O que pode dar errado na aplicação de ácido hialurônico?
Um dos perigos mais temidos ocorre quando o produto é injetado na parte errada do rosto. Com isso, o ácido hialurônico pode parar dentro dos vasos sanguíneos que irrigam a face, onde vai provocar um entupimento que leva à morte de tecidos de partes do nariz, dos lábios ou até um quadro de cegueira.
Em alguns casos a aplicação do ácido Hialurônico pode gerar resultados como assimetria facial ou até irregularidade na pele, isso pode ocorrer devido a erros do profissional que realizou a técnica, distribuição incorreta de produto, ou até mesmo a falta de experiência do mesmo, para a correção desse erro é necessário a ...
Nesses casos, pode ocorrer necrose de tecidos no local ou alterações em outros órgãos, quando o produto migra e obstrui um vaso distante do local da aplicação. É o caso da perda de visão após o preenchimento, uma complicação rara porém gravíssima do preenchimento com ácido hialurônico.
Qual a pior complicação que uma aplicação de ácido hialurônico pode causar ao tecido?
Dentre as complicações, as mais temidas são as vasculares, isso visto seu potencial de levar a sequelas irreversíveis. Portanto, todo cirurgião que trabalha com preenchimento facial e ácido hialurônico deve ter em mãos um protocolo de tratamento e as medicações ao alcance.
Quais são os sintomas mais comuns após a aplicação do ácido hialurônico que pode necessitar do profissional apenas recomendações e acompanhamento?
Alguns terão mais inchaço e outros menos, dependendo do organismo. Esse processo sempre vêm com a sensação de um pequeno endurecimento local, que não é visível aos outros, mas que a pessoa sente ao tocar nela mesma. Vermelhidão pode acontecer, porém é menos frequente.
ESTÉTICA EM ALERTA: EXAGERO DE ÁCIDO HIALURÔNICO PODE DEFORMAR ROSTO
Quais os riscos da aplicação do ácido hialurônico?
Um dos perigos mais temidos ocorre quando o produto é injetado na parte errada do rosto. Com isso, o ácido hialurônico pode parar dentro dos vasos sanguíneos que irrigam a face, onde vai provocar um entupimento que leva à morte de tecidos de partes do nariz, dos lábios ou até um quadro de cegueira.
Quais os efeitos colaterais do ácido hialurônico no rosto?
Quanto aos possíveis efeitos colaterais, esses po- dem variar desde um edema, dor leve, equimose, isque- mia, eritema leve, dor intensa e necrose (DE CASTRO e DE ALCÂNTARA, 2020), inflamação local, hiperemia, sensibilidade, hematomas, edema local, formação de granulomas (efeito tardio) (VASCONCELOS et al.
Quanto tempo depois do preenchimento pode dar necrose?
Em geral, complicações vasculares surgem durante ou imediatamente após preenchimento labial com AH, porém, em algumas situações, o quadro clínico da paciente pode apresentar manifestação de sintomas cutâneos e sinais de necrose dois dias após o procedimento.
Inchaço e hematomas: São os efeitos colaterais mais comuns e geralmente desaparecem dentro de alguns dias ou semanas. Vermelhidão e dor: Podem ocorrer na área tratada, mas tendem a ser temporários. Sensibilidade local e coceira: Também são frequentes, mas de curta duração.
Quanto ao preenchimento, já é possível observar logo após a aplicação um certo efeito, mas pode haver muito inchaço local , então o ideal é aguardar cerca de 30 dias para resultado final.
Evite tocar no local injetado. Nos primeiros dias na sequência do preenchimento, evite tocar ou massagear excessivamente a área tratada. O toque excessivo pode irritar a pele e aumentar o risco de inflamação ou infecção. Resista à tentação de apertar ou pressionar a área, mesmo que haja desconforto ou inchaço.
"É possível quando um volume muito grande de preenchedor é injetado; se realizado em locais com onde musculatura está em constante movimento, como lábios e queixo; se é feito numa profundidade inadequada e sobre pressões que levam a substância a mudar de lugar para locais de menor pressão", pondera a dermatologista.
Normalmente, isso é percebido imediatamente ou poucos dias após a injeção. Outras vezes, parece que as propriedades do preenchimento ou a aparência do tecido podem mudar gradualmente ao longo do tempo.
Teoricamente o único “antídoto” para o preenchimento seria a Hialuronidase. Muitas vezes o hematoma e o inchaço que ocorrem pela aplicação podem dar a impressão de exagero. Normalmente, após 15 dias dias essa sensação diminuiu.
O excesso de preenchimento não apenas cria uma estética estranha, mas também pode levar à obstrução do canal linfático e acúmulo de fluido, função muscular limitada (que pode causar expressões tensas) e estiramento permanente dos tecidos moles ao longo do tempo.
É importante salientar que os eventos que procedem a necrose são instantâneos e irreversíveis, ou seja, não se pode perder tempo para restaurar a oxigenação do local. Assim que o processo se inicia, é preciso que se diminua imediatamente o número de células atingidas, minimizando os danos.
Quais os riscos do preenchimento com ácido hialurônico?
Um dos perigos mais temidos ocorre quando o produto é injetado na parte errada do rosto. Com isso, o ácido hialurônico pode parar dentro dos vasos sanguíneos que irrigam a face, onde vai provocar um entupimento que leva à morte de tecidos de partes do nariz, dos lábios ou até um quadro de cegueira.
A pessoa não pode fazer massagens na região onde foi aplicado o ácido hialurônico por pelo menos seis horas depois da aplicação. Porém, passado esse tempo, já é possível passar protetor solar e cremes e até fazer atividades de esforço moderado.
A hialuronidase é uma enzima que quebra o ácido hialurônico, o principal componente dos preenchimentos faciais. Ao injetar a hialuronidase na área de tratamento, a enzima dissolve o ácido hialurônico, permitindo que o excesso seja reabsorvido pelo corpo e restaurando a aparência natural da área.
O que faz uma harmonização facial dar errado? A dermatologista Betina Stefanello disse que os procedimentos estéticos que costumam dar errado são aqueles que dependem da injeção de substâncias, como ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno.
O que pode dar errado no preenchimento do bigode chinês?
Uma complicação possível, segundo o especialista, é quando a substância é injetada dentro de uma artéria ou veia, o que pode provocar necrose em uma parte da pele. Outra possível complicação é a formação de uma fibrose na região que recebeu o ácido.
A resposta é simples, Hialuronidase. A Hialuronidase é uma enzima que age destruindo o ácido hialurônico e são altamente eficazes na dissolução de preenchimento facial a base de ácido hialurônico.