Qual a diferença entre barulho de rolamento e pneu?
Quando o contratempo é no rolamento da roda, um ruído costuma aparecer acima dos 40 km/h. No caso de um pneu deformado, o barulho ocorrerá em qualquer velocidade.
Quando o rolamento apresenta problemas, o barulho vem das rodas e é identificado pelo som áspero, parecido com um ronco, como se tivesse areia nas rodas do carro. O cuidado com os rolamentos é importante para a sua segurança! #rolamentos #pneus #autocenter.
Isso acontece porque, quando o veículo não está alinhado, toda a carga do carro recai sobre um único ponto, sobrecarregando uma roda. Nos casos de desbalanceamento, a rotação irregular das rodas faz com que o carro sofra com mais vibrações, fazendo com que os ruídos nos pneus surjam.
Ignorar ou negligenciar esse ruído do rolamento pode levar à completa deterioração da montagem de todo o rolamento e do cubo de roda. As esferas rotativas do rolamento, que deveriam se movimentar livremente, ficam presas dentro da carcaça apertada. Isso é resultado do acúmulo de sujeira, falta de lubrificação ou ambos.
O ruído no pneu do carro pode ser provocado por um desgaste irregular da banda de rodagem, pela calibragem incorreta, pelo terreno onde você está circulando e até mesmo por uma pedra presa nos sulcos. Seja como for, é preciso investigar a origem do barulho e buscar uma solução.
A troca de um rolamento automotivo deve ocorrer, em média, aos 70 mil quilômetros rodados. Mas, condições adversas podem ocasionar sobrecarga na peça, causando danos e exigindo a troca antes desse prazo.
Um dos principais problemas que podem fazer com que o pneu emita um ruído é a falta de pressão adequada. Quando um pneu está murcho, sua banda de rodagem entra em contato com o asfalto de forma irregular, o que pode gerar ruídos. Além disso, a falta de pressão pode aumentar o desgaste do pneu.
Outra causa do barulho quando aumenta a velocidade são os problemas no rolamento. A roda é composta por algumas esferas que são presas em anéis de metal. No entanto, se você tiver problemas com o rolamento, você terá um barulho de rolamento ao acelerar como se tivesse areia nas rodas do carro.
Fique atento. Quando um caminhão ou ônibus chega na oficina com ruídos na roda, um "ronco" ou trepidação do eixo dianteiro, é provável que o problema esteja nos rolamentos. Isso pode causar acidentes no caso de uma quebra enquanto o veículo está rodando, já que a roda pode cair sem que o motorista nem ao menos perceba.
Esse problema ocorre em muitas situações por falta de manutenção, lubrificação, montagem incorreta, uso de peças falsificadas e excesso de carga em trabalho. Como já explicamos em artigos anteriores, os rolamentos industriais são fundamentais para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos.
O que acontece se não trocar o rolamento do carro?
A negligência com os rolamentos trazem prejuízo ao motorista, desde perda de desempenho a riscos de capotamento. Por isso, é importante ter a peça checada periodicamente e realizar a troca quando já tiver sinais de desgaste.
BARULHO NA RODA - Quando o pneu está com algumas partes consumidas que outras, surge esse som que remete a um ventilador em funcionamento. Com o tempo esse som se torna mais áspero, como se a borracha estivesse repleta de areia. É um problema do rolamento que precisa ser reparado para não causar travamento da roda.
Uma coisa que você pode fazer é certificar-se de que seus pneus estão inflados com a pressão correta. Pneus com pressão insuficiente criarão mais ruído na estrada do que pneus com pressão adequada. Além disso, você pode reduzir o ruído da estrada do seu carro mantendo-o limpo.
O ruído de vibração pode ter várias causas, sendo uma delas o desalinhamento dos pneus. Quando os pneus estão desalinhados, as rodas podem entrar em contato com o solo irregularmente, e sofrerem com vibrações e barulhos. Esse é um fator correlacionado com a falta de manutenção do veículo, seja ela preventiva ou não.
Quando acelero o carro faz um barulho estranho. O que pode ser?
O ruído também pode ser conhecido como detonação ou grilo do motor. E muito se engana quem pensa que este barulho é provocado por um pino, como um de seus nomes sugere: não há pino nenhum no processo. Na verdade, é apenas um problema na pré-ignição do carro. Este problema ocorre dentro da câmara de combustão.
O nível de ruído é classificado nas classes A, B ou C. O ruído de rolamento do pneu é medido em decibéis e o número exato é apresentado na parte inferior da etiqueta. Os pneus com um baixo nível de ruído apresentam entre 67 e 71 dB. O nível mais elevado representa ondas sonoras entre 72 e 77 dB.
Se o veículo fizer um barulho de pneus "cantando", seja na estrada, ao fazer uma curva ou em em um estacionamento de shopping, por exemplo, é um forte indício de que a direção pode estar desalinhada. Esse problema deve ser resolvido com urgência, pois compromete a estabilidade e reduz a durabilidade dos pneus.
Isso pode estar ligado a diversos problemas, como excesso de gás, falta de torque, conflito da tubulação com outros componentes de compressão e até falta de limpeza do ar-condicionado. Independentemente da causa, procure um especialista e faça uma avaliação.
É perigoso andar com carro com problema no rolamento?
Os rolamentos ficam perto das rodas, por isso no início o barulho pode passar despercebido, porém com o tempo, o ruído de aço rangendo com o aço fica super alto, e se você for negligente pode existir vários danos ao seu carro e inclusive causar acidentes graves.
Além disso, rolamentos quebrados resultam em freios ineficazes, vibrações no volante em altas velocidades e rodas desequilibradas. Faça o seguro do seu veículo antes de levá-lo para passear.
A maioria dos automobilistas está familiarizada com este ruído. Um zumbido baixo que vem da direção das rodas e que se torna mais alto com relativa rapidez. Este é normalmente um sinal de um rolamento de roda defeituoso que tem de ser substituído o mais rapidamente possível.