caramelo que as regras proí- bem, porque representa algo não comestível em determinado jogo. O autor associa esta renún- cia como forma de alcançar o máximo de pra- zer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lume.ufrgs.br

O que Piaget fala sobre brinquedoteca?

No caso de Piaget, conforme afirma CORDAZZO (2003), o autor tem enfoque no aspecto cognitivo da brincadeira, ao considerá-la como uma função biológica para o desenvolvimento cognitivo, especificamente da inteligência e também como um meio de socialização da criança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

O que Paulo Freire diz sobre ludicidade?

O educador, diante do lúdico tem o papel de colaborar, orientar no processo-aprendizagem, lançando mão do jogo como recurso didático, associando o lúdico aos objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos, não se esquecendo de que a brincadeira é sempre educativa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conferencias.ulbra.br

O que Paulo Freire quis?

Freire acreditava que, por trabalhar com a alfabetização de adultos pobres, esses conceitos auxiliariam no objetivo de tornar a educação libertadora e que, dessa forma, despertaria a consciência dos alunos para as relações de opressão nos ambientes de trabalho e para as injustiças sociais existentes na sociedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em politize.com.br

Qual a teoria de Paulo Freire?

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em andes.org.br

O que acreditava Piaget sobre a brincadeira?

Piaget via a brincadeira como uma forma de assimilação quase pura do real ao eu, não tendo nenhuma finalidade adaptativa. A criança pequena sente constantemente necessidade de adaptar-se ao mundo social dos adultos, cujos interesses e regras ainda lhe são estranhas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.unisepe.com.br

O que Piaget fala sobre jogos?

Para Piaget, o jogo é um estimulador da formação do pensamento e conhecimento, então é através dele que a criança aprende e se desenvolve integralmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.uninter.com

Qual é a teoria de Wallon e Piaget?

O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufmg.br