Com isso, os testemunhas de Jeová não aceitam a transfusão de sangue, por defenderem a ideia de que o sangue é divino e a pessoa deverá dar conta de seu sangue. A congregação, segundo Gonçalves (s/d) desassocia o membro que aceitar a transfusão de sangue, manifestando uma atitude impenitente.
As Testemunhas de Jeová, por outro lado, não permitem casamentos entre pessoas divorciadas, não aceitam tratamentos médicos que façam uso de transfusão de sangue e não comemoram aniversários. Essas normas têm a qualidade de tabu, e exercem, como tal, pressão violenta sobre os sentimentos coletivos.
Não podem falar com ex-testemunhas de Jeová, nem cumprimentar, nem manter qualquer contato, exceto o estritamente necessário. São proibidas de ler qualquer material religioso que não seja os fornecidos pela Torre de Vigia. Não podem comemorar aniversários, além de outros costumes.
As Testemunhas de Jeová acreditam em um único Deus, a quem se referem como “Jeová”. Eles são rigorosos na adesão ao monoteísmo, negando a doutrina da Trindade, que é aceita por muitas outras denominações cristãs.
Normalmente, testemunhas de Jeová também não comemoram seus aniversários e feriados como Natal e Páscoa. Dados do Anuário 2022 das Testemunhas de Jeová afirmam que a instituição conta com 86 sedes e quase 118 mil congregações espalhadas pelo mundo.
Quais são os ensinos errados das testemunhas de Jeová? - Pr.@paulojunioroficial5893
Quais são os principais erros das Testemunhas de Jeová?
“Tira os versículos e passagens de seu contexto para adequar aos seus ensinamentos. Recusa-se a ler as passagens dentro do contexto bíblico completo. Inseri as suas pressuposições teológicas no texto. Altera o texto bíblico para suprir as suas necessidades.
O movimento religioso conhecido como Testemunhas de Jeová é uma religião cristã. Seus adeptos seguem Jesus Cristo e adoram exclusivamente a Jeová. O nome “Testemunhas de Jeová” apoia-se em um trecho bíblico no qual Jeová pede aos fiéis que sejam suas testemunhas e que preguem suas doutrinas.
O que acontece com quem sai das Testemunhas de Jeová?
Para algumas ex-testemunhas de Jeová, abandonar a crença não significa apenas abrir mão de uma religião, mas também se afastar de entes queridos. Em muitos casos, amigos e familiares são orientados a cortar todos os laços com essas pessoas, as levando ao isolamento e, em casos extremos, até a pensamentos suicidas.
As Testemunhas de Jeová acreditam que Jesus é o "Filho unigênito" de Deus e que sua vida começou no céu. Ele é descrito como a primeira criação de Deus e a "representação exata de Deus", mas acredita-se que seja uma entidade separada e não parte de uma Trindade.
Porque Testemunha de Jeová é considerado uma seita?
O maior crescimento foi registrado na América Latina e Leste Europeu. Na da Alemanha, a Testemunhas de Jeová é provavelmente a minoria cristã mais conhecida. É considerada uma seita, devido à formação rigorosa, o controle mútuo e a espera do fim do mundo iminente.
Quais são os famosos que são Testemunhas de Jeová?
Os atores e comediantes Keenen Ivory Wayans, Shawn Wayans e Marlon Wayans (estes dois últimos super famosos como os astros de 'As Branquelas' - 2004) foram todos criados como Testemunhas de Jeová.
Com isso, os testemunhas de Jeová não aceitam a transfusão de sangue, por defenderem a ideia de que o sangue é divino e a pessoa deverá dar conta de seu sangue.
Porque as Testemunhas de Jeová não comemoram o Natal?
OS PROTESTANTES (Testemunhas de Jeová): Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová não fazem nenhuma comemoração no dia 25 de dezembro. Apesar de prestarem devoção a Cristo, eles preferem negligenciar a data.
A celebração da morte e ressurreição de Cristo, para as Testemunhas de Jeová, é considerada a data mais importante do ano e ocorre, anualmente, no dia 14 do mês de nisã do calendário judaico que, em 2024, corresponde ao próximo domingo (24). Assim, fazem um convite especial, nos locais de adoração, após o pôr do sol.
Quem é o Espírito Santo para as Testemunhas de Jeová?
Segundo essa crença, o Espírito Santo não é Deus. A organização religiosa Testemunhas de Jeová prega que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas uma força: a "força ativa de jeová".
O que acontece quando a pessoa não quer ser mais Testemunha de Jeová?
De acordo com os ensinamentos de testemunhas de Jeová, uma pessoa deve ser desassociada quando é cristã batizada, comete um pecado grave e não se arrepende do que fez. Para a religião, a desassociação do chamado "transgressor" é uma decisão amorosa.
Porque as Testemunhas de Jeová não canta o hino nacional?
Quando se recusam a saudar um símbolo nacional ou a cantar um hino patriótico, alegam que não o fazem por deslealdade ou traição, visto que não pretendem desrespeitar ou favorecer um país em relação a outro. Elas adoptam uma posição idêntica em todos os países em que vivem.
Toda testemunha de Jeová deve se casar para poder ter relações sexuais. A masturbação também é proibida. O ato de masturbar-se é visto como “uma forma de impureza” que “leva a um modo de pensar deturpado”, contudo, não é considerado “uma forma de grave imoralidade sexual, como a fornicação”.
Por que as Testemunhas de Jeová não acreditam no inferno?
Outra formulação do mito: "O assim chamado inferno é a sepultura comum da humanidade"; "Deus não castiga as pessoas no inferno". Origem do mito: as testemunhas de Jeová afirmam que o ensinamento católico sobre o inferno procede do pensamento platônico, não da Bíblia.
A Testemunha de Jeová é uma religião cristã que se baseia nas crenças e ensinamentos da Bíblia. Fundada no final do século XIX nos Estados Unidos, essa denominação religiosa tem como objetivo principal a adoração exclusiva a Jeová, o nome de Deus conforme mencionado nas Escrituras Sagradas.