O que pode acontecer se as lagartixas desaparecerem?
Aumento de insetos: As lagartixas são predadoras naturais de muitos insetos, incluindo mosquitos, baratas e outros pequenos artrópodes. Sem as lagartixas, a população desses insetos poderia aumentar significativamente, levando a potenciais desequilíbrios ecológicos e aumento de doenças transmitidas por insetos.
Qual a importância da lagartixa para o meio ambiente?
Apesar do mito que as acompanha, as lagartixas não são sugadoras de sangue e nem representam risco aos seres humanos. Pelo contrário, se alimentam de frutas, aranhas, escorpiões e insetos, como os mosquitos (até mesmo o da dengue), moscas e baratas, controlando essas populações.
O que aconteceria se as lagartixas desaparecessem?
Sua ausência poderia levar a mudanças significativas na estrutura do ecossistema, afetando outras espécies e a saúde geral do ambiente. Desequilíbrio Ecológico: O desaparecimento das lagartixas poderia causar um desequilíbrio ecológico, já que elas ajudam a manter sob controle as populações de pragas.
A inundação criou cerca de 300 pequenas ilhas nas partes mais altas do terreno. Muitas espécies de lagartos desapareceram delas, provavelmente porque não havia comida suficiente para suas necessidades energéticas.
"Pelo contrário, as lagartixas são animais que trazem benefícios, pois se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos - inclusive o mosquito transmissor da dengue", afirma.
Lagartixa de casa é venenosa? Ela transmite doenças? É preciso ficar atento a um detalhe importante!
O que atrai lagartixa em casa?
Mantenha a casa limpa
Evite deixar migalhas de comida e lixo acumulado. Um dos fatores que podem atrair o animal para a sua casa é a busca por alimento. Para quem possui jardim, é recomendado eliminar qualquer item que possa servir de abrigo e refúgio para as lagartixas.
No entanto, como todo réptil, a lagartixa pode ser portadora da bactéria Salmonela sp. e transmiti-la sem querer para as pessoas. A salmonela é uma bactéria presente na pele e na boca desses animais, por isso, ao tocá-las, a recomendação é lavar bem as mãos.
O que pode acontecer se as lagartixas forem extintas?
Aumento da População de Insetos: As lagartixas são predadoras naturais de muitos insetos, incluindo mosquitos e baratas. Sem as lagartixas, a população desses insetos pode aumentar descontroladamente, o que pode levar a problemas de saúde pública e danos às plantações.
Uma ótima dica para afastar lagartixas de casa é usar o aroma de óleos essenciais. Um dos melhores e mais eficazes é a citronela, que espanta também insetos com bastante eficácia.
Habitat. Tem hábitos mais noturnos. Na cidade, geralmente utiliza as paredes das casas, onde caça pequenos insetos e aranhas. Geralmente repousa em locais escondidos, como sobre os forros de residências onde, na época reprodutiva, as fêmeas costumam depositar dois ovos arredondados.
Geralmente se alimenta de insetos, possuindo uma grande importância ecológica como agente biológico no controle de pragas urbanas. É de hábito noturno, vive aproximadamente entre dois e cinco anos e a fêmea costuma colocar até dois ovos por ninhada.
O papel das baratas na decomposição da matéria orgânica é vital para manter a limpeza dos ambientes naturais. Ao consumir detritos, elas não apenas removem a matéria em decomposição, mas também aceleram o processo de reciclagem de nutrientes.
Nas casas, qualquer fresta um pouco úmida, como pequenas fissuras ou frestas de janelas, já é local adequado. Os filhotes das lagartixas nascem após cerca de 42 a 84 dias e já estão prontos para viverem sozinhos. As lagartixas vivem, em média, oito anos.
A alimentação destes répteis consiste basicamente em frutas, vegetais, ovos, além de alguns insetos e aracnídeos como os escorpiões contribuindo, assim, para o controle de algumas pragas agrícolas e urbanas.
Elas são uma grande aliada para o controle de pragas domésticas, já que o réptil se alimenta de aranhas, traças, baratas e mosquitos. A presença desse réptil em sua casa vai, consequentemente, diminuir a necessidade de pesticidas, inseticidas e outros produtos para controle de pragas.
Por exemplo, o uso de óleos essenciais como o de hortelã-pimenta, citronela e lavanda pode ser eficaz para afastar esses répteis. Basta diluir algumas gotas desses óleos em água e borrifar nos locais onde as lagartixas costumam aparecer.
Os predadores da lagartixa são aranhas, cobras e aves. Além disso, como esses animais estão presentes em ambientes domésticos, eles também são ameaçados por cachorros, gatos, outros animais de estimação e seres humanos.
O que aconteceria se as lagartixas fossem extintas?
Aumento de insetos: As lagartixas são predadoras naturais de muitos insetos, incluindo mosquitos, baratas e outros pequenos artrópodes. Sem as lagartixas, a população desses insetos poderia aumentar significativamente, levando a potenciais desequilíbrios ecológicos e aumento de doenças transmitidas por insetos.
A visão dessa espécie é bastante especializada, fazendo com que os animais consigam enxergar longe. Aliás, é importante dizer que os lagartos enxergam mais cores do que os seres humanos. Estes animais possuem quatro tipos de cones, as células que diferenciam as cores na visão.
As lagartixas aparecem onde há insetos e insetos aparecem onde há restos e migalhas de alimentos. Quanto mais insetos na casa, mais lagartixas também. Há várias formas de evitar que elas apareçam, mantendo a casa sempre limpa de migalhas, louça suja na pia, procure aspirar com frequência.
O pesquisador João Justi Jr., do Instituto Biológico de São Paulo,diz que uma maneira de tentar reduzir o aparecimento de lagartixas é trocar algumas lâmpadas comuns por lâmpadas de luz amarela, que não atraem insetos, na parte externa da casa. “Isso reduzirá a atração de insetos, que são alimento das lagartixas.
Durante o dia ela esconde-se em uma rachadura na parede e tetos ou atrás dos móveis, para fugir do calor. À noite ela sai para sua caçada, passeia pelas paredes, portas e janelas a procura de suas presas. A fêmea põe 1 ou 2 ovos numa casca de árvore ou numa fenda de pedra.
Um lagarto pode viver sem comida, varia de espécie para espécie. Os dragões barbudos adultos podem sobreviver por até três semanas sem comer, enquanto as lagartixas leopardo adultas podem viver mais de um mês sem comida. Também depende se o lagarto é adulto ou bebê.