Para anular uma multa ambiental, é necessário apresentar defesa administrativa com base em erros formais, falta de provas ou nulidades no processo. Também é possível recorrer judicialmente, alegando violação de direitos ou irregularidades no auto de infração.
Para recorrer da multa ambiental, o infrator deve apresentar defesa prévia ou recurso dentro dos prazos estabelecidos, contendo os seus dados, os motivos de fato e de direito que fundamentam a impugnação da multa e os documentos que comprovem as alegações.
A defesa deve ser formulada por escrito e deverá conter os fatos e fundamentos jurídicos que contrariem o disposto no auto de infração e termos que o acompanham, bem como a especificação das provas que o autuado pretende produzir a seu favor, devidamente justificadas.
São exemplos de vícios que admitem correção, o erro na grafia do nome do autuado, no endereço, ou ainda a indicação incorreta do nome da propriedade/fazenda onde foi constatada eventual infração.
AO RECEBER UMA MULTA AMBIENTAL, O QUE DEVO FAZER? PAGAR RESOLVE?
Como impugnar um auto de infração ambiental?
A anulação de auto de infração ambiental pode ocorrer tanto na esfera administrativa através de uma defesa ou recurso, como através de uma ação judicial anulatória de auto de infração ambiental. Diversos são os motivos que podem resultar na lavratura de um auto de infração ambiental.
A defesa administrativa contra o auto de infração ambiental deve ser feita de maneira escrita, e será julgada pelo próprio órgão ambiental que aplicou a infração, ou seja, seu trâmite ocorre dentro da esfera administrativa.
Na maioria das vezes, as multas de trânsito são anuladas quando possuem erros no Auto de Infração (AIT) ou na Notificação de Autuação que foi enviada ao motorista.
Ao não pagar uma multa imposta a um crime, por exemplo, a Certidão Negativa de Débitos Ambientais fica bloqueada, o que impede a venda do imóvel ou qualquer outra transação que o responsável venha a fazer.
CERCEAMENTO DE DEFESA NULIDADE - É nulo o auto de infração quando caracterizado o cerceamento de defesa pela falta de clareza na descrição da infração e dos documentos comprobatórios dos fatos em que se fundamentar.
Para anular uma multa ambiental, é necessário apresentar defesa administrativa com base em erros formais, falta de provas ou nulidades no processo. Também é possível recorrer judicialmente, alegando violação de direitos ou irregularidades no auto de infração.
Prescreve em cinco anos, contados do término do processo administrativo, a pretensão da Administração Pública de promover a execução da multa por infração ambiental.
A conversão de multas indireta, ocorre quando o infrator adere a um dos projetos previamente disponibilizados pelo órgão ambiental e aguarda a decisão ou julgamento do requerido. Para aderir ao programa é necessário que o infrator preencha o requerimento de interesse em conversão de multas ambientais .
É nulo o auto de infração ambiental aplicado contra terceiros?
É nulo o auto de infração ambiental lavrado contra terceiro, pois a responsabilidade administrativa é exclusiva do infrator, não sendo possível a aplicação de nenhuma sanção a terceiros que não tenham concorrido para o dano ambiental, por força do princípio da intranscendência das penas (art. 5º, inc.
No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro-CTB.
O Programa de Parcelamento de Multas é destinado a promover a regularização dos débitos decorrentes de multas por infrações ambientais aplicadas pela CETESB. Os parcelamentos são realizados pelo portal da CETESB ou através das empresas credenciadas, através do cartão de crédito, nos casos de multas de fumaça preta.
O valor de uma multa ambiental varia entre R$ 50, o valor mínimo possível, até R$ 50 milhões, o montante máximo. Essa determinação está na Lei n.º 9.605, de 1998, que ainda prevê a possibilidade de correção conforme os índices determinados na legislação.
Não pagar a taxa ambiental resulta em multas, restrições operacionais e possíveis processos administrativos, destacando a necessidade de um programa robusto de compliance fiscal e tributário.
As multas de trânsito são, geralmente, anuladas quando possuem erros formais no Auto de Infração ou na Notificação de Autuação que foi enviada ao motorista. Além disso, erros de cunho processual também incitam a anulação da multa, portanto, mesmo que você tenha cometido a infração, a multa pode ser recorrida e anulada.
Como eu faço para apresentar/cadastrar o recurso contra a imposição de penalidade de multa de trânsito? É possível contestar a penalidade de multa recebida na Notificação de Imposição de Penalidade (ou na Multa por Infração à Legislação de Trânsito - MILT).
A solicitação deve ser entregue no órgão de trânsito responsável. E deve estar anexado com o histórico do prontuário do condutor, que contemple, no mínimo, doze meses anteriores a infração. Esse documento pode ser retirado no Detran de cada estado.
A emissão de poluentes, seja no ar, na água ou no solo — acima do permitido pelos órgãos reguladores, também gera multas às empresas responsáveis. Quando a poluição afeta mais de um ambiente ao mesmo tempo, como ar e água, as multas ambientais são mais onerosas, uma vez que o dano causado também é maior.
As respostas deverão ser no sentido de informar o cumprimento da notificação, solicitação de dilação de prazo para cumprimento, entrega de documentação complementar necessária para comprovação ou apresentação de esclarecimentos pertinentes a ação que foi alvo da emissão da notificação.
Além disso, deve conter o registro da situação por fotografias, vídeos, mapas, termos de declaração ou outros meios de prova, os critérios utilizados para fixação da multa, a identificação do dano ambiental e dos responsáveis pela reparação.