Composição química: Materiais com maior teor de substâncias combustíveis tendem a queimar mais rapidamente. Por exemplo, materiais ricos em carbono, como madeira e papel, são altamente inflamáveis e queimam rapidamente.
· Dimensões: Os materiais finamente divididos entram em combustão mais rapidamente. Exemplos: madeira, serragem e aço, esponja de aço. Os combustíveis líquidos também não ardem. Os vapores desprendidos da sua superfície é que entram em combustão.
É necessário que o combustível - no caso o óleo - atinja determinada temperatura para conseguir iniciar sua combustão. Essa temperatura, característica para cada tipo de combustível, é chamado de ponto de flash ou de fulgor, quando a combustão inicia, mas não tem energia suficiente para se manter.
No caso do álcool, o fogo se forma rapidamente porque sua evaporação é muito rápida. Quando o combustível se apresenta na forma de vapor, ele se mistura com o oxigênio do ar e gera a combustão. O processo é extremamente rápido. O fogo é sempre gerado pelo vapor dos líquidos.
Panelas e frigideiras podem superaquecer e é uma das principais causas dos incêndios doméstico se a pessoa responsável se distrair e deixar a cozinha sem vigilância. A maioria dos incêndios na cozinha começa quando é deixado os alimentos cozinhando sem supervisão em um fogão ou forno.
Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.
É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão. Os combustíveis podem ser sólidos (ex.: madeira , papel, plástico etc.) , líquidos ( ex.: gasolina, alcool, óleos etc.) ou gasosos (ex.: gás natural, GLP, monóxido de carbono e etc. )
O Álcool é o combustível mais explosivo utilizado nos veículos, no entanto, ele é consumido mais rapidamente e acaba primeiro que a gasolina. Assim, podemos dizer que os motores a álcool são mais potentes e menos econômicos que os motores a gasolina.
Tenha um bom canivete ou uma faca de camping, separe a palha vegetal seca e, com a pederneira e seu canivete ou faca em mãos, faça um movimento como se estivesse afiando a lâmina da ferramenta;
Isso resultará em muitas faíscas que cairão na palha seca e iniciarão o fogo. ...
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
O concreto é um dos materiais mais usados nas construções e resiste bem ao fogo. Ele apresenta condutividade térmica (condução de calor) baixa e é incombustível. Para que o fogo consiga danificar sua estrutura, decorre um tempo muito longo.
Voltando aos combustíveis, o etanol, também conhecido como álcool, é utilizado em veículos com maior poder de explosão. Isto quer dizer que o motor à álcool é o mais potente.
Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.
O que é fogo? Fogo é o sinal visual de uma reação química exotérmica (liberação de calor) que acontece pela oxidação da matéria, com a reação de combustão ocorrendo em cadeia. Para que haja fogo, é necessário calor, combustível e comburente.
Entre os gases que compõem o pum está o metano (CH4), que é uma substância combustível e pode incendiar se em contato com algo que produza fogo, como uma faísca de um isqueiro. A presença do metano depende da alimentação, mas a concentração em geral é baixa, cerca de 25% dos gases.
Coloque a garrafa de pé na churrasqueira e a envolva com carvão. Tire a garrafa de um modo que o jornal fique com o formato dela. Ateie fogo no molde de papel. Importante: o espaço deixado pela garrafa é primordial para que o oxigênio circule entre ele e as tiras, contribuindo para que a chama pegue mais rápido.
Ele pega fogo porque quando em contato com a água produz um gás inflamável que ao entrar em contato com o oxigênio incendeia. Quando se decompõem o carbureto transforma-se em hidróxido de cálcio que é um resíduo que prejudica a natureza.
O óleo de cozinha pode vir a sofrer uma combustão espontânea se a temperatura exceder o chamado ponto de ignição. A autoignição do óleo pode ocorrer em qualquer intervalo de 288°C a 385°C.